March 721

por Gildo Pires
March 721X chassi 02 (ultimatecar page.com)

A chegada de março na Fórmula 1 não passou despercebida; em 1970, Jackie Stewart ganhou o que foi apenas o segundo Grande Prêmio do fabricante iniciante. Isso foi seguido em 1971 com o que permanece como uma das máquinas de F1 mais distintas da época. Mais ambicioso do que nunca, March decidiu quebrar o molde e desenvolver uma nova suspensão traseira elevada. A equipe de trabalho executaria esse 721X experimental, enquanto os clientes cuidariam do 721, que era uma evolução do carro de 1971.

Infelizmente, nenhum dos carros funcionou muito bem e, no meio da temporada, um terceiro carro foi desenvolvido para atender às necessidades do cliente. Supostamente preparado em apenas nove dias, este carro foi apelidado de 721G. O ‘G’ era a abreviação de ‘Guinness’ e se referia ao período de desenvolvimento notavelmente curto, que merecia uma menção nos livros dos recordes. Isso só foi possível porque o novo piloto de F1 foi, na verdade, baseado no carro ‘722’ F2. No início do ano, March já havia construído uma versão F5000 do 722, então o design era, em princípio, capaz de lidar com as cargas extras.

March 721G chassi 01 (ultimatecar page.com)

Os nove dias foram gastos para aprimorar ainda mais o design do F2, levando-o até as especificações da F1. O monocoque foi reforçado para garantir que o motor Cosworth DFV pudesse ser usado como um membro totalmente estressado do chassi. Componentes de suspensão mais fortes e freios maiores também foram instalados. O V8 mais sedento foi fornecido com dois tanques de combustível adicionais instalados em cada lado da cabine. Visualmente muito semelhante ao carro F2 em que foi baseado, o 721G era uma máquina de aparência rústica com radiadores totalmente expostos.

Apesar de sua aparência e início humilde, o 721G na verdade provou ser o mais competitivo dos três carros de F1 produzidos em março de 1972. O primeiro exemplar foi construído para Mike Beuttler, que fez campanha com o carro no Grande Prêmio da Espanha. Seus resultados levaram a equipe de trabalho a abandonar os projetos anteriores também e mudar para os 721Gs construídos às pressas. Niki Lauda e Ronnie Peterson pilotaram pela equipe naquele ano e o jovem sueco conseguiu terminar no pódio uma vez com o 721G com pintura STP. Após a temporada decepcionante, os dois pilotos talentosos seguiram em frente sem surpresas.

March 721G chassi 01 (ultimatecar page.com)

O primeiro de cinco 721G construídos,o chassi 01 foi o carro originalmente encomendado e pilotado por Mike Beuttler. Embora ele não tenha conseguido qualificar o carro em sua estreia, rapidamente se recuperou. O melhor resultado foi um quarto lugar em uma corrida fora do campeonato. Em 1973, o chassi foi atualizado para a especificação 731 e correu com pouco sucesso por Beuttler, Jarier, David Purley e Reine Wisell. Ainda com a aparência de 731, o carro acabou na Suécia, onde permaneceu por muitos anos, ostentando a pintura usada por Wisell no Grande Prêmio da Suécia.

O desenvolvimento de três carros diferentes em um ano também deixou sua marca em março. Não havia mais recursos para construir carros totalmente novos em 1973. Em vez disso, os carros existentes foram atualizados para a especificação ‘731’, que incluía um radiador montado na frente e diferentes pacotes de aerodinâmica. Jean-Pierre Jarier fez algumas saídas em uma das obras, enquanto as demais foram alugadas / vendidas a corsários. O mais bem-sucedido deles foi o Hesketh Team, que na verdade desenvolveu ainda mais a marcha em preparação para o lançamento de seu próprio carro em 1974. O piloto de Hesketh, James Hunt, terminou em segundo em um Grande Prêmio da América encharcado pela chuva.

March 731 (ultimatecar page.com)

Infelizmente, a maior reivindicação à fama do March 731 foi o envolvimento no acidente fatal de Roger Williamson em Zandvoort. Ele estava ao volante de um dos carros da ex-fábrica quando seu pneu dianteiro explodiu, jogando-o contra a barreira e virando o carro. O primeiro a entrar em cena, coincidentemente, foi David Purley, também competindo com um March 731. Infelizmente, seus esforços para libertar Williamson dos destroços em chamas provaram ser justos. Embora não tenha ficado gravemente ferido no acidente, Williamson foi vítima das chamas que se seguiram.

March 731 (ultimatecar page.com)

Para 1974, March desenvolveu um novo carro, que foi mais uma vez intimamente relacionado ao piloto de F2 da Marque. Embora o 741 tenha marcado alguns pontos, não foi rápido o suficiente para trazer março de volta ao topo. O terreno perdido durante a temporada de 1972 foi difícil de construir.

Talvez se a equipe tivesse desenvolvido e operado adequadamente o 721G desde o início do ano, os resultados poderiam ter sido muito diferentes.

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