Por Patrick George
Não é segredo que o Grupo Volkswagen não teve um momento incrível em 2024. Ele tem lutado com vendas em queda na China, antes seu maior mercado, enquanto enfrenta intensa competição chinesa em casa. Ele está encarando fechamentos de fábricas e demissões à medida que os custos aumentam. Enquanto isso, a indústria automobilística elétrica da China está avançando enquanto outras partes do mundo entram no modo “esperar para ver”.
Mas hoje em Xangai, a Audi mostrou que não está aceitando essa situação de braços cruzados. Conheça seu mais novo conceito e marca: o Audi E Concept, da AUDI . Sim, tudo em letras maiúsculas “para sinalizar tanto a conexão quanto a diferenciação da marca irmã”, que neste caso seria simplesmente Audi. Embora essa seja certamente uma decisão de marca estranha que me lembra um pouco aquele velho meme de Marc Jacobs , o conceito em si parece ótimo, as especificações são impressionantes e sua missão é extremamente clara: chegar na China antes que seja tarde demais.
Conceito AUDI E
“Ao lançar esta nova marca para modelos elétricos e inteligentes na China, a Audi está abrindo novos caminhos para explorar novos segmentos de clientes mais experientes em tecnologia”, disse o CEO global da Audi, Gernot Döllner, em um comunicado à imprensa. “Os próximos modelos são voltados para um novo segmento de clientes promissor e simultaneamente exigente. A cooperação expandirá ainda mais o portfólio de veículos elétricos a bateria da Audi na China e acelerará a transformação da empresa no maior mercado do mundo.”
O que está claro é que esse conceito elétrico é da China e para compradores chineses. Isso porque apelar para esse grupo se tornou um problema persistente para as montadoras ocidentais que antes pensavam que o maior mercado de carros do mundo seria uma espécie de vaca leiteira permanente. Ultimamente, esse não tem sido o caso. As montadoras chinesas nacionais não só avançaram dramaticamente em tecnologia de EV e bateria, mas também sabem como apelar para os gostos e preferências muito particulares dos proprietários de carros chineses: sem botões, muita iluminação interna, telas grandes, toneladas de tecnologia conectada e recursos de conveniência e muito mais. Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.
Não é de se espantar então que a Audi tenha feito uma parceria com a SAIC da China para este, que também inclui uma plataforma elétrica inteiramente nova chamada Advanced Digitized Platform. Isso deve gerar pelo menos três novos EVs de tamanho normal e médio, todos chegando ao mercado 30% mais rápido para igualar a velocidade relâmpago das outras montadoras da China.
Conceito AUDI E
“O novo programa conjunto oferece o melhor dos dois mundos no desenvolvimento automotivo. Ele combina os pontos fortes da Audi com a velocidade de inovação da SAIC”, disse a montadora em um comunicado à imprensa. “A Audi traz know-how em produtos e design premium, desenvolvimento geral de veículos e engenharia para a mesa. A SAIC oferece inovações rápidas, um ecossistema de tecnologia bem estabelecido e profundo insight sobre as demandas do mercado local.”
E o Audi E Concept está no lado do tamanho normal das coisas. É um pouco mais longo do que um crossover Audi Q6 E-Tron , quase tão largo e mais baixo e mais elegante no geral. A grade é uma mudança radical de tudo o que a Audi fez no passado, abandonando o icônico logotipo de quatro anéis pelo nome em letras maiúsculas. (Eu também diria que parece um pouco mais interessante do que a linguagem de design atual e excessivamente exigente da Audi.)
Conceito AUDI E
As especificações são onde ele realmente brilha. O carro conceito tem uma bateria de 100 kWh e tração nas quatro rodas com motor duplo, estimado em 700 km (435 milhas) de alcance elétrico no generoso ciclo de testes CLTC da China. Ele tem uma arquitetura de 800 volts e pode supostamente adicionar impressionantes 230 milhas de alcance em 10 minutos. Ele também é rápido, com 764 cavalos de potência e um tempo de zero a 60 mph de 3,6 segundos.
Por dentro, motoristas e passageiros têm uma tela curva 4K “pilar a pilar”, espelhos digitais, pouquíssimos botões e uma configuração de software “AUDI OS” com reconhecimento facial, um assistente virtual de IA e outros recursos de tecnologia personalizáveis. Em suma, parece algo da Xiaomi ou Nio, mas da Audi.
Conceito AUDI E
E é exatamente esse o ponto. É por isso que a Audi queria se juntar à SAIC em primeiro lugar. Enquanto ainda está aumentando os EVs modernos para clientes nos EUA e na Europa, para competir na China, ela precisa jogar o mesmo jogo que esses concorrentes estão jogando agora. Lembro-me de uma época em que um modelo específico para a China significaria gráficos de dragão constrangedor e coisas assim; agora, as montadoras estão se atualizando depois de terem ultrapassado a tecnologia.
Esses modelos Audi E chegarão à Europa e aos EUA? Dada a reação atual com tarifas e repressões sobre software , acho o último especialmente improvável. Mas eu gostaria que a Audi encontrasse alguma maneira de fazer essa tecnologia chegar a outros lugares, porque ela definitivamente parece estar em uma liga diferente.
Fonte: InsideEVs