Por Eric Smith
Alexander Rossi sabe uma coisa ou duas sobre velocidade no circuito de rua de Long Beach, de 3.100 quilômetros. O duas vezes vencedor da corrida Acura Grand Prix de Long Beach disse que a pista de 11 curvas tem algumas curvas adequadas onde os pilotos podem fazer uma diferença notável.
“As curvas de menor velocidade são os melhores lugares para ganhar tempo”, disse Rossi, piloto do número 7 Arrow McLaren Chevrolet. “Muita gente pensa que são curvas de alta velocidade, mas quanto maior a velocidade, mais lento é o delta do tempo. Quanto menor for o delta do tempo, melhor.”
Rossi destacou duas curvas notáveis que estão entre as duas curvas mais lentas nas 15 pistas que compõem o calendário de pagamento de pontos da NTT INDYCAR SERIES 2024.
Uma delas é a área da fonte entre as curvas 2 e 3. Rossi disse que é uma curva esteticamente agradável, mas não perdoa a aderência dos pneus Firestone Firehawk à superfície da pista.
As curvas 2 e 3 são curvas de baixa velocidade. Qualquer um dos 27 pilotos em campo que conseguir encontrar aderência e manter a velocidade nas curvas nesta seção pode ganhar terreno na competição.
O outro ponto para ganhar mais terreno ao longo de uma volta em Long Beach é a curva final, um gancho infame e apertado para a direita que leva à longa e curva descida pela Shoreline Drive.
“É uma saída extremamente importante”, disse Rossi.
O trecho frontal de Long Beach está entre os mais longos da programação, portanto, carregar o máximo de velocidade na saída fechada pode fazer ou quebrar esse trecho.
Rossi disse que não há muito que um piloto possa fazer para acelerar o carro na Curva 11.
“Todos os pilotos fazem a mesma coisa na Curva 11”, disse ele. “Isso realmente se resume à configuração e ao motor do carro.”
Onde a vantagem está de volta nas mãos dos pilotos é garantir que eles evitem patinar ao pisar no pedal do acelerador na saída da curva na Curva 11 e encarar um trecho frontal de alta velocidade da Shoreline Drive.
Uma área potencialmente problemática em Long Beach é a Curva 5. Rossi disse que é a curva mais fácil de bater.
“É uma saída fora da curvatura”, disse Rossi. “É muito importante chegar ao poder cedo. Você superou alguns solavancos na curva porque a pista se afasta de você e a aderência está diminuindo.”
Funcionários da INDYCAR SERIES disseram que melhorias foram feitas na curva 5 neste fim de semana. Foram feitos trabalhos para permitir parafusos mais longos presos ao meio-fio para resistir às batidas dos carros esportivos, que também correm neste fim de semana em Long Beach.
Outra área que foi atualizada é o meio-fio pintado (não elevado, apenas pintado) na Curva 8. Esse meio-fio foi movido de volta para o ápice da curva em comparação com a localização anterior de estar a 3 metros da parede.
Além disso, a moagem de asfalto ocorreu na Curva 8 para suavizar a superfície.
“Será uma grande vitória para todos”, disse Rossi sobre a Curva 8.
A mudança final é a cobertura de todas as barreiras de pneus voltadas para a frente com cintas. Este recurso de segurança, também introduzido na abertura da temporada Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo, apresentado pela RP Funding, reduz a chance de um carro ficar preso nas barreiras após um acidente.