Por Daniel Lloyd
A Škoda Motorsport desenvolveu um conceito de carro de corrida elétrico baseado no Enyaq Coupé vRS que visa demonstrar as tecnologias sustentáveis da empresa para uso futuro em produção.
Desenvolvido pelo departamento de corrida do fabricante tcheco, o Škoda Enyaq RS Race é 316 kg mais leve do que o modelo elétrico de estrada no qual é baseado, cortesia de peças biocompostas de economia de peso que incorporam fibra de linho. Elas foram instaladas em várias partes da carroceria do carro, incluindo os para-choques, painéis de asa, teto e ventilação, e asa traseira. No interior, os mesmos materiais foram usados para o painel, painéis de porta, apoios para os pés e teto, no lugar do teto solar panorâmico do carro de estrada.
Embora não tenha sido construído para competir em uma série, o Škoda Enyaq RS Race foi projetado para emular as características de manuseio do carro Fabia RS Rally2 da empresa. Ele usa o mesmo trem de força elétrico do Enyaq Coupé vRS com dimensões ajustadas: a bateria é 70 mm mais baixa, 72 mm mais larga na frente e 116 mm mais larga na traseira. A bateria de 82 kW e o par de motores elétricos com uma saída combinada de 250 kW foram mantidos. A Škoda deu ao RS Race uma velocidade de parada de 180 km/h (112 mph), a mesma da versão de produção, embora o carro de corrida mais leve tenha aceleração superior, atingindo 0-100 km/h em 4,6 segundos.
O chassi foi rebaixado e alargado, enquanto os para-choques foram redesenhados. Novos amortecedores e molas também foram instalados em um pacote de suspensão que permite ajustes individuais para rigidez da mola, compressão e configurações de rebote.
‘Após [os] primeiros esboços, foi possível ver que nosso RS Race será muito esportivo’, diz Jakub Jareš, gerente de projeto do Škoda Enyaq RS Race. ‘Esta foi uma tarefa para nossa engenharia para ser o mais próximo possível do nosso atual Fabia RS Rally2 em relação ao manuseio e interior. O carro tem uma carroceria reforçada e estrutura de segurança integrada, assim como nosso carro de competição, de acordo com os regulamentos atuais da FIA.’Anúncio
Para emular o manuseio do seu carro Rally2, a Škoda Motorsport substituiu o sistema de freios do carro de estrada Enyaq por discos de cerâmica de carbono, pinças de 10 pistões na frente e pinças de quatro pistões na traseira. O RS Race também ostenta um novo sistema de resfriamento de freio para o arranjo reforçado. A Škoda também introduziu um freio de mão estilo rali e pegou emprestado o sistema de pedal de sua máquina Rally2.
“Nós focamos cuidadosamente no manuseio”, diz Miloš Vrba, engenheiro de transmissão da Škoda Motorsport. “O layout básico do trem de força, incluindo a bateria e a potência, é idêntico à potência, é idêntico ao carro de produção. Adicionamos um freio de mão hidráulico, diferencial autoblocante dianteiro e traseiro e algumas outras peças de competição.”
Os diferenciais mecânicos autoblocantes dianteiros e traseiros são projetados para permitir que potência e torque máximos sejam transferidos para a superfície da pista.
Os sistemas de direção e controle também receberam atenção. O volante foi projetado para se assemelhar ao usado no carro Rally2, enquanto a direção de cremalheira e pinhão usada no modelo de estrada foi substituída por direção linear. Isso tem peso de direção ajustável controlado por software; a relação de transmissão foi aprimorada para níveis de desempenho de carros de corrida. As rodas de 20 polegadas – do mesmo tamanho do carro de estrada – são equipadas com pneus de baixo perfil.
Além disso, o cockpit tem dois assentos e há uma roda sobressalente na parte de trás, novamente lembrando um veículo de rali. Todos os pedais, exceto a embreagem, foram retirados do Fabis RS Rally2.
Os testes iniciais foram conduzidos com Oliver Solberg ao volante. O sueco é um piloto de testes da Škoda Motorsport e atualmente lidera o Campeonato FIA WRC2.
“Nunca pensei que dirigiria um carro elétrico de lado”, diz ele. “Este carro funciona muito bem. Não parece um SUV, é estável, tem direção com uma relação de marchas mais íngreme e uma direção hidráulica recém-mapeada, graças à qual o nariz responde muito agilmente aos comandos do volante. Você pode dirigi-lo rápido. É um carro elétrico, então o início da potência é imediato, ele tem um ótimo manuseio e é estável durante a frenagem. Tudo no cockpit é como eu imaginaria, os pedais, o freio de mão hidráulico, é divertido.
‘O Enyaq RS Race mostra como o DNA do automobilismo pode realmente ser transferido para carros de rua. Os engenheiros da Škoda Motorsport não se esquivaram da propulsão elétrica e criaram um ótimo carro que é um prazer e uma alegria de dirigir.’
Uma característica fundamental do Enyaq RS Race é o uso de materiais de fibra de linho. Esses materiais podem ter a rigidez, resistência e leveza da fibra de carbono, embora sejam provenientes de processos não químicos.
Por exemplo, AmpliTex é um tecido de reforço feito de fibras de linho renováveis cultivadas na Europa. As fibras tecidas foram usadas no interior para reduzir vibrações e economizar peso. Elas são obtidas mecanicamente, em vez de quimicamente, por meio do cultivo de linho.
A Škoda fez uma parceria com a especialista em biocompósitos, Bcomp, para equipar o Enyaq RS Race com esses materiais. A Bcomp usou sua tecnologia PowerRibs para combinar rigidez máxima e peso mínimo, criando uma estrutura 3D para reforçar os painéis de carroceria de paredes finas. Isso resulta em economia de material e a Škoda diz que reduz as emissões de CO2 em cerca de 85 por cento. O conceito de carro de corrida elétrico marca a primeira vez que a Škoda usa essa tecnologia para grandes componentes externos.
“O Škoda Enyaq RS Race foi desenvolvido completamente internamente pela Škoda Motorsport”, comenta Johannes Neft, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Škoda Auto. “Baseado no modelo de produção Enyaq Coupé vRS, o carro apresenta um design distinto com forte DNA de corrida, aerodinâmica aprimorada e excelente aceleração.
‘Em termos de soluções sustentáveis, o novo carro-conceito também serve como um projeto piloto para futuras inovações na produção em série. As peças biocompostas levaram a uma redução significativa de peso, e estamos testando-as no automobilismo, incluindo no atual Škoda Fabia RS Rally2, com vistas à implementação futura.’
A Škoda, que faz parte do Grupo Volkswagen, oferece atualmente 11 modelos de carros de estrada, incluindo o Enyaq. Seu departamento de automobilismo de fábrica é focado principalmente em ralis com o Fabia RS Rally2, que é bem representado por clientes no Campeonato Europeu de Rali da FIA e no FIA WRC2.
Fonte: Racecar Enineering