
Segundo John Dagys, da revista Sportscar365, as duas sessões de treinos livres de sexta-feira em Interlagos, sede das 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance da FIA no domingo, viram a introdução oficial do novo composto Eagle Hard da Goodyear, que é a única opção disponível para as equipes LMGT3 neste fim de semana.
***Mike McGregor, chefe de corridas de resistência da Goodyear, explicou que o programa de desenvolvimento do pneu incluiu 7.500 km (4.660 milhas) de testes envolvendo todos os nove fabricantes atuais do LMGT3 em uma ampla gama de circuitos, incluindo Almería, Barcelona, Paul Ricard, bem como o Circuito de Monteblanco, no sul da Espanha. Duas tentativas de teste em Spa-Francorchamps foram canceladas devido à chuva.
***McGregor indicou ainda que o pneu atual é composto por 33% de materiais sustentáveis, com o objetivo de aumentar esse número para 66% quando uma nova linha de pneus for lançada em 2027.
***O piloto da Porsche Penske Motorsport, Kevin Estre, disse que o Autódromo Jose Carlos Pace reformado “não mudou drasticamente” os níveis de aderência da pista, ao contrário do esperado inicialmente por vários competidores antes da corrida deste fim de semana, embora o francês tenha relatado algumas melhorias em termos de desgaste dos pneus.
***O Sportscar365 apurou que o circuito passou por duas etapas de recapeamento desde a última visita do WEC a Interlagos. O circuito foi completamente recapeado pela primeira vez antes do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em novembro passado. Trabalhos adicionais, supostamente realizados para solucionar reclamações de irregularidades, foram realizados em partes do circuito no início deste ano.
***Estre disse ao Sportscar365: “Para ser sincero, eles fizeram um bom trabalho nos solavancos e foram mais consistentes no asfalto, isso é certo. Mas em termos de aderência, não é uma grande diferença. É um pouco melhor, mas por outro lado, você vê que não há tanta borracha na pista, então talvez a pista evolua.”
***Quando questionado se eles poderiam utilizar o composto médio da Michelin durante toda a corrida, algo que ajudou a Toyota a vencer aqui no ano passado, o diretor de competição da Penske Racing, Travis Law, indicou que é muito cedo para chegar a essa conclusão.
***Law disse ao Sportscar365: “Acho que vamos avaliar à medida que as sessões forem avançando. Obviamente, todos estão analisando as mesmas coisas que nós. Na primeira sessão, atingimos nossas metas e objetivos para coletar os dados necessários para nos ajudar a tomar algumas decisões. Vamos ficar de olho nisso nos próximos treinos livres.”
***Mauro Barbieri, gerente de desempenho e regulamentos da Ferrari, disse aos repórteres que “não acha que veremos muitos pneus duros durante a corrida”, acrescentando: “O clima está nos deixando com temperaturas mais baixas e isso certamente vai na direção dos médios em detrimento dos duros”.
***Barbieri indicou ainda que a degradação dos pneus parece “ligeiramente menor” como resultado da nova superfície da pista, embora tenha indicado que as condições climáticas também podem ser um fator. “Se não me engano, também estamos enfrentando temperaturas mais baixas, o que ajuda”, disse ele. “Portanto, é difícil dissociar os dois efeitos. Mas, em geral, a pista parece mais rápida e com mais aderência. Um pouco mais suave em termos de ondulações. Os pneus parecem estar em melhor posição. Eles sofrem menos, parecem ter menos degradação.”
***A Porsche Penske liderou as duas sessões de sexta-feira em Interlagos, com Estre liderando uma sequência de 1-2 para a equipe no Treino Livre 2, em uma sessão que viu os Aston Martin Valkyries da Heart of Racing ficarem em quinto e oitavo lugares mais rápidos, marcando a primeira vez que ambos os carros entraram no top 10 em uma sessão do WEC.
***A Lei de Penske indicou que pode haver algumas “transições” de pessoal dentro da Porsche Penske de agora até o início do ano que vem, em meio às promoções recentes dele e do recém-nomeado presidente da Penske Racing, Jonathan Diuguid , que agora incluirão funções abrangentes nos programas IndyCar, WEC e IMSA WeatherTech SportsCar Championship da Penske.
***Ele disse: “Acho que vocês verão algumas mudanças ao longo do ano e discutiremos uma estrutura de longo prazo que garanta a sustentabilidade diária de ambos os programas. Vocês verão isso à medida que avançamos. Mas, por enquanto, tudo continua como sempre, com a revisão de cada fim de semana e a alocação das pessoas que achamos que estão em melhor situação para apoiar o fim de semana e alcançar nossos resultados e objetivos. Não é diferente do IMSA e do WEC; sempre temos alguns eventos crossover nesse sentido e os dividimos de acordo.”
***O diretor de fábrica da Porsche LMDh, Urs Kuratle, disse ao Sportscar365 que ainda não foi decidido se a equipe do WEC continuará como uma equipe de dois pilotos para o Lone Star Le Mans em setembro no Circuito das Américas, com feedback sendo buscado tanto da gerência da equipe quanto dos pilotos.
***Kuratle disse: “O COTA pode ser muito quente e aí se torna uma corrida muito física. Isso é algo que decidimos em conjunto com os pilotos. Não é apenas uma decisão da gerência. É também uma decisão dos pilotos. Ainda não está decidido, pois ainda há tempo. É possível que façamos isso com a dupla de pilotos.”
***A Ferrari 296 GT3 Vista AF Corse nº 54 sofreu um problema no eixo de transmissão, o que levou Francesco Castellacci a parar durante o TL1. O carro retornou à pista no TL2, onde se envolveu em contato com o BMW M Hybrid V8 nº 20 de Marco Wittmann na Curva 9, pelo qual Wittmann recebeu uma advertência.
***Enquanto isso, o gerente da equipe Ferrari AF Corse, Batti Pregliasco, revelou que a Ferrari 499P nº 50 sofreu um giro e danos na carroceria após uma colisão na Curva 1 com um dos carros BMW LMGT3 durante o TL1.
***O recém-coroado vencedor das 24 Horas de Le Mans, Robert Kubica, disse que recebeu uma demonstração de interesse da mídia maior do que o esperado após o triunfo dele, de Yifei Ye e Phil Hanson no clássico de resistência francês, apenas quatro semanas atrás.
***Kubica disse: “Estava movimentado, claro. Fiquei um pouco surpreso com a atenção que esta corrida está recebendo, mesmo fora do automobilismo. Nossa Le Mans deste ano não foi apenas uma corrida, foi bastante agitada e movimentada na semana seguinte, com alguns eventos e mídia. Mas é um bom preço a pagar se você vencer.”
***O BMW M4 GT3 EVO nº 31 da Equipe WRT está exibindo uma pintura especial nas cores da bandeira brasileira, não apenas para homenagear Augusto Farfus que corre em casa, mas também para arrecadar dinheiro para caridade, ajudando a financiar presentes de Natal para crianças menos favorecidas no Brasil, algo que está no coração de Farfus há vários anos.
***Farfus acrescentou: “É algo que venho fazendo há muito tempo. Isso foi além de um carro com pintura bonita. É bom mostrar isso e vamos torcer para que o amarelo e o verde nos tragam sorte no domingo.”
***O diretor da Heart of Racing Team, Ian James, revelou que ainda não pilotou o Aston Martin Valkyrie com especificações LMH, embora a previsão seja de que isso aconteça antes do final do ano. “Eu não pilotei este, pilotei o AMR Pro”, disse ele ao Sportscar365. “No inverno, vou tentar, quando fizermos um dos nossos shakedowns ou dias de filmagem. Tenho certeza de que darei algumas voltas ao volante. Temos muitas peças agora, então talvez seja seguro para mim sentar ao volante!”
***Um novo pacote gráfico (vídeo abaixo) estreará nas transmissões do WEC a partir deste fim de semana, com uma nova “identidade visual na tela” que incluirá dados em tempo real, entregues em um formato “simplificado e sem distrações”. As sessões classificatórias, por exemplo, serão mais fáceis de acompanhar com uma zona de eliminação Hyperpole claramente definida, apresentada em uma tela mais brilhante e ousada.
***O treino livre 3, que será transmitido ao vivo gratuitamente no canal do FIA WEC no YouTube, está programado para começar às 10h10, horário local (9h10 EST), seguido pela qualificação e Hyperpole, que começa às 14h45 (13h45 EST).