Thunderbird

by Gildo Pires

Thunderbird

De carro esporte a carro de corrida, o Thunderbird tem uma história longa e linda

O Ford Thunderbird foi a ideia de dois homens – George Walker e Louis D. Crusoe. O carro nasceu da ideia de que a Ford Motor Company deveria ter um veículo mais esportivo como parte de sua linha automobilística. Essa ideia foi perseguida pela empresa que decidiu buscar um “verdadeiro carro esportivo da Ford” para o ano modelo de 1955.

As diretrizes iniciais exigiam um carro aberto para dois passageiros com teto de lona que faria uso máximo dos componentes de produção padrão. Os objetivos do projeto incluíam um peso de 2.525 libras, um motor Interceptor V-8, uma distribuição de peso equilibrada, aceleração melhor que a da concorrência e uma velocidade máxima de mais de 160 quilômetros por hora. O novo carro esportivo da Ford também deveria manter as características e a identificação do produto Ford na medida necessária para uma associação imediata com o carro de produção padrão.

Enquanto a produção do carro estava quase concluída, a Ford teve um problema – eles não tinham um nome para seu novo carro esportivo. 5.000 nomes para o veículo foram sugeridos, incluindo Beaver, Detroiter, Runabout e Savile. Esses nomes não impressionaram a equipe que trabalhava no carro esportivo. Crusoé ofereceu um terno de US$ 250 para quem pudesse fazer melhor. O estilista da Ford, Alden Giberson, aceitou o desafio e recomendou o nome que a equipe usaria – Thunderbird.

Ford Thunderbird 1955

A primeira aparição do Thunderbird foi em 20 de fevereiro de 1954 no primeiro salão de automóveis do pós-guerra de Detroit. O veículo apresentava um conceito mais pessoal do que um carro esportivo com sua característica de dois lugares e construção que lhe permitiria esculpir seu próprio nicho no mercado de veículos existente. O primeiro Thunderbird saiu de linha na fábrica de montagem de Dearborn em setembro do mesmo ano. Com um preço entre US $ 2.695 e US $ 4.000, o veículo foi um sucesso imediato, com os compradores descrevendo o carro como um “construtor de moral que é muito divertido e esportivo de dirigir”.

O veículo evoluiria ao longo de seu tempo de produção. As mudanças incluíram o aumento dos recursos de segurança, adicionando mais opções de motor, bancos elétricos Dial-O-Matic, um rádio que ajustava automaticamente o volume em proporção à velocidade do motor, adicionando a opção de quatro assentos, aumentando o espaço interno do veículo, um teto de linha plana, uma janela traseira e muitos outros recursos.

Ford Thunderbird 1955

O veículo também foi adaptado em um pacote especial de corrida que foi usado no automobilismo. O Thunderbird apareceu na NASCAR em 1959 e venceu seis corridas na primeira divisão naquele ano. O Thunderbird reestilizado de 1982 chegou à cena da NASCAR naquele ano e, desde então, venceu 150 corridas na primeira divisão da NASCAR, incluindo quatro vitórias no Daytona 500. Além disso, peças do Thunderbird foram ajustadas e usadas em outros projetos de desempenho para a Ford Motorsports.

O design do Thunderbird continuou a ser ajustado e evoluiu ao longo das décadas em que esteve no mercado. O Thunderbird cessou a produção em meados da década de 1990, mas uma Heritage Edition foi criada no início dos anos 2000. O veículo comemorou seu 50º aniversário em 2005, apesar de não ser totalmente produzido por cinquenta anos. Nesse mesmo ano, a Ford Motor Company anunciou que o Thunderbird seria descontinuado e a placa de identificação colocada em hiato.

No entanto, o veículo deixou um legado pela sua velocidade, agilidade e depois pelo seu luxo e conforto. O Thunderbird ou T-Bird foi referenciado na cultura pop regularmente mostrando o significado cultural do veículo. O veículo mostrou a capacidade da Ford Motor Company de criar seu próprio nicho e construir algo único.

Meus agradecimentos a Ford.

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