Rivais buscam ganhar mais terreno em Palou nas ruas de Toronto

por Indycar

Por Curt Cavin

Alex Palou pode não chegar à linha de chegada do campeonato NTT INDYCAR SERIES deste ano como fez há um ano, quando conquistou seu segundo título da temporada por 78 pontos, mas ele provavelmente está respirando um pouco mais aliviado do que há uma semana.

Isso porque, apesar de um erro raro no Iowa Speedway que levou a um acidente na primeira corrida do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend, o piloto do Honda nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing perdeu apenas alguns pontos para seu concorrente mais próximo, Will Power, da Team Penske.

Especificamente, a liderança geral de Palou caiu em apenas 13 pontos, mesmo com Power vencendo a Hy-Vee One Step 250 apresentada pela Gatorade, a segunda corrida da rodada dupla. Palou terminou em segundo.

Então, vamos definir a tabela do campeonato: Restam seis corridas, começando com a Ontario Honda Dealers Indy Toronto de 85 voltas deste fim de semana (13h00 horário do leste dos EUA, Peacock, INDYCAR Radio Network). Após uma pausa de três fins de semana para as Olimpíadas de Verão, a série segue para sua reta final com quatro corridas ovais e o BITNILE.com Grand Prix de Portland em 25 de agosto no Portland International Raceway.

Palou ainda está em busca de sua primeira vitória oval, mas essa é uma meta para outro dia. Neste fim de semana, a perseguição acontece em um circuito de rua de 11 curvas e 1.786 milhas, onde o piloto da Chip Ganassi Racing se saiu bem no passado. Ele terminou em sexto em sua estreia em Ontário em 2022, depois conquistou um segundo lugar no ano passado.

Embora Power não tenha ganhado muito terreno sobre Palou em Iowa, Scott McLaughlin, da Team Penske, certamente ganhou. O vencedor do Hy-Vee Homefront 250 de sábado, apresentado pela Instacart, reduziu 40 pontos de seu déficit ao terminar em segundo na corrida de domingo. McLaughlin ainda tem 65 pontos para superar, mas está em quinto na classificação e melhor posicionado do que estava há uma semana.

Uma olhada em mais do que está por vir neste fim de semana:

Dixon destruindo ruas

Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, tem sido o “Rei do Circuito de Rua” da série nesta temporada.

Houve três dessas corridas, e o hexacampeão da série pilotando o No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda venceu duas delas: o Acura Grand Prix de Long Beach (21 de abril) e o Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear (2 de junho). Ele terminou em sétimo no Firestone Grand Prix de St. Petersburg, de abertura da temporada, apresentado pela RP Funding (10 de março).

Dixon acumulou 132 pontos em circuitos de rua nesta temporada, um total que é quase uma corrida completa de pontos sobre os próximos melhores desempenhos. Pato O’Ward da Arrow McLaren e Colton Herta da Andretti Global w/Curb-Agajanian acumularam 90 pontos cada, Power 87.

O’Ward venceu em São Petersburgo depois que Josef Newgarden, da Team Penske (Nº 2 da Hitachi Team Penske Chevrolet), foi desclassificado por usar indevidamente o sistema Push to Pass da INDYCAR.

As vitórias de Dixon nesta temporada foram a 12ª e a 13ª de sua carreira em circuitos temporários. Do ponto de vista da pontualidade, quatro delas aconteceram em Toronto (duas em 2013 e uma em 2018 e 2022). Ele também terminou em segundo duas vezes no Exhibition Place, em 2011 e 2019.

O poder é tipicamente forte em Toronto

Power não conquista uma pole neste evento desde 2015 e tem apenas duas tentativas de qualificação em sua carreira no Exhibition Place — um total surpreendentemente baixo para o maior vencedor de poles de todos os tempos do esporte — mas ele tem sido consistentemente forte em acumular pontos.

O bicampeão da série venceu em Toronto em três ocasiões, mais recentemente em 2016. Ele também tem outras duas colocações entre os três primeiros no evento. No ano passado, ele terminou em 14º.

Newgarden é o outro piloto neste grid de 27 carros com pelo menos duas vitórias em Toronto – elas aconteceram em 2015 com a CFH Racing (agora Ed Carpenter Racing) e em 2017 com a Team Penske.

Christian Lundgaard (No. 45 Hy-Vee Honda) venceu a corrida do ano passado pela Rahal Letterman Lanigan Racing. Essa foi a primeira vitória da série de sua carreira. Palou terminou em segundo, com Herta em terceiro, Dixon em quarto e Newgarden em quinto.

McLaughlin é o destaque dos últimos tempos

O fato de McLaughlin estar em quinto na classificação, apesar de somar apenas 15 pontos nas três primeiras corridas do circuito de rua, demonstra o bom desempenho de McLaughlin nesta temporada.

Assim como Newgarden, McLaughlin (No. 3 Gallagher Team Penske Chevrolet) perdeu seu terceiro lugar em St. Petersburg. Então ele marcou apenas cinco pontos por terminar em 26º em Long Beach e 10 por terminar em 20º em Detroit.

Enquanto isso, o líder da série Palou marcou 82 pontos nessas corridas, uma vantagem de 67 pontos sobre McLaughlin. Sua separação atual na classificação: 65 pontos.

McLaughlin tem sido o piloto mais quente da série ultimamente, marcando quatro resultados entre os três primeiros nas últimas cinco corridas, incluindo as últimas três consecutivas com a vitória em Iowa. Em duas corridas anteriores em Toronto, ele terminou em nono e sexto.

Andretti Global Street Forte

Fora dos cinco primeiros colocados na classificação, os três pilotos da Andretti Global merecem atenção significativa neste fim de semana.

Desde a primeira corrida de Kyle Kirkwood com a equipe de Michael Andretti na temporada passada, ele tem uma sequência de seis top 10 consecutivos em circuitos de rua, incluindo vitórias no ano passado em Long Beach (da pole) e Nashville (da oitava posição). Este ano, o piloto do No. 27 AutoNation Honda ficou em 10º em St. Petersburg, sétimo em Long Beach e quarto em Detroit.

Herta também tem sido forte, particularmente este ano. O piloto do No. 26 Gainbridge Honda terminou duas vezes no pódio – terceiro em St. Petersburg, segundo em Long Beach – e ganhou a pole em Detroit.

Não durma em Marcus Ericsson. Ele terminou em quinto em Long Beach e foi segundo em Detroit. Com outra volta no final da corrida Motor City, o piloto do No. 28 Delaware Life Honda pode ter ultrapassado Dixon para a vitória.

Como o destino quis, esta corrida é em Toronto, onde o dono da equipe Andretti se destacou. Ele venceu um recorde de sete vezes em 12 tentativas com um par de segundos lugares. Apenas uma vez ele ganhou a pole.

A programação do fim de semana

Da perspectiva da INDYCAR, apenas a NTT INDYCAR SERIES está participando neste fim de semana. A INDY NXT by Firestone está fora até o Outfront Showdown em 17 de agosto no World Wide Technology Raceway.

O primeiro treino do fim de semana da NTT INDYCAR SERIES é às 15h00 horário do leste dos EUA na sexta-feira. O segundo treino é às 10h30 no sábado, com a qualificação para o prêmio NTT P1 começando às 14h45.

O aquecimento de 30 minutos de domingo está marcado para as 10h, seguido pela corrida de 85 voltas às 13h.

Esta será a primeira de duas transmissões exclusivas do Peacock nesta temporada. A outra será a Hy-Vee Milwaukee Mile 250 em 31 de agosto. A corrida oval vai ao ar às 18h00 horário do leste dos EUA.

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