Honda ZR-V: um rival do Qashqai com uma pitada de talento Honda

por Honda

As pessoas não querem mais hatchbacks. As pessoas querem SUVs. No momento da redação deste artigo, os crossovers altos, como o Kia Sportage e o Nissan Qashqai, representavam cerca de 56% de todos os carros novos vendidos no Reino Unido – e os gráficos de vendas sugerem que ainda há espaço para o crescimento do mercado. Portanto, a Honda não teve escolha a não ser entrar na onda dos SUVs híbridos .

O Honda ZR-V é o mais novo concorrente em campo. Ele foi projetado para preencher a lacuna de papel fino entre o HR-V e o CR-V – e promete um interior premium, números de economia de combustível impiedosamente eficientes e uma experiência de direção nítida. A questão é, pode entregar? Os SUVs melhoraram drasticamente nos últimos 10 anos, mas mesmo os melhores lutam para igualar seus carros irmãos sedan e hatchback quando se trata de economia de combustível e desempenho.

Mas a Honda deu ao ZR-V um pedigree fantástico porque é baseado na mesma plataforma do premiado Civic hatchback . Por causa disso, há muitos paralelos entre os dois carros – eles compartilham o mesmo layout de painel, configuração de infoentretenimento e powertrain – então o ZR-V deve ser bom, certo?

Bem, vá direto ao ponto! Ele dirige bem?

Sim. Não é tão bom quanto o Civic no qual se baseia, mas isso é de se esperar porque carrega muito mais peso em uma suspensão mais alta. Ainda assim, é um dos carros com melhor dirigibilidade em sua classe, superando confortavelmente Kia Sportage e Nissan Qashqai em termos de capacidade de curvas e engajamento do motorista.

Estamos impressionados com a precisão da suspensão do Honda ZR-V. É confortável sem ser chato. O controle do corpo é tenso o suficiente para não fazer você se sentir mal em uma estrada secundária ondulada, mas é flexível o suficiente para abafar a maioria dos buracos, juntas de expansão e tampas de drenagem. Isso se deve em parte à escolha das rodas da Honda – cada ZR-V vem com liga leve de 18 polegadas como padrão, o que significa que os pneus são grossos o suficiente para absorver parte do solavanco antes de passá-lo para a suspensão.

Também gostamos da direção. É um pouco leve no modo de direção padrão do carro, mas se firma bem no modo Sport – e é sempre preciso. Não há folga no centro e o sistema de assistência de manutenção de faixa da Honda também não é muito intrusivo.

Revisão do Honda ZR-V (2023): frente três quartos de curvas, ângulo baixo, curva à esquerda, pista rural, branco

Os freios são um pouco macios demais para o nosso gosto, mas isso faz parte do território de um carro híbrido. Como o Civic, o Honda ZR-V depende mais de seus motores elétricos para propulsão do que, digamos, um híbrido Corolla. Seu motor funciona como gerador na maior parte do tempo, produzindo eletricidade para alimentar os motores – e eles são acionados sempre que possível para recuperação dos freios.

Isso significa que há muito pouca resistência na primeira polegada do curso do pedal. No entanto, os freios se firmam bem quando você ultrapassa a frenagem regenerativa e começa a usar os freios de fricção.

O refinamento também é bom quando você está atualizado, graças em igual medida ao trem de força e à qualidade de construção do ZR-V. Como o sistema híbrido prioriza o funcionamento com energia elétrica, o motor permanece silencioso na estrada. O ruído da estrada e do vento também é bem suprimido pelo amortecimento do som do carro, o que não é uma tarefa fácil para um SUV familiar de rosto contundente.

Como é o sistema híbrido?

Já deixamos claro que somos grandes fãs do sistema e:HEV de 2.0 litros da Honda. É um ótimo trem de força híbrido com uma impressionante rotação de velocidade e ótimos números de economia de combustível. No entanto, parece sobrecarregado arrastando o ZR-V.

No papel, a Honda afirma que os números de desempenho dos dois carros são idênticos. No acabamento Sport, ambos têm um tempo oficial de 0 a 62 mph de 7,9 segundos, mas o ZR-V parece mais lento do que atrás do volante. É 146 kg mais pesado que o Civic – e você pode sentir esse peso extra amortecendo a aceleração ao ultrapassar ou entrar na rodovia. O ZR-V simplesmente não é tão urgente.

Ainda assim, o ZR-V mantém a coesão do Civic. A Honda fez um ótimo trabalho em mascarar a complexidade de seu trem de força e:HEV porque, exceto quando está funcionando no modo elétrico puro, parece um carro a gasolina normal de dirigir. Tome isso como exemplo. O sistema e:HEV da Honda dispensa caixa de câmbio, portanto, quando você acelera muito, o motor é acoplado diretamente às rodas dianteiras na proporção de 1:1 por meio de uma embreagem.

Revisão do Honda ZR-V (2023): direção traseira de três quartos, ângulo baixo, pista rural, branco

No entanto, para tornar o carro familiar para os compradores que trocam de um modelo mais antigo com motor de combustão, a Honda projetou ‘mudanças de marcha’ simuladas na ECU do trem de força. Ele dá uma impressão muito convincente de uma caixa de câmbio automática com conversor de torque – e é muito mais agradável de ouvir do que um sistema híbrido com CVT gritante quando você está destruindo sua estrada secundária favorita.

É eficiente também. A Honda diz que o ZR-V pode atingir quase 50mpg em testes de economia de combustível WLTP sancionados. Durante nosso tempo com o carro, calculamos a média de cerca de 45mpg sem tentar dirigir de maneira particularmente econômica. Se você tiver um pé direito leve como uma pluma, achamos que conseguiria igualar os números oficiais do carro.

O Honda ZR-V é prático?

É muito espaçoso. Com os assentos dianteiros na posição correta para nosso testador de seis pés, ainda havia amplo espaço para os joelhos dos passageiros traseiros. No entanto, o espaço para os pés é escasso porque a Honda escondeu uma carga de gubbins elétricos sob os bancos dianteiros. O espaço livre é abundante nos modelos Elegance e Sport, embora o teto solar panorâmico instalado no carro-chefe do modelo Advance coma espaço.

A Honda também escalonou a altura dos bancos dianteiros e traseiros. As partes traseiras são montadas mais altas do que as dianteiras, o que certamente encantará as crianças pequenas, pois elas terão uma boa visão do para-brisa. Ainda estamos para testar se essa posição elevada do assento tem o efeito adverso de desencadear enjôo, mas atualizaremos assim que conduzirmos nossa pesquisa.

Revisão do Honda ZR-V (2023): bancos traseiros, estofamento em couro preto

O espaço de inicialização é decepcionante. Os modelos Elegance e Sport oferecem 380 litros de espaço, enquanto os modelos Advance se contentam com apenas 370 litros, graças a um subwoofer potente montado atrás da torre do amortecedor traseiro. Isso está muito atrás dos principais rivais – o Nissan Qashqai oferece 504 litros de espaço no porta-malas, enquanto o Kia Sportage possui impressionantes 591 litros. Até o Civic tem capacidade máxima de porta-malas de 410 litros, o que justifica a compra do hatchback em vez do SUV.

Como é o restante da cabine do ZR-V?

Tem uma qualidade cívica distinta. É lógico e a ventilação de malha que percorre toda a largura da cabine funciona bem. Agradavelmente, três botões serrilhados controlam a temperatura e a velocidade do ventilador, o que significa que a tela sensível ao toque executa apenas o infoentretenimento e a navegação, em vez de muitas funções cotidianas. Nossa maior reclamação é que a tela sensível ao toque está afastada do motorista. Foi definido assim para os mercados com volante à esquerda e a Honda não se preocupou em alterá-lo para o Reino Unido.

O Honda ZR-V ocupa um espaço estranho no mercado entre o médio e o premium. Como resultado, sua qualidade interna é melhor do que os concorrentes convencionais, como o Nissan Qashqai e o Hyundai Tucson , mas não é sólido o suficiente para afastar os compradores do Lexus NX e do Audi Q5.

Revisão do Honda ZR-V (2023): painel e interior, frontal, estofamento em couro preto

Nós vamos nos explicar. A aparelhagem do ZR-V é pesada, sua tela sensível ao toque parece ter sido montada com cimento e o acabamento em couro nas placas das portas parece profundo e caro. Mas há alguns plásticos baratos no painel de interruptores acima do joelho direito e o console central chacoalha em seus suportes, como descobrimos ao tentar extrair nossas chaves da bandeja sob o apoio de braço. É bom, mas olhe além da superfície e você pode ver onde a Honda economizou dinheiro.

Quanto custa o ZR-V?

Honda diz que não quer perseguir volumes com o ZR-V. Na verdade, planeja vender apenas cerca de 7.000 unidades por ano. Em vez disso, a Honda está lançando o ZR-V como uma opção mais cara, mas voltada para o valor. Uma rápida olhada no folheto do carro dá uma ideia do pensamento da empresa.

Existem apenas três níveis de acabamento chamados Elegance, Sport e Advance. O modelo Elegance mais barato começa a partir de £ 39.495, mas vem como padrão com rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED, câmera retrovisora, bancos dianteiros aquecidos, partida sem chave, controle de cruzeiro adaptativo e um painel de instrumentos digital.

Revisão do Honda ZR-V (2023): frente três quartos estática

O modelo Sport custa £ 41.095, o que representa uma diferença de apenas £ 1.600. No entanto, ele acumula equipamentos extras, ganhando uma porta traseira elétrica, vidros escurecidos, um carregador de smartphone sem fio, bancos dianteiros ajustáveis ​​eletricamente e um kit de carroceria atrevido. O modelo Advance custa mais £ 1.800, que traz faróis de LED adaptáveis, teto solar panorâmico e um estéreo Bose premium.

Admitimos que esses números parecem assustadores quando comparados aos £ 35.270 que você gastaria no Kia Sportage Hybrid mais barato. Mas, quando você chega ao topo da árvore de acabamento do Sportage, os preços dos dois carros estão separados apenas por algumas centenas de libras – e o ZR-V é muito melhor construído do que o Kia.

Veredito

O ZR-V é um excelente argumento para si mesmo quando comparado com seus rivais SUV. Seu porta-malas pode ser um pouco sem brilho ao lado de modelos como Sportage e Qashqai, mas compensa isso com uma ótima experiência de direção, bons níveis de conforto, economia de combustível impressionante e um interior espaçoso e carregado de tecnologia.

O maior problema do ZR-V é o Civic. Seu irmão de chassi é melhor em quase todos os aspectos mensuráveis. Tem mais espaço no porta-malas, é mais rápido, é mais eficiente e tem mais compostura nas curvas. Além do mais, o Civic é £ 3.000 mais barato que o ZR-V mais barato.

Revisão do Honda ZR-V (2023): traseira três quartos estática

Mas essa não é a história completa. O Civic mais barato é ajustado na especificação Sport mediana da Honda como padrão, em vez do acabamento Elegance mais econômico da empresa. Isso significa que você obtém mais equipamentos por menos dinheiro ao optar pelo Civic.

Quando comparados, a diferença entre o ZR-V Sport e o Civic Sport é de £ 4.600. Não temos certeza se podemos justificar gastar tanto dinheiro extra simplesmente pelo formato da carroceria do SUV – especialmente quando o SUV é menos prático que o hatchback.

Fonte: Car

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