Por Patrick George
Muitos críticos não ficaram felizes com a decisão da Ford de usar hardware do Grupo Volkswagen para o novo Explorer EV e Capri EV (ou como este último parece, embora eu mesmo ache peculiar o suficiente para ser interessante). Mas essa mudança ajudou a Ford a obter uma posição elétrica na Europa, onde ela diz que ainda tem planos de longo prazo . E aqui está a outra surpresa: o Explorer EV é realmente muito bom.
Uma nova análise em vídeo dos nossos amigos do Out of Spec revela como este Explorer — que é um animal completamente diferente do Explorer com especificações dos EUA, que é maior e movido a gasolina — cria uma identidade que é muito mais única do que ser apenas um Volkswagen ID.4 renomeado . Ele pode usar a plataforma MEB daquele carro, mas na verdade é construído na fábrica da Ford em Colônia, Alemanha.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.Inscrever-sePara mais informações, leia nossa
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O que isso lhe dá? O anfitrião William explica que seu testador tem uma bateria de 79 kWh (utilizável) com uma taxa de carga de pico respeitável de 185 kW, tração nas quatro rodas com motor duplo e um alcance WLTP de 329 milhas. Mas a Ford tentou fazer o carro diferente do ID.4 para evitar essa competição direta — ele é mais curto e mais largo do que aquele carro, maior do que um ID.3, mas relativamente compacto no geral. Não é o que você pensa quando imagina um “Explorer”, mas é isso que o torna interessante.
“Pessoalmente, acho que o carro parece absolutamente deslumbrante”, diz William, elogiando o tom de azul do seu testador também. Por dentro, é bem especial também: seu testador tem assentos de couro com costura de diamante e outros toques de luxo.
Por dentro, o Explorer EV tem uma versão diferente dos interruptores de toque capacitivos sem botões da VW, que usamos com resultados mistos aqui. Ele também sofre com os frustrantes dois botões para interruptores de janela. Mas o mais interessante é que o Explorer EV tem uma tela de toque móvel que pode ser colocada mais vertical ou mais plana. E também integra o software e a experiência do usuário da própria Ford, incluindo acesso à sua rede de carregamento Blue Oval. O mais recente ID.4 da VW (nas versões superiores, pelo menos) recebeu recentemente uma boa atualização de software , mas o sistema da Ford parece ser pelo menos tão bom, se não melhor.
Então, como ele dirige? Muito bem, e similar ao ID.4, na verdade — a primeira vez que William faz essa comparação direta aqui. Ele é AWD aqui, mas com tração traseira, então é razoavelmente divertido na maioria das condições. A suspensão é ajustada para ser mais parecida com a da Ford, diz William, embora ele não tenha conseguido definir bem o que isso significa. O lado positivo: “Ele definitivamente tem alguma potência”, ele diz, “Frenagem incrível”.
O Explorer EV se sairia bem o suficiente na América? William acha que sim, embora eu ache que ele seja tão próximo em tamanho do Mustang Mach-E — além de todo o incentivo chato e as coisas de tarifas em torno de onde ele é feito — poderia torná-lo uma venda mais difícil aqui em alguns aspectos. Por outro lado, sempre há um mercado aqui para um crossover EV de tamanho médio decente, e muitas pessoas podem gostar de um Ford elétrico que pareça e se sinta um pouco mais “popular” do que o Mustang focado em desempenho.
Uma pergunta melhor pode ser esta: o Explorer EV é discretamente o melhor Volkswagen elétrico até agora? Na minha experiência, o sedã ID.7 é difícil de bater, mas com o software próprio da Ford e alguns toques exclusivos, este carro prova que o compartilhamento de plataforma pode fazer muito sentido se for feito corretamente.
Fonte: InsideEV