Por Mark Glendenning
Haverá 16 vagas no grid separando o Championship 4 quando a bandeira verde for acenada para a decisão do título da NASCAR Cup Series no domingo em Phoenix, mas todos estão confiantes em suas chances.
“Sim”, disse Joey Logano, da Team Penske, quando perguntado se ele sentia que o campeonato era dele. “Sinto que nosso carro é forte. Fizemos um bom trabalho na qualificação, nos sentimos fortes sobre nossa equipe e nos sentimos realmente sólidos sobre esse tipo de situação de pressão. Estamos apenas executando nosso plano. Tivemos duas semanas para montar nosso plano; só temos que executá-lo da melhor forma que pudermos agora.”
A confiança de Logano no dever de casa que a equipe nº 22 fez antes deste fim de semana foi reforçada por ele ser o melhor classificado entre os candidatos ao título. Ele sairá do segundo lugar no grid após ser superado por Martin Truex Jr.
“Eu disse a semana toda, sinto que tivemos a vantagem”, ele disse. “Sinto que estamos em uma ótima posição. Obviamente, muitas coisas podem acontecer daqui, mas quando você olha para o que conquistamos hoje, obtendo uma sólida posição inicial, isso é algo de que devemos nos orgulhar, mas também é exatamente o que estávamos tentando fazer. Estamos confiantes. Esta equipe de corrida faz isso há muito, muito tempo. Estamos sólidos sobre onde estamos. Quando você se prepara para o que está por vir, é fácil se sentir confiante.”
Logano está atrás de sua terceira coroa da Cup Series, enquanto o companheiro de equipe da Penske, Ryan Blaney, está procurando adicionar uma segunda à que ele ganhou no ano passado. Blaney triunfou no ano passado partindo da 15ª posição no grid – uma experiência na qual ele pode se apoiar desta vez após qualificar o Ford nº 12 em 17º.
“Nossa volta não foi boa, só fiquei muito livre na Curva 1 e meio que estraguei tudo e não consegui realmente voltar”, disse Blaney. “Fiquei surpreso, honestamente, que ele correu o que correu para o quão solto eu fiquei.
“Acho que o carro é muito bom. Ainda é bom ter um pit stall decente e coisas assim. Vamos apenas fazer como podemos fazer amanhã; tentar trabalhar nas primeiras voltas e então começar a marchar para frente. Bem parecido com o ano passado – espero que termine do mesmo jeito e possamos avançar pelo campo. Acho que o carro de corrida é bom o suficiente para onde espero que possamos fazer isso acontecer.”
Começando aproximadamente no meio do caminho entre as duas equipes da Penske que disputam o título estão seus dois rivais, liderados por William Byron, da Hendrick Motorsports, em oitavo.
“Acho que temos [um carro bom o suficiente para vencer]”, disse ele. “É uma droga; simplesmente não consegui a segunda volta que queria na segunda rodada (de qualificação), então fiquei chateado com isso. Estou muito bem com nosso carro de corrida, sendo o primeiro a escolher o pit, o que é ótimo. Animado com todas essas coisas, e só [tenho que] fazer uma boa largada para a corrida. É uma corrida tão longa; vai ser só chegar ao final e ter o que você precisa lá.”
Tyler Reddick estará imediatamente atrás dele no grid de largada após qualificar o No. 45 23XI Toyota em 10º. Ele suportou a viagem mais estressante na qualificação dos quatro concorrentes após ficar por pouco em uma posição entre os cinco primeiros na rodada de abertura.
“Na primeira rodada, obviamente nós mal conseguimos entrar; fizemos o suficiente lá”, ele disse. “Naquela segunda volta, eu não esperava que ele perdesse tanto tempo de volta da primeira rodada, e quando você sai com o primeiro carro, você está meio que saindo do que precisa fazer, e a última coisa que pensei foi que ele perderia tanto em todos os aspectos. Definitivamente, gostaria que pudéssemos ter isso de volta.
“Estamos lá com William; Joey está um pouco mais à frente, obviamente, mas tivemos um dia muito sólido.”
Reddick chegou à classificação depois de uma sequência decepcionante nos treinos de sexta-feira, mas está otimista de que a equipe conseguiu levar o carro onde ele precisa estar.
“Houve momentos nos treinos em que nosso carro estava fazendo o que queríamos que ele fizesse”, disse ele. “Em geral, a velocidade de partida não estava realmente lá. Temos conversado sobre isso e elaborado um plano para domingo. Indo para a corrida, tenho um bom senso de direção para o que preciso focar e o que nós, como equipe, precisamos acompanhar no carro de corrida.”
Fonte: Racer.com