Por Stephen Kilbey
Todos os olhos no paddock do FIA WEC estão voltados para as 8 Horas do Bahrein deste sábado, que encerrarão a notável temporada de 2024. Mas a ação não termina exatamente naquela noite, já que o Teste de Novatos está marcado para acontecer no domingo, após a corrida final do ano.
A lista completa de inscritos já está disponível para o teste de um dia, com 36 carros e 46 pilotos.
No Hypercar, a manchete é o teste da lenda da MotoGP Valentino Rossi, que terá seu primeiro gostinho de uma máquina protótipo em um M Hybrid V8, um ano depois de seu primeiro teste no WEC em um BMW M4 GT3 antes de seu programa LMGT3 com a WRT. Ele está listado em ambos os BMWs.
Rossi será acompanhado pelos pilotos de fábrica da BMW, Max Hesse e Dan Harper, que também usarão o teste como sua primeira oportunidade de pilotar um protótipo de primeira classe da FIA WEC.
Em outro lugar, Esteban Masson foi confirmado para uma corrida na Toyota Gazoo Racing após sua passagem pela AKKODIS ASP e Lexus durante a temporada na LMGT3.
Fred Vesti recebeu uma carona com a Cadillac para ajudá-lo a se preparar para sua estreia na IMSA GTP em Daytona em janeiro. Também no 32 estão os profissionais da temporada completa do Corvette LMGT3 Charlie Eastwood e Dani Juncadella.
Em 2025, o ex-piloto de F2 Vesti, que passou a temporada de 2024 competindo na classe ELMS LMP2 com a COOL Racing, competirá nas etapas da Michelin Endurance Cup com a Action Express.
“É um bom começo porque conheço o Bahrein, então é uma pista conhecida, com carro novo, o que é um bom ponto de partida”, disse ele.
“Será uma boa experiência começar a dirigir o Cadillac e estou ansioso para ter minha primeira experiência real com o carro.
“Em breve teremos o primeiro teste adequado em Daytona, onde terei minha primeira experiência real com a IMSA. Estou muito feliz de fazer esse teste para aprender sobre o Cadillac.”
O trio de Ferraris tem um piloto cada, com Arthur Leclerc no nº 50, Thomas Neubauer no nº 51 e Yifei Ye no nº 83.
“Arthur está fazendo o teste de novatos, mas ele não é uma opção para o ano que vem. Nosso objetivo é mantê-lo crescendo para que ele esteja pronto para aproveitar mais oportunidades em protótipos”, disse Antonello Coletta, chefe de carros esportivos da Ferrari, durante sua coletiva de imprensa na Finali Mondiali no início deste mês.
“Queremos ajudar nossos pilotos a crescer e estamos fazendo o melhor que podemos. No ano que vem ele provavelmente estará no GT3. No ano que vem, honestamente, ainda não tomamos uma decisão final. Mas está claro que nosso sonho e o sonho dele é ir em frente no campeonato mais importante.”
Na Proton, o piloto da Porsche Penske Motorsport de 2025, Julien Andlauer, está acompanhado do piloto de segunda geração Charlie Wurz.
A lista também inclui o conjunto de nomes previamente confirmados, incluindo o campeão de F2 de 2023, Theo Pourchaire, e Clement Novalak, que deve pilotar pela Peugeot, Victor Martins listado pela Alpine e Franck Perera na Lamborghini, onde será acompanhado por Jordan Pepper.
Reshad De Gerus, por sua vez, pilotará o Porsche 963 nº 6, indicado pela LMEM.
No LMGT3, o conjunto de pilotos da AKKODIS ASP inclui os pilotos prata Aurélien Panis e Paul Evrard e Petru Razvan Umbrarescu, classificado como prata.
Ben Barnicoat, que testou no Toyota Hypercar no Teste de Novatos da temporada passada, também estará presente nas tarefas da Lexus com a ASP, ao lado de Conrad Laursen, que busca ganhar mais tempo de pista, somando-se à sua aparição única com a equipe programada para este fim de semana no lugar de Clemens Schmid.
O ex-piloto de fábrica da Audi GT, Mattia Drudi, se junta à Heart of Racing no Aston Martin nº 27, e os BMWs da WRT contam com dois pilotos classificados como Prata – o suíço Gregory de Sybourg e o belga Gilles Stadsbade – nomeados, antes do que a RACER espera ser uma nova formação para a equipe em 2025.
A Vista AF Corse também escala um piloto cada: Matteo de Palo e Mahaveer Raghunathan, e a United Autosports testará Alex Sedgwick e Tom Gamble.
O Mathey PureRxcing Porsche conta com a Michelin Le Mans Cup Iron Dame Celia Martin ao lado de Michelle Gatting e da indicada ao LMEM Gillian Henrion.
O teste no Bahrein acontece após o teste de final de temporada da European Le Mans Series Rookie Test da ACO, realizado após as 4 Horas de Portimão, em Portugal, no início deste mês.
Vários carros, equipes e pilotos interessantes também participaram, incluindo dois dos quatro novos carros LMP3 para 2025 da Ligier e da ADESS.
Um dos rostos mais notáveis presentes foi o agora ex-piloto da Porsche Penske Motorsport Dane Cameron, recém-saído da conquista do título de pilotos do IMSA GTP de 2024. O americano dirigiu um ORECA 07 do recém-coroado campeão ELMS LMP2 AO by TF, que tinha dois carros no local.
PJ Hyett e Gunnar Jeanette ainda não estão prontos para confirmar seus planos completos para a LMP2 em 2025, mas Hyett testou durante toda a corrida em um carro TF reserva, com Cameron, o campeão da ELMS de 2024, Louis Deletraz, e a campeã profissional da IMSA GTD, Laurin Heinrich.
O teste de Heinrich foi um “presente de agradecimento” da AO Racing após seu sucesso na vitória do campeonato em GTD Pro este ano. Cameron, enquanto isso, estava compreensivelmente calado sobre seu programa de 2025, embora pareça muito provável que ele apareça nos planos da AO.
Os movimentos da equipe cliente suíça Aston Martin Racing Spirit of Leman ao longo dos três dias de pista também foram notáveis. A equipe parece estar se aproximando de um programa FIA WEC LMGT3 com a Aston Martin para 2025 após seus sucessos na Le Mans Cup e ELMS. O esquadrão parece pronto para substituir a D’Station Racing ao lado da Heart of Racing na escalação WEC LMGT3 de 2025.
O piloto da IndyCar Kyffin Simpson também estava presente. O campeão da ELMS LMP2 de 2023 correu com sua equipe vencedora do título, a Algarve Pro Racing, e foi entendido que estava usando a oportunidade para trabalhar com seu engenheiro da IndyCar no gerenciamento de pneus.
Do paddock do WEC, Darren Leung, da WRT, participou, pilotando o Iron Lynx Lamborghini Huracan, vencedor do título ELMS LMGT3 de 2024. Leung não se comprometeu quando questionado sobre uma possível troca da BMW para correr com o Huracan no ano que vem, deixando claro que estava gostando da oportunidade de tentar algo diferente.
Finalmente, a equipe Pure Rxcing, vencedora do campeonato FIA WEC LMGT3 de 2024, marcou presença. A equipe com bandeira lituana — antes de sua mudança para a LMP2 durante o inverno na Asian Le Mans Series — aproveitou o tempo para deixar Alex Malykhin preparado com o ORECA 07 e o TF Sport, com os quais fez parceria para seu novo empreendimento.
Fonte: Racer.com