Como entender as necessidades do cliente impulsionou uma equipe e criou uma nova invenção  

por Ford

Por: Chris Kassab

A Série F é a picape mais vendida da América há 47 anos, em grande parte devido ao compromisso incansável da equipe de caminhões em entender as necessidades de seus clientes.

Esse sucesso se resume a sempre oferecer soluções de grande capacidade, produtividade e gerenciamento de carga para clientes de caminhões – e buscar incansavelmente melhores ideias em cada área.

Ultimamente, com a adição do Bronco ao portfólio vencedor da Ford, além da forte demanda contínua pela van de carga Transit mais vendida, melhores soluções de armazenamento e gerenciamento de carga têm sido as principais prioridades. Os clientes estão trazendo seus próprios acessórios para aproveitar ao máximo seus caminhões e vans – desde camping até contratação e serviços de entrega.

Para Eric Levine, uma lâmpada acendeu quando ele estava voltando para casa de uma viagem no norte de Michigan com sua família. Ele estava observando as caminhonetes passarem e notou que a maioria das caçambas estava vazia; em vez disso, os caminhões estavam transportando reboques.

“Isso me fez pensar, por que as pessoas não estão usando mais as caçambas de seus caminhões?” lembrou Levine, que trabalhava na Truck Strategy na época. Quando chegou em casa, Levine não conseguia parar de pensar em maneiras de melhorar a carroceria do caminhão. Trabalhando com sua filha na ilha da cozinha, ele criou um modelo de papelão de uma solução potencial – um sistema modular com um sistema de travamento baseado em grade.

Na mesma época, as equipes do Bronco e da van estavam trabalhando separadamente em uma solução semelhante para facilitar a adaptação desses veículos para os clientes.

Por exemplo, a equipe do Bronco incorporou o sistema de fixação MOLLE, usado pela primeira vez nas forças armadas para ajudar os soldados a carregar mais equipamentos. Os pontos de fixação MOLLE atrás dos bancos traseiros ajudam os proprietários do Bronco a proteger suas coisas dentro do veículo, desde lanternas a pás e bolsas de armazenamento.

Poderia haver algo semelhante a um sistema MOLLE ou sistema de acessórios E-Track para a caixa de carga? Melhor ainda – esse sistema de carga poderia resolver os pontos problemáticos do cliente em relação à segurança, acesso e necessidades emergentes de energia?

Jim Baumbick, que liderava o gerenciamento de linha de produtos corporativos, propôs que poderia haver uma conexão comum para dar suporte a todos os veículos. Levine assumiu a liderança, reunindo as equipes da linha de veículos para descobrir um sistema que pudesse fornecer uma solução universal para conexão física, elétrica e digital.

As equipes pegaram a ideia a partir daí.

“Nossa equipe conhece os clientes de caminhões melhor do que ninguém. Eles observam e aprendem constantemente como tornar a vida desses clientes mais fácil e produtiva”, disse Baumbick. “O GRIDRACK é o mais recente grande exemplo de aplicação desse conhecimento e poder de maneira inovadora.”

No início, todo o trabalho foi feito na tela devido ao COVID. Eventualmente, a equipe conseguiu permissão para entrar e fazer um trabalho prático, e foi aí que o projeto realmente decolou. No início de 2022, eles se reuniram com Kumar Galhotra, então presidente da Ford Blue, que lhes disse para levar o projeto adiante o mais rápido possível.

Matt Rutman lidera a equipe de engenharia que está dando vida ao GRIDRACK. Ele criou os diferentes recursos que compõem o padrão GRIDRACK.

“Sou apaixonado pela experiência do usuário e espero tornar a vida um pouco melhor com esta linha de produtos”, disse Rutman. “Trabalhando como uma pequena equipe com grandes jogadores e grande liderança, conseguimos nos mover rapidamente, girar rapidamente quando necessário e focar no cliente.”

Houve paradas e recomeços ao longo do caminho, mas Levine, Rutman e a equipe continuaram perseverando. Eles encontraram maneiras únicas de testar seus produtos em campo com clientes comerciais reais para obter feedback do mundo real e até criaram um site simulado para testar a resposta do comércio eletrônico. Eles colocaram o GRIDRACK à prova no início deste ano, apresentando a inovação à indústria no Work Truck Week Show da NTEA (National Truck Equipment Association).

“Era como o Super Bowl do mundo dos caminhões comerciais e, às vezes, parecia que nosso modesto estande estava com falta de pessoal”, disse Amit Bakshi, que chefiou a equipe de entrada no mercado da GRIDRACK. “Ao final dos três dias, conversamos com 20 clientes de frotas (representando 34.250 veículos) e 40 upfitters que estavam prontos para comprar e revender nosso produto! Foi o culminar de mais de dois anos de trabalho árduo de toda a equipe.”

A equipe tem como meta a produção do GRIDRACK no início do próximo ano. O trabalho também está em andamento para finalizar os sistemas GRIDRACK para vans Transit e mais aplicações estão a caminho. Levine, agora estrategista-chefe global de veículos comerciais e gerente geral da GRIDRACK, disse que seu conselho para outros aspirantes a inovadores é continuar pressionando.

“É fácil para uma boa ideia ser deixada no chão da sala de corte”, disse ele. “Se você tem uma boa ideia e realmente luta por ela e pode validar por que é bom para o cliente, existem maneiras de fazer isso acontecer.”

Baumbick enfatizou o ponto.

“Nunca desista de ideias orientadas por insights que podem fazer a diferença”, disse ele. “Esses são os tipos de recursos e produtos que diferenciam a Ford.”

O primeiro sistema GRIDRACK é um rack de aço deslizante ajustável e painéis laterais com mais de 50 conexões “diamantadas”. O sistema é compatível com acessórios universais E-track, como amarrações e correias, que se encaixam diretamente na grade.

O GRIDRACK é uma inovação com patente pendente que permite aos clientes proteger, alimentar e até conectar digitalmente equipamentos e acessórios ao seu veículo.

Os clientes podem prender, encaixar e deslizar seus equipamentos da maneira que quiserem, e o sistema mantém tudo em seu lugar, livre de chocalhos, deslizamentos e correias emaranhadas.

A equipe da GRIDRACK também criou um sistema de parede para tornar a vida mais fácil e organizada para os clientes que movem itens de um lado para o outro entre o caminhão e a garagem. A equipe também desenvolveu um aplicativo que permite aos clientes bloquear e desbloquear remotamente uma Smart Box da plataforma GRIDRACK.

Fonte: FORD

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