Não há melhor altura do que agora para o programa WRT BMW

por Racer

Nesta mesma época do ano passado, a WRT se preparava freneticamente para enfrentar um dos maiores desafios de sua história. Hoje, a equipe belga luta pelo título do Campeonato Mundial de Endurance com a BMW, enquanto simultaneamente constrói uma operação competitiva na categoria GTP da IMSA – conquistando vitórias importantes em ambos os lados do Atlântico nesse processo.

A dimensão dessa transformação, de competir apenas na categoria Hypercar para competir tanto na Hypercar quanto na GTP, talvez seja melhor capturada pelas palavras do chefe da equipe WRT, Vincent Vosse: “Há um ano, não tínhamos ferramentas, caminhões, pessoal, nem oficina. Começamos do zero.”

Esse é o contexto do que a WRT conquistou nos últimos 12 meses. Sua primeira temporada competindo tanto na GTP quanto na Hypercar com a BMW não foi perfeita, principalmente na IMSA, mas a trajetória é inegável. No WEC, a BMW deu o maior salto de qualidade entre todos os fabricantes da categoria principal nos últimos 12 meses, em seu terceiro ano na Hypercar. Com dois motores M Hybrid V8 atualizados, ostentando um novo pacote aerodinâmico, a WRT entrou na briga com a Toyota e a Ferrari, tornando-se a principal equipe de fábrica a competir com um protótipo com especificações LMDh.

As vitórias em Spa e São Paulo foram os destaques da temporada até agora, embora também tenha havido outros momentos memoráveis. A equipe chegou perto de vencer Le Mans pela primeira vez desde o final dos anos 90, antes de conquistar um lugar no pódio em Fuji no último fim de semana, graças a uma estratégia de última hora.

A BMW conseguiu se recuperar e voltar à disputa pelo título ao longo da temporada do FIA WEC. James Moy Photography/Getty Images

Faltando duas corridas para o fim, a equipe permanece na disputa pelos títulos de pilotos e construtores da Hypercar. Isso teria parecido improvável no início da última pré-temporada.

Em 2025, a BMW terminou em um distante quinto lugar no campeonato de construtores, sem nenhuma vitória e com apenas dois pódios no início da temporada. Hoje, o M Hybrid V8 é presença constante na ponta do grid dos Hypercars, e a WRT passou de uma equipe em busca de reconhecimento para uma verdadeira candidata ao título.

O programa IMSA GTP conta uma história um pouco diferente, mas a dimensão da tarefa deste ano não deve ser subestimada.

Após a separação da BMW da RLL, a WRT recebeu a incumbência, em cima da hora, de assumir as operações da fabricante no IMSA GTP. Teve que construir uma nova equipe em um período extremamente curto e, em seguida, estreá-la nas 24 Horas de Daytona, em janeiro.

Os resultados ainda não atingiram o mesmo patamar da campanha da WRT no WEC, mas o progresso tem sido constante. E para comprovar que o programa está em ascensão, basta observar a Battle on the Bricks do mês passado em Indianápolis, onde conquistou sua primeira vitória após uma ultrapassagem de Sheldon van der Linde no final da prova.

Para Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport, esse sempre foi o objetivo maior, já que a América do Norte continua sendo um mercado chave para a fabricante.

“O motivo pelo qual queríamos fazer a mudança (da RLL para a WRT na IMSA GTP) era para acelerar todo o programa Hypercar”, diz ele, refletindo sobre o assunto. “Já começamos isso em 2025 com Sheldon (van der Linde) e Dries (Vanthoor), para que os pilotos participassem dos dois campeonatos, acelerando o desenvolvimento dos pilotos e criando sinergias.”

“O começo não foi fácil, pois a decisão sobre como prosseguiríamos com o campeonato IMSA foi tomada em cima da hora pela BMW, então demos à WRT um prazo muito curto para se organizar. Mas, por outro lado, foi incrível ver o que eles construíram em tão pouco tempo, montando uma equipe a tempo de competir nas 24 Horas de Daytona, o que não é a maneira mais fácil de começar.”

“Por isso fiquei extremamente feliz no final da corrida em Indianápolis, vendo o carro nº 24 vencer e tudo se encaixando. Alcançamos nossas expectativas? Sim. Unimos os dois programas o máximo possível. Temos um grupo central que trabalha basicamente em ambos os campeonatos, e não há atritos.”

“Isso também ajudou o programa WEC, porque permite gerar, compartilhar e analisar mais dados e informações com maior rapidez. Tudo está caminhando na direção certa, com as mudanças e adaptações que fizemos.”

Essa troca de conhecimentos entre os dois programas já está produzindo benefícios tangíveis.

O mais recente pódio da WRT no WEC em Fuji foi um exemplo particularmente claro disso. A equipe optou por uma parada apenas para reabastecimento antes da última relargada, ganhando posições na pista e garantindo um bom resultado para coroar um fim de semana difícil. A estratégia foi moldada em parte pelo que a equipe aprendeu competindo na IMSA.

“Tomamos uma boa decisão estratégica no final da corrida (reabastecer apenas antes da última relargada, para ganhar posição na pista). Como chegamos a isso? Graças à IMSA, porque aqui, o combustível é tudo, e ter a oportunidade de praticar isso todo fim de semana na IMSA nos ajuda no WEC”, diz Vosse.

Esse é talvez o aspecto mais significativo da primeira temporada da WRT na América do Norte. Mesmo para uma equipe que tem sido uma potência nas corridas de GT e protótipos na Europa na última década, competir na IMSA tem sido uma experiência de aprendizado.

Embora os carros possam ser fundamentalmente idênticos nas categorias Hypercar e GTP, os campeonatos não são. IMSA e WEC têm identidades próprias. Eles diferem na estrutura de classes, formatos de corrida, processo de Balance of Performance (BoP) e na forma como as corridas são gerenciadas. Chegar de paraquedas na América do Norte e enfrentar imediatamente equipes já estabelecidas na GTP nunca seria fácil.

“Na IMSA, o desafio é criar oportunidades”, explica Vosse. “Você precisa estar no lugar certo, na hora certa, com a quantidade certa de combustível. Não é fácil conseguir isso! Não dá para prever tudo o que vai acontecer. Não tivemos grandes dificuldades; só precisamos de experiência. As equipes que estão na frente… quanta experiência elas têm? Isso diz tudo.”

“Quando você começa uma corrida, ou uma temporada, você quer vencer, certo? Mas eu esperava vencer imediatamente? Não. Eu queria vencer? Sim. Se não acontecesse este ano, não seria o fim do mundo. Foi muito bom, no entanto, vencer em Indianápolis e fazer isso com estilo.”

“De qualquer forma, independentemente do que acontecesse nesta temporada, construir o programa foi a maior conquista, mais até do que a vitória em Indianápolis.”

Essa distinção é importante. A vitória em Indianápolis foi o resultado principal, mas a verdadeira conquista foi a criação da infraestrutura e dos processos necessários para operar um segundo programa de protótipos de fábrica em Charlotte, a milhares de quilômetros de sua sede principal em Liège. E agora a WRT tem a oportunidade de expandir esse sucesso.

Aprimorar as táticas e a execução das paradas nos boxes trouxe ganhos para a WRT tanto no IMSA quanto no WEC. Michael Levitt/Lumen via Getty Images

Antes da retomada das disputas pelo título do WEC em Barcelona, ​​ainda este mês, a final da IMSA deste sábado oferece à WRT mais uma oportunidade de dar um passo adiante antes de o foco se voltar para a segunda temporada na IMSA GTP. O principal objetivo é alcançar maior consistência nos resultados.

“O que nos faltou um pouco este ano foi consistência. Começamos com um bom resultado em Daytona, mas depois Sebring e Long Beach foram decepções. Eu conseguia nos imaginar vencendo lá, mas essa parte da temporada foi difícil”, diz Vosse.

“Seria arrogante dizer que no ano que vem estaremos no mesmo nível de uma equipe como a Penske, mas esse é o desafio. Não aceito ficar parado. Para nós, avançar significa lutar por pódios em todas as corridas, mesmo quando o Balance of Performance (BoP) não estiver a nosso favor.”

“No WEC, esta é a área em que avançamos este ano. No WEC, se você não conseguir acertar todos os detalhes, não consegue vencer. Muitos carros rápidos não venceram corridas este ano. Quando você vê o nível de operação lá, percebe que não dá para comprar seu lugar ou seus resultados. Você tem que trabalhar para isso.”

O motor M Hybrid V8, por sua vez, oferece mais uma camada de estabilidade para 2027. A plataforma não deve receber outra grande atualização no próximo ano, e Roos descarta a possibilidade de usar outro Evo Joker na entressafra. Na opinião dele, “ainda há potencial no carro”.

“O Evo que desenvolvemos provou funcionar bem este ano”, diz ele. “Acho que ainda existem algumas áreas em que podemos melhorar o pacote atual e, nos bastidores, estamos trabalhando em tópicos nos quais vemos como podemos ser melhores no futuro, mas não há nada previsto para o próximo ano.”

Para a WRT, isso cria algo que ela não tinha há um ano: uma base sólida. Depois de um ano construindo um programa na IMSA do zero, enquanto tentava reverter a situação da BMW no WEC, ela pode entrar em 2027 com operações estabelecidas em ambos os campeonatos, um conjunto comum de conhecimento e experiência e um protótipo capaz de vencer corridas.

“É uma sensação ótima saber que uma marca como a BMW me permitiria fazer isso – começar do zero, montar tudo”, diz Vosse. “É graças às pessoas que me cercam que conseguimos. Agora temos dois grandes programas e estamos vencendo corridas.”

“Claro que há espaço para melhorias, mas isto é automobilismo. O WEC está indo bem, e o que estamos aprendendo é como sermos bons na IMSA. Acho que estamos chegando lá. Ainda há trabalho a fazer, mas estamos chegando lá.”

Voce pode gostar também