Lundqvist mantém-se atento enquanto a busca por uma oportunidade na IndyCar continua

por Racer

Linus Lundqvist está pronto para voltar a trabalhar na IndyCar Series, embarcar em um novo caminho na IMSA ou correr em ambos os campeonatos se puder criar oportunidades duplas para continuar.

O campeão da Indy NXT de 2022, que impressionou em algumas participações na IndyCar pela Meyer Shank Racing em 2023 e passou sua temporada de estreia na Chip Ganassi Racing em 2024, está em busca de uma nova sede para a equipe desde que a CGR reduziu seu quadro de cinco para três carros antes da temporada atual. Baseado em Indianápolis, o sueco tem sido presença regular nas corridas da IndyCar este ano, seguindo o mesmo caminho de seus antecessores, que buscaram vagas. Lundqvist leva seu capacete e equipamentos de segurança para estar pronto caso surja uma necessidade inesperada e conversa frequentemente com donos e gerentes de equipes para demonstrar seu interesse em participar de seus programas.

O emprego que ele tinha e busca recuperar tem mais oferta do que demanda, o que complicou as coisas para um profissional remunerado como o piloto de 26 anos. O Estreante do Ano da IndyCar de 2024 se saiu bem em sua única temporada com a CGR, conquistando a pole position em Road America e dois pódios no Barber Motorsports Park e no oval da WWTR em Gateway, que ele espera usar como um lembrete do que pode oferecer.

“Estou obviamente triste por não correr este ano, mas estou fazendo tudo o que posso para voltar a ter uma vaga”, disse Lundqvist à Marshall Pruett, da revista Racer. “Eu amo a IndyCar. Quero estar aqui e sinto que mostramos que merecemos mais um ano na categoria. Então, esse tem sido meu principal objetivo e é para isso que tenho me esforçado. Não consegui este ano, mas é aí que está todo o foco para o ano que vem, tentar voltar ao grid.”

Também entrei em contato com algumas equipes da IMSA este ano e espero participar de algumas corridas ainda este ano. Ao mesmo tempo, estou conversando com as equipes da IndyCar, porque o que eu quero principalmente é permanecer na IndyCar. Estou presente em todas as corridas que estão próximas da Indy, e estou com meu capacete na mão, pronto para o caso de alguém precisar de ajuda.

Lundqvist espera atrair o interesse de uma equipe que queira se desenvolver em torno de um jovem piloto e queira demonstrar suas capacidades em um simulador ou em um teste de pista.

“Sei que os testes são muito restritos, então não é a coisa mais fácil de fazer quando você quiser”, disse ele. “Então, estou aberto a qualquer coisa que possamos fazer juntos para ver se é a melhor opção. Quando percebi que não pilotaria em tempo integral este ano, me propus a estar em quase todas as corridas e pronto para as corridas. Isso significa estar física e mentalmente pronto para pilotar quando quiser; imediatamente, se for o caso.”

Até que isso aconteça, Lundqvist vem chegando em pistas como a rodada dupla deste fim de semana no Iowa Speedway como se fosse entrar em um carro na sexta-feira para começar a sessão de treinos de abertura no oval de 1,490 km.

“Algumas pessoas podem achar que parece bobo ou estúpido, mas eu me preparo para o evento a ponto de trabalhar como se estivesse correndo neste fim de semana”, disse ele. “Então, estou revisando minhas anotações, revisando tudo o que aprendi no ano passado e trazendo tudo para este fim de semana, para estar realmente preparado.”

“É gastar muito do meu tempo fazendo isso, o que nem sempre é divertido, porque você está se preparando para algo que, pelo menos até agora, ainda não aconteceu. Mas também digo a mim mesmo que tenho uma oportunidade, sei que neste setor você só tem uma chance de mostrar o que tem. Então, vou tentar me manter o mais preparado possível e atualizado caso essa oportunidade apareça novamente.”

Não é só ficar em casa, no sofá, esperando o telefone tocar. É muito mais sobre estar pronto, em forma, treinar todos os dias, manter a forma e repassar tudo o que aprendi no ano passado, como faria se soubesse que correria todo fim de semana.

Você também pode gostar