Zeekr da Geely assumirá a Lynk & Co para perseguir a BYD

por InsideEVs

Por Andrei Nedelea

A Geely quer simplificar seus negócios e maximizar sua competitividade colocando a Lynk & Co sob o controle da Zeekr. A empresa decidiu agora que a Zeekr ganhará uma participação controladora de 51% na Lynk & Co, atualmente avaliada em US$ 2,5 bilhões, para melhorar a coordenação entre as duas marcas e eliminar a sobreposição que existe atualmente entre alguns modelos. Os funcionários de ambas as empresas responderão ao CEO da Zeekr, Andy An.

Ao fazer isso, a Geely espera aumentar as vendas combinadas das duas marcas para mais de 1 milhão de unidades anualmente, acima das 340.000 vendas do ano passado. Fazer com que essas empresas operem de forma mais eficiente é a chave em um mercado cada vez mais competitivo, e a Geely está posicionando a Zeekr como líder em inovação do grupo, que compartilhará sua tecnologia com as 12 marcas do grupo, que incluem Volvo, Polestar, Smart e Lotus.

De acordo com o CEO da Geely, Gui Shengyue, “Se não integrarmos (Zeekr e Lynk), teremos que enfrentar problemas como competição interna… e investimentos redundantes em muitos aspectos, como P&D, vendas, o que é estúpido.” A Geely espera que, ao colocar as duas marcas sob a mesma gestão, ela corte os gastos com pesquisa em até 20%, de acordo com a Automotive News .

Os veículos Zeekr também estarão disponíveis por meio da rede de revendedores Lynk & Co existente para expandir a disponibilidade para cidades onde não estava presente antes. Como muitas marcas de carros chinesas atualmente, a Zeekr está analisando a possibilidade de fabricar carros na Europa para evitar as novas tarifas de importação íngremes sobre EVs chineses implementadas no início do mês.

Embora a Geely seja uma empresa importante no cenário automotivo global, nos últimos anos ela foi ofuscada pela rápida ascensão da BYD, que passou de vender menos de 500.000 veículos globalmente em 2021 para vender mais de 3 milhões em 2023. Isso é quase o dobro do que a Geely conseguiu em 2023. No entanto, espera-se que a fabricante ultrapasse 2 milhões de vendas em 2024, graças a vendas 32% maiores nos três primeiros trimestres do ano — já superou o resultado do ano passado faltando dois meses.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.

Tanto a Lynk & Co quanto a Zeekr já estão vendendo carros fora da China. Se você voar para a maioria das grandes cidades europeias, provavelmente verá os SUVs plug-in Lynk & Co 01 disponíveis para aluguel, e já há muitos exemplos de propriedade privada também. A Zeekr também está presente no continente, entregando seu primeiro carro a um cliente holandês no início de dezembro do ano passado. Agora, ela oferece dois modelos, o 001 fastback e o X compact SUV (basicamente o equivalente da Zeekr ao Volvo EX30 , com o qual compartilha sua plataforma).

A Zeekr também foi listada na bolsa de valores de NY em maio deste ano, e suas ações subiram 40% desde então, permitindo que ela atingisse um valor de mercado de US$ 7,3 bilhões. A mudança da Geely para reorganizar suas marcas foi provavelmente motivada pela guerra de preços em andamento entre as montadoras chinesas que se tornaram cada vez mais competitivas e agressivas em suas estratégias de preços.

Fonte: InsideEVs

You may also like