Rodada 11 – Vitória de Gunther e da Maserati em Jacarta

by Colaborador

JACARTA, Indonésia. 4 de junho de 2023 – O piloto da Maserati MSG Racing, Maximilian Günther, converteu a segunda pole position consecutiva em Jacarta, devolvendo a Maserati ao degrau mais alto do pódio no automobilismo de monopostos pela primeira vez desde 1957.

A segunda corrida da rodada dupla do GulaVit Jakarta E-Prix de 2023 viu o alemão Günther conquistar sua quarta vitória no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA e sua primeira na icônica pintura azul da lendária montadora Maserati. A última vez que o tridente foi visto no degrau superior de um campeonato de monopostos foi em 1957, quando o lendário Juan Manuel Fangio venceu o GP da Alemanha a caminho do título da Fórmula 1 daquele ano.

Günther foi seguido por Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E Team), que largou e terminou em segundo nas duas corridas no retorno da Fórmula E à Indonésia. A soma de pontos deixa Dennis a apenas um ponto do líder da classificação, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team).

Após uma primeira corrida dramática em que foi atingido por seu próprio companheiro de equipe, deixando a equipe Jaguar TCS Racing sem pontos no dia, Mitch Evans se recuperou soberbamente para produzir uma movimentação defensiva elegante e completar os lugares do pódio em terceiro.

Nick Cassidy, da Envision Racing, perdeu a liderança do campeonato para o vencedor da corrida do dia anterior, Pascal Wehrlein – que terminou em sexto – depois que uma ultrapassagem mal avaliada levou ao contato e a um dia sem pontos. Cassidy agora está atrás de Dennis por cinco pontos, com seis pontos separando os três primeiros pilotos em uma disputa extremamente apertada pelo título.

Com Günther largando da pole pelo segundo dia, o jovem alemão buscava transformar um promissor sábado e pódio em sua quarta vitória na corrida e parecia seguro desde o início, já que manteve a posição nas etapas iniciais.

Com uma estratégia de corrida clara, ele parecia feliz em segurar fogo atrás de Dennis assim que o britânico assumiu a liderança durante a primeira rodada de ativações do Modo de Ataque.

A mudança de chave veio quando Günther segurou sua segunda sacudida do Modo Ataque quando Dennis piscou primeiro. O alemão foi capaz de gerar uma diferença suficiente para ultrapassar o piloto da Avalanche Andretti quando ele fez o mergulho para seu último impulso de 50kW na volta 18.

O piloto da Maserati MSG Racing conseguiu esticar para uma vantagem de 2,822 segundos sobre Dennis pela bandeira quadriculada e mais de 18 segundos sobre Evans. Ninguém havia vencido por mais de dois segundos na era GEN3 desde a vitória de Dennis na abertura da temporada na Cidade do México e essa margem foi a maior nas últimas 10 rodadas.

O drama atingiu o líder da classificação, Cassidy, que só não havia pontuado uma vez nesta temporada, com o 13º em Diriyah, mas cometeu um deslize caro ao tentar passar o rival pelo título Wehrlein na volta 20. Com o carro danificado, ele foi arrastado para a parte de trás do pelotão e na 19ª posição.

A dupla da Nissan formada por Sacha Fenestraz e Norman Nato avançou no final da corrida para selar o quarto e quinto lugar do sétimo e 12º no grid, respectivamente. A jogada de Fenestraz sobre o atual campeão Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) pegou o belga desprevenido, com seu companheiro de equipe Nato podendo seguir.

Essa passagem fez Vandoorne cair para um eventual nono, com Wehrlein, António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team) e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) a conseguirem passar para sexto, sétimo e oitavo. A tarde decepcionante da Envision Racing viu apenas um ponto à frente, com Sebastien Buemi completando o top-10.

A TAG Heuer Porsche lidera a classificação das Equipas com 212 pts, afastando-se ainda mais da Envision Racing, que tem 190 pts, com a Jaguar TCS Racing em terceiro, com 171 pts.

Restam cinco corridas na 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, com a próxima parada em 24 de junho, a quarta cidade de estreia da categoria nesta temporada – o E-Prix de Portland de Southwire de 2023.

Maximilian Günther, No. 7, Maserati MSG Racing, disse:

“Momento de muito orgulho, estou com essa vitória, já ontem foi ótimo com mais um pódio. Fizemos um progresso tão bom nas últimas duas corridas, é fantástico, e conquistar minha primeira vitória aqui em Jacarta é excelente. Estou muito feliz.

“Nos sentimos muito bem do TL1 em diante, então o pacote está funcionando aqui, era apenas sobre executá-lo e continuar atirando na direção certa. Sempre tomamos as decisões certas neste fim de semana. Ontem não tivemos o suficiente, mas hoje tivemos. É simplesmente incrível.

“Na Fórmula E você sempre precisa manter os pés no chão, como a vida em geral! Pode mudar tão rapidamente, estou gostando muito desse momento aqui, sei que haverá pistas que nos agradam mais, haverá pistas que nos agradam menos. Tentamos sempre maximizar o nosso pacote, é isso que temos feito nas últimas corridas. Estou muito orgulhoso.”

Jake Dennis, nº 27, Avalanche Andretti Fórmula E, disse:

“Estou feliz, muito mais feliz do que ontem. Corrida muito boa para ser honesto, feliz por poder manter o P2 na largada. Honestamente muito bem maximizado, acho que não conseguimos acertar o segundo MODO ATAQUE, no final das contas o Maserati foi tão rápido em uma volta hoje, e quando ele empurrou ele criou a diferença, o que basicamente fez o overcut em mim e conseguiu a posição de pista novamente. Teria sido difícil mantê-lo para trás.

“Estou feliz, P2, 18 pontos – 19 com a volta mais rápida – espero que possamos continuar construindo isso, continuar marcando grandes pontos em Portland. Vai ser uma grande corrida para nós, corrida em casa. Estou ansioso por isso.

“Acabei de ser informado no rádio que Nick (Cassidy) DNF’d, o que é obviamente útil para nós e, obviamente, Pascal era P6. Pontos muito bons, importantes para o campeonato, mas obviamente faltam muitas corridas, faltam cinco rodadas. Tudo para jogar, mas estou muito ansioso por isso.”

Mitch Evans, número 9, Jaguar TCS Racing, disse:

“[Estou] um pouco sem palavras porque foi uma reviravolta enorme de ontem, não esperava isso hoje. Lutei muito durante a corrida com minha eficiência e um pouco de ritmo, e sinto que estávamos bem no meio do caminho, mas quando Max e Jake colocaram o pé no chão, eu simplesmente não consegui acompanhar. Foi um pouco um obstáculo, mas eu aguentei e realmente precisava desses pontos depois de ontem. Os confetes no pódio vão ficar gostosos.

“Na faixa em que eu estava, eu estava fazendo muito coasting, e isso me deixou muito exposto a Stoffel e os caras para trás. O ritmo estava lento e então senti que estava contra a curva, mas felizmente consegui me segurar e no final ficou um pouco mais fácil. Consegui consumir pouco e acertar um pouco as metas. Aguenta e acho que isso é o principal.”

Fonte: ABB Formula E

You may also like

Produção

GRAND PRIX SERVICE CONSULTING
PRC RACE & TOW

COLABORADORES

A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião dos editores e/ou das empresas responsáveis por esse projeto.

Nossos colaboradores participam voluntária e gratuitamente desse projeto.

Email: contato@aovolante.tv.br