
Dan Ticktum sente que sua primeira vitória na Fórmula E no E-Prix de Jacarta é uma justificativa e provou que os céticos estavam errados.
Ticktum ganhou uma reputação de “bad boy” ao longo dos anos, mas sente que muita atenção foi dada à sua personalidade, e seus sucessos passados — que incluem duas vitórias no Grande Prêmio de Macau e vitórias na Fórmula 2 — que lhe garantiram uma vaga no grid da Fórmula E, são esquecidos.
“Ao longo dos anos, tive muitas dúvidas e muito ódio das pessoas, e pessoas com problemas de memória de curto prazo se esqueceram de que conquistei algumas coisas na minha trajetória”, disse Ticktum. “Acho que as três primeiras temporadas da Fórmula E foram muito, muito difíceis. Foi difícil manter a motivação. Mas esta temporada está sendo tão boa quanto eu poderia ter esperado. Definitivamente, tivemos dificuldades no início para nos adaptar a todos os novos sistemas e ao novo trem de força, mas a equipe fez um trabalho notável, especialmente desde Miami.”
Acho que a taxa de melhora tem sido muito, muito boa, mesmo neste fim de semana. O TL1 e o TL2 foram meio inúteis porque a pista era muito diferente o tempo todo, então tivemos que fazer alguns palpites com base nos sistemas, no equilíbrio, e parece que estamos acertando quase sempre no momento.
“[Estou] muito grato pela oportunidade que tive com os novos investidores de fechar o negócio com a Porsche e a Cupra, e, para ser sincero, estou muito orgulhoso da equipe. É uma sensação muito, muito especial.”
É difícil dizer isso sem soar arrogante, mas é aqui que sinto que deveria estar. Já provei isso no passado e em outras categorias, então é como se tivesse acontecido agora. Obviamente, por dentro, há muitas emoções, [estou] muito, muito feliz.
A Fórmula E e a equipe me deram uma plataforma fantástica para ser eu mesmo até agora, e eu realmente gostei muito desta temporada. E acho que este será um lugar, espero, na próxima década, onde farei uma carreira muito boa.
Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, embora a vitória tenha demorado a chegar, não foi nada fácil, com Ticktum tendo que resistir a um veloz Edoardo Mortara no final da corrida. O piloto da Mahindra, Mortara, foi mais rápido nas voltas finais, mas as condições incomuns da pista ajudaram na defesa resoluta de Ticktum.
“A corrida de hoje foi bem dura”, disse ele. “Só tinha uma linha de corrida, então as ultrapassagens foram muito difíceis.
“Edo estava confortavelmente mais rápido do que eu nas últimas voltas, mas como os alvos estavam altos, [ele] não conseguiu me ultrapassar – mas isso não facilitou as coisas para mim.”