Pato O’Ward está ansioso para terminar o que não conseguiu no ano passado no Mid-Ohio Sports Car Course.
Em 2022, o piloto da NTT INDYCAR SERIES com quatro vitórias na carreira conquistou a pole e liderou 28 voltas iniciais antes de se retirar impotente da corrida quando seu nº 5 Arrow McLaren Chevrolet falhou com ele. O’Ward foi reduzido a terminar em 24º entre 27 pilotos, uma decepção que foi uma das maiores do ano.
O’Ward fez mais do que retornar à forma de Mid-Ohio na sexta-feira, ele dirigiu ainda mais rápido. Sua volta de 1 minuto e 6,4935 segundos foi mais de dois décimos de segundo mais rápida do que a velocidade da pole do ano passado. Parte disso foi devido a alterações no curso permanente da estrada de 13 voltas e 2.258 milhas, incluindo novos meios-fios.
O’Ward limpou facilmente o campo de 27 carros deste fim de semana também, colocando mais de três décimos de segundo entre ele e o líder da série Alex Palou (1: 06.8558). O terceiro colocado Marcus Ericsson ficou quase meio segundo atrás do ritmo de O’Ward em preparação para o Honda Indy 200 de domingo em Mid-Ohio apresentado pelo 2023 Accord Hybrid.
“Um bom começo aqui em Mid-Ohio”, disse O’Ward após a sessão. “Fizemos algumas boas mudanças no carro e terminamos o treino em um local muito bom. Ansioso para amanhã.”
Christian Lundgaard da Rahal Letterman Lanigan Racing (No. 45 Vivid Clear Rx Honda) e Kyle Kirkwood da Andretti Autosport (No. 27 AutoNation Honda) completaram os cinco primeiros em 1:07.0262 e 1:07.0269, respectivamente, enquanto Mid-Ohio hospeda seu 40º corrida em série.
Se o campo estiver voltado para O’Ward quando o treino recomeçar no sábado, é Palou que está sendo perseguido pelo campeonato da temporada. O piloto do número 10 da American Legion Honda, da Chip Ganassi Racing, detém 74 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Ericsson e está 81 pontos à frente de Josef Newgarden, da equipe Penske, que venceu as 500 milhas de Indianápolis no mês passado, apresentadas por Gainbridge na segunda equipe PPG. Penske Chevrolet. O’Ward está em quarto lugar na classificação, a 98 pontos da liderança. Scott Dixon (No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda) tem o mesmo número de pontos que O’Ward.
Palou também lidera a série em ímpeto, tendo vencido três das últimas quatro corridas. Ele também poderia ter vencido o “500” se seu carro não tivesse entrado em contato com o carro de Rinus VeeKay, mas Palou respondeu dirigindo da 27ª posição para terminar em quarto.
Palou provou ser forte nesta pista também, terminando em segundo atrás de Scott McLaughlin da Team Penske por 0,5512 segundos na corrida do ano passado. Esta também é a pista onde Palou fez o teste para sua primeira oportunidade na INDYCAR SERIES, pilotando um carro da Dale Coyne Racing no dia seguinte à corrida da série 2019.
McLaughlin, que liderou 45 das 80 voltas do ano passado, foi oitavo no treino de sexta-feira em 1:07.1531 no No. 3 Good Ranchers Team Penske Chevrolet.
O campo passou o treino de sexta-feira testando os novos limites da pista criados pelas modificações. Alexander Rossi, o piloto do No. 7 Arrow McLaren Chevrolet que venceu a corrida de 2018, cruzou a pista na Curva 11 durante um momento tenso e depois abriu a curva na Curva 1, que foi ligeiramente alargada. Romain Grosjean, da Andretti Autosport (nº 28 da DHL Honda), entrou na grama na curva 4, enquanto Helio Castroneves (nº 06 AutoNation/SiriusXM Honda) saiu da pista saindo da curva 5. Nenhum dos carros fez contato.
O desafio no resto do fim de semana pode ser o clima e as condições de chuva.
“Será interessante ver se a chuva vai aparecer ou não”, disse O’Ward, referindo-se às previsões locais. “Mas sim, até agora tudo bem (para nós).”
Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan Racing (No. 15 Fifth Third Bank Honda) está participando de sua 17ª corrida da série no que ele considera sua pista caseira, e isso é uma a mais do que seu pai, o tricampeão Bobby Rahal, fez em sua carreira . O Rahal mais jovem nasceu em New Albany, Ohio, que fica a 80 quilômetros ao sul de Mid-Ohio. De maneira emocional, Rahal venceu uma corrida aqui em 2015.
Com esta largada, Rahal empata com Tony Kanaan na maioria das largadas da série (251) dirigindo um carro com motor Honda. A primeira largada de Rahal com o fabricante, no Grande Prêmio Honda de São Petersburgo de 2008, resultou em uma vitória. Os pilotos da Honda venceram 11 das 17 corridas em Mid-Ohio desde 2007.
A ação recomeça no sábado com o segundo treino do fim de semana às 9h45 ET. A qualificação para o Prêmio NTT P1 será às 14h05, com ambas as sessões disponíveis no Peacock e na INDYCAR Radio Network.
A corrida de domingo, a nona das 17 corridas desta temporada, será às 13h30 na USA Network, Peacock e INDYCAR Radio Network.
Por Curt Cavin | Publicado: 30 de junho de 2023