Para a temporada de 1989, a equipe Zakspeed, comandada por Erich Zakowski, contratou dois engenheiros experientes para construir o novo competidor de Fórmula 1 daquele ano.
O design geral foi feito pelo experiente austríaco Gustav Brunner. Ele foi ajudado pelo ex-especialista em compostos da Ferrari Nino Frisson.
O resultado final foi o muito fino Zakspeed 891, que parecia muito convencional de todos os ângulos. A indução forçada foi banida desde o início da temporada, então a Zakspeed precisava de um substituto para seus próprios motores de quatro cilindros. O motor V8 da Yamaha foi escolhido.
O piloto de 1988 da Zakspeed, Bernd Schneider, foi contratado e juntou-se ao japonês Aguri Suzuki com a ajuda da Yamaha. Embora o 891 parecesse significar negócios, foi um fracasso completo.
Apesar de seus aparentes talentos, Schneider só conseguiu qualificar o carro duas vezes em 16 tentativas. O principal patrocinador West anunciou a saída da Zakspeed em agosto de 1989 e eles foram rapidamente seguidos pelo designer-chefe Brunner.
Zakspeed não retornou à Fórmula 1 em 1990.
A Zakspeed voltou às corridas de GT e de carros de turismo e teve bastante sucesso novamente. Bernd Schneider também se voltou para as corridas de carros de turismo e agora era um múltiplo campeão alemão de carros de turismo (DTM). A Suzuki permaneceu na Fórmula 1, mas nunca obteve resultados excelentes. Brunner passou a projetar pilotos competitivos de Fórmula 1 para Ferrari e Toyota.
O Zakspeed 891 visto aqui está exibição no museu de Hockenheim. Ironicamente, o 891 não conseguiu se classificar para a corrida em Hockenheimring em 1989.
Motor:
Configuração Yamaha OX88 V8
Montado longitudinalmente
Deslocamento 3.498 cc / 213,5 cu in
Valvetrain 5 válvulas / cilindro, DOHC
Injeção de combustível de alimentação de combustível
Aspiração Natural
Potência 600 cv / 448 kW
BHP/litro 172 cv/litro
Transmissão:
Manual da caixa de velocidades 5 velocidades
Tração Tração traseira
Chassis composto monocoque
Suspensão (fr/r) braços duplos, amortecedores acionados por pushrod
Pinhão e cremalheira de direção
Freios a discos de carbono, all-round