Jeep Compass 2022

por Stellantis

As SUVs no Brasil representam hoje mais de 25% do mercado nacional de veículos, número que não dá sinais de diminuir num futuro próximo, muito pelo contrário, as expectativas pelo lançamento dessas “queridinhas” do mercado parecem apenas aumentar. É nesse contexto, que surge um novo Norte no setor automobilístico: O Jeep Compass 2021!

O Jeep Compass é um lançamento há muito aguardado, principalmente pelos rumores de sua nova motorização. Desde o lançamento do primeiro Jeep Compass, vários paradigmas internos e externos foram quebrados, ele foi um dos primeiros modelos de automóvel do Grupo Chrysler a oferecer versões com transmissão continuamente variável (Câmbio CVT) fabricada pela Jatco, além disso era disponível com tração dianteira na versão 4×2, algo normal hoje em dia, mas inimaginável para um Jeep mais de uma década atrás.

No Brasil o Compass foi lançado em sua segunda versão em 2016, produzido na fábrica da FCA em Goiana no estado de Pernambuco e pouco tempo após o seu lançamento desbancou todas as outras SUVs, tornando-se líder de vendas em sua categoria médio porte.

Quando foi lançado, o Compass vinha com dois tipos de motorização sendo um 2.0 turbo-diesel e um 2.0 Flex (etanol e gasolina). O modelo remetia as formas do Jeep Cherokee, com linhas robustas que transmitiam um espírito aventureiro. Contudo, apesar de sua motorização de 2.0 litros, o seu desempenho carecia de algo um pouco mais forte. Foi pensando nessa carência em desempenho, e em proporcionar uma boa economia de combustível para seus clientes, que a Jeep lança o novo motor 1.3 turbo Flex no Jeep Compass.

Tivemos o privilégio de receber em primeira mão a nova versão do Jeep Compass 2022 com seu incrível novo motor, que produz mais de 180 CV e tem um torque superior a 27knf,  com promessa de consumo de 14Km/L na cidade.

Logo que o Compass chegou ao Canal o que mais chamou a atenção foi sua pintura. Mesmo existindo diversas variantes excepcionais de pintura, destacam-se a cinza e preta – versão testada pelo Canal – a verde e preta e a azul. Cores que remetem aos carros de combate da Marinha, Exercito e Aeronáutica e, mesmo não podendo afirmar que essa era a intenção da Jeep, as cores são de extremo bom gosto e destacam muito a linha do carro, além disso, a referência à carros de combate confere um ar audacioso ao bólido.

Além da pintura, pouco mudou na parte externa do Compass. Todavia, destacam-se a alteração dos para-choques, a incorporação de full lead no grupo ótico, incluindo os farois auxiliares.

 Na traseira permanece a saída do escapamento com ponteira dupla (ponto positivo do carro) e uma nova logo na tampa traseira que lê “T270”, com o T significando turbo – em menção ao novo motor 1.3 litros turbo – e o 270 ao torque do motor.

A primeira montadora a colocar o torque do carro na tampa traseira foi a Volkswagem e a Jeep adotou a mesma estratégia para evidenciar o novo motor 1.3 que equipa o Compass 2022, que tem mais torque e pontencia do que o antigo motor 2.0. O novo motor é um quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro e um turbo compressor, programado para ter pouco turbo-lag e dar o máximo de desempenho com baixo consumo de combustível.

Ao dirigir o Compass, o carro mostrou outro apetite, muito maior do que o antigo motor 2.0, o carro é bom nas subidas, nas retomadas de velocidade e nas ultrapassagens. Segundo a Jeep, é o melhor motor turbo flex produzido no país contando com 185 CV de potência, no etanlo, e 27,5 kgf de torque.

 Os freios são discos nas quatro rodas que garantem parada eficiente, ainda mais com suas rodas e pneus esportivos que são itens de série na versão top de linha testada.

Em seu interior, o bólido ficou muito mais requintado,

 com o tabelier em material que imita couro, alumínio e pintura que remetem à fibra de carbono e vários itens em black piano e alumínio, como os botões do painel.

O console possui uma incrível tela de 10 polegada equipada com uma conectividade sensacional, rede wi-fi, GPS, entre outros mimos.

 

O painel do carro é programável, dessa forma o condutor pode colocar ou tirar a informação que ele julgar mais necessária, assim como configurar o display para o lay-out que melhor convir.

Além disso, o Compass vem equipado com start stop, assistente de saída, assistente de frenagem, indicador de ponto cego, sensor de troca de faixas, indicador de aproximação, controle de estabilidade, carregador de celular por indução,

não descartando a presença de diversas entradas USB para passageiros do banco dianteiro tanto quanto traseiro.

 Destaca-se uma tomada padrão tipo N, a mesma de residências e escritório brasileiros. Além disso, equipa o Compass auto-falantes Premium Beats

 e o sistema Adventure Intelligence, este último possibilita o download de um aplicativo no celular que confere ao dono a maior sorte de controles de forma remota, ou seja, mesmo distante do Compass o dono pode ligar ou desligar o carro, ligar o ar condicionado, obter a localização real do veículo, saber quando será a proxima revisão ou quanto tem de combustível no tanque.

Sendo uma das melhores compras na categoria o Compass está disponível em 4 versões que possuem preços variando de R$139.000,00 a R$187.000,00.

Fotos: https://compass.jeep.com.br/

You may also like