SUV elétrico da Mazda chega em 2027, híbrido CX-5 em desenvolvimento

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

Na quinta-feira, a Mazda forneceu uma atualização sobre seus esforços de desenvolvimento de motores, que enfatizarão a realização de mais trabalho de desenvolvimento em motores totalmente elétricos e híbridos internamente no futuro.

Após lançar o crossover de baixo alcance MX-30, que já foi descontinuado nos EUA, com motores totalmente elétricos e de alcance estendido, a Mazda se apoiou em parceiros para eletrificação. Uma versão híbrida do SUV crossover CX-50 chega para o ano modelo 2025 com um sistema híbrido de origem Toyota, enquanto o sedã elétrico EZ-6 foi desenvolvido em parceria com a Changan Automobile da China.

Planos de eletrificação da Mazda para a década atual
Planos de eletrificação da Mazda para a década atual

Agora, a Mazda está tentando se manter por conta própria. Na apresentação de quinta-feira, a montadora disse que estava desenvolvendo seu próprio sistema híbrido para ser usado no SUV crossover CX-5 de próxima geração, que será lançado em algum momento entre 2025 e 2027. Depois do CX-5, o sistema híbrido poderia ser aplicado a modelos maiores, disse a Mazda.

Mais perto do fim desse período, por volta de 2027, a Mazda também planeja lançar um SUV elétrico baseado em sua própria plataforma EV dedicada, com uma variante híbrida plug-in também possível. Isso será vendido junto com um SUV elétrico co-desenvolvido com a Changan.

Mazda EZ-6 2025
Mazda EZ-6 2025

A Mazda também confirmou que assinou acordos de fornecimento de baterias com a AESC e a Panasonic para garantir os volumes de baterias necessários até 2030. Uma nova fábrica na província de Yamaguchi, no Japão, montará células da Panasonic, com a qual a Mazda está em negociações desde pelo menos 2023 , em módulos.

O desenvolvimento de motores de combustão interna também continuará. Na mesma apresentação, a Mazda anunciou uma nova família Skyactiv-Z de motores de 4 cilindros com lançamento previsto para 2027, e disse que restabeleceu uma equipe de desenvolvimento de motores rotativos em fevereiro. O MX-30 atualmente usa um pequeno motor rotativo como extensor de alcance, mas isso sugere um uso mais amplo dos motores sem pistão que são uma grande parte da tradição da Mazda. A montadora também se aliou em maio à Subaru e à Toyota para encontrar maneiras de reduzir ainda mais as emissões dos motores de combustão.

Fonte: Green Car Reports

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