Zane Smith retornará ao Ford Mustang nº 38 inscrito pela Front Row Motorsports, confirmou a equipe na quinta-feira. O nativo de Huntington Beach, Califórnia, de 25 anos, assinou um acordo de vários anos que o verá se juntar ao ex-companheiro de equipe Todd Gilliland e ao mais novo piloto da FRM, Noah Gragson.
“Sempre me senti em casa com a Front Row Motorsports”, disse Smith. “Eles acreditaram em mim quando assinei com eles para correr na Truck Series inicialmente em 2022 e compartilhamos muito sucesso juntos, vencendo seis corridas e um campeonato em duas temporadas. Infelizmente, todos tiveram que tomar decisões difíceis porque havia apenas dois carros Cup disponíveis na Front Row Motorsports entrando na temporada passada, quando eu estava pronto para subir em tempo integral.
“Agora, indo para o próximo ano, a Front Row realmente levou seu programa Cup a outro nível e não consigo pensar em uma escalação melhor de companheiros de equipe. Todd e Noah são grandes amigos meus e todos nós temos muito a provar como jovens pilotos na Cup Series. É um ótimo momento para voltar e continuar a construir minha carreira com uma organização onde sei que posso vencer.”
Segundo a revista Racer, Smith venceu o campeonato da NASCAR Craftsman Truck Series de 2022 com a FRM em uma das temporadas mais dominantes da série. Smith venceu quatro vezes, incluindo Daytona, conquistou 14 resultados entre os cinco primeiros, liderou 492 voltas, venceu o campeonato da temporada regular e encerrou a temporada vencendo na final da temporada do Phoenix Raceway para capturar o campeonato da série de forma dramática.
Em 2023, Smith defendeu suas vitórias em Daytona e no Circuito das Américas na Truck Series com a FRM, mas quase perdeu a qualificação para o Championship 4 pela quarta temporada consecutiva.
No mesmo ano, Smith fez sua segunda largada na NASCAR Cup Series, e sua primeira corrida da Cup com a FRM na Daytona 500. Ele se classificou em uma inscrição aberta e impressionou com um 13º lugar. Mais tarde naquele ano, Smith ganhou seu primeiro top 10 na série principal com a FRM após terminar em décimo na 600 milhas no Charlotte Motor Speedway – um evento da NASCAR que é a joia da coroa.
A temporada de 2024 marcou oficialmente a temporada de estreia de Smith na NASCAR Cup Series como piloto em tempo integral do carro nº 71, que foi destacado por seu segundo lugar no Nashville Superspeedway em junho e quinto lugar no Watkins Glen International em setembro. Desde sua estreia inicial na Cup Series em 2022, Smith registrou cinco top 10 e 17 top 20. Na verdade, Smith terminou no top 20 em mais de um terço de suas 45 corridas da carreira na Cup, incluindo as duas últimas corridas da Daytona 500. Ele retornará ao estábulo da Ford Performance na próxima temporada mais experiente e está ansioso para seu retorno à FRM.
“Quero agradecer a Bob (proprietário, Bob Jenkins), Jerry (gerente geral, Jerry Freeze) e Mark Rushbrook da Ford por fazerem isso acontecer. Sei que podemos vencer juntos na Cup Series como fizemos na Truck Series”, disse Smith. “É um ótimo momento para voltar, enquanto continuamos a tornar a FRM ainda melhor.”
Entrando em seu terceiro ano com a equipe nº 38, Ryan Bergenty atuará como chefe de equipe de Smith, tendo comandado Smith em um cronograma limitado em 2023.
“Queremos dar as boas-vindas a Zane de volta à Front Row Motorsports”, disse Jenkins. “Ele nos trouxe nosso primeiro campeonato e acreditamos que ele pode vencer na NASCAR Cup Series também. Sempre acreditamos em seus talentos e trabalharemos duro para dar a ele o que ele precisa para ter sucesso. Temos confiança em Zane.
“Isso finaliza nossos pilotos para 2025 na Cup Series e agora podemos tornar todas as nossas equipes o mais fortes possível. Percorremos um longo caminho, mas há muito mais terreno a recuperar também. Agora temos os pilotos que podem construir onde estamos hoje e nos levar ao próximo nível.”