XPEL Grand Prix Road America

por Indycar

Por Curt Cavin

Will Power admitiu que o pensamento passou por sua cabeça. Ele venceria outra corrida da NTT INDYCAR SERIES?

Claro, essa pergunta foi respondida no domingo, quando ele ultrapassou os pilotos da Team Penske Josef Newgarden e Scott McLaughlin para vencer o XPEL Grand Prix em Road America apresentado pela AMR. A vitória encerrou uma seca de 34 corridas sem vitórias em um período de dois anos.

A potência chegou à pista da vitória pela última vez em 5 de junho de 2022, no Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear no Raceway em Belle Park.

Apenas quatro ex-vencedores de corridas ativos passaram mais tempo sem receber bandeira quadriculada: Graham Rahal (115 corridas), Felix Rosenqvist (66), Rinus VeeKay (56) e Colton Herta (37).

Entre as vitórias de Power, nove pilotos venceram corridas, incluindo ambos os companheiros de equipe pelo menos quatro vezes cada. Newgarden foi o mais produtivo durante esse período, tornando-se duas vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge entre suas oito vitórias como líder da série. Alex Palou e Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, venceram sete corridas cada. McLaughlin marcou quatro.

Outros vencedores: Pato O’Ward da Arrow McLaren (duas vezes) e Alexander Rossi, Marcus Ericsson (então com Chip Ganassi Racing) e Christian Lundgaard de Rahal Letterman Lanigan.

“Eu não tinha certeza de quando isso aconteceria”, disse Power sobre vencer outra corrida. “Tenho cavado o ano todo. Às vezes simplesmente funciona.”

Às vezes a vida também dá certo. A tendência da temporada sem vitórias de Power em 2023 foi a saúde de sua esposa, Liz. Ela passou por uma cirurgia de emergência na coluna relacionada a uma infecção por estafilococos, e ele disse que houve momentos durante aquele período estressante em que eles não tinham certeza do resultado.

“Na entressafra, quando minha esposa estava no hospital, estávamos nos perguntando o que iria acontecer aqui – ela quase morreu”, disse ele. “Você começa a pensar: ‘Sim, vou ter que parar (dirigir) agora, cuidar do meu filho.’”

A visão de Liz e seu filho, Beau, na pista da vitória foi o momento especial após a corrida de domingo. Houve lágrimas de alegria e gratidão. Em diversas frentes, as dúvidas diminuíram.

Power Squarely, um candidato ao título

O piloto da 12ª posição da Verizon Business Team, Penske Chevrolet, recebeu mais do que a 42ª vitória em corrida de sua carreira, um total que o empatou com Michael Andretti pelo quarto lugar na lista de todos os tempos do esporte. Ele passou para a liderança de pontos com nove corridas restantes.

A vantagem de Power sobre Palou é de cinco pontos e ele tem 11 pontos de vantagem sobre Dixon. Claramente, ainda há muitos quilômetros a percorrer antes que a Astor Challenge Cup seja concedida, mas tudo indica que será uma luta entre esses três pilotos.

O’Ward está a 52 pontos da liderança, McLaughlin e Kirkwood 57, Herta 60 e Newgarden 67.

Muito se falou sobre Dixon perseguindo o recorde de AJ Foyt de sete campeonatos em séries, mas um terceiro título para Power ou Palou, o atual campeão, seria significativo. Apenas 12 pilotos possuem pelo menos três títulos na carreira. Dixon é o único piloto ativo do grupo.

A varredura da Penske

O 1-2-3 dos pilotos de Roger Penske – Power, Newgarden e McLaughlin, nessa ordem – foi o nono resultado desse tipo para a organização. O mais recente foi em 2017, com Simon Pagenaud liderando Newgarden e Power na linha de chegada no Sonoma Raceway.

As varreduras no pódio são raras neste esporte competitivo. Considere que cinco das ocorrências da Team Penske aconteceram naquela temporada dominante de 1994, quando venceu 12 das 16 corridas com Al Unser Jr., Emerson Fittipaldi e Paul Tracy.

A linhagem da Andretti Global conseguiu isso três vezes, a mais recente em 2020, com Herta liderando Rossi e Ryan Hunter-Reay até a linha de chegada na segunda corrida do doubleheader no Mid-Ohio Sports Car Course. A organização tem o único 1-2-3-4 na história do esporte em 2005, com Dan Wheldon, Tony Kanaan, Dario Franchitti e Bryan Herta – nessa ordem – dominando o Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo.

A equipe de Chip Ganassi teve seu único resultado em 1-2-3 no Pocono Raceway em 2013, com Dixon liderando Charlie Kimball e Franchitti até a linha de chegada. Nenhuma outra equipe teve tal resultado com base em registros que datam de 1946.

Os recém-chegados começam fortes e terminam desapontados

O estreante da série Linus Lundqvist conquistou a primeira pole da NTT INDYCAR SERIES de sua carreira, mas seu tempo na frente do campo de 27 carros foi passageiro. Na verdade, ele só liderou na primeira passagem pela frente imediatamente.

O contato do companheiro de equipe da Chip Ganassi Racing, Marcus Armstrong, piloto do segundo ano, fez os dois carros rodarem na Curva 1. Herta, que largou na primeira linha com Lundqvist, também girou graças ao contato de Newgarden. Armstrong foi penalizado por contato evitável; Newgarden não era.

Quando Lundqvist, Armstrong e Herta pararam, eles eram os últimos três carros na primeira volta. Lundqvist lutou para terminar em 12º. Armstrong abandonou seu carro na 26ª posição.

Atrás deles, no acidente inicial, estava o estreante Luca Ghiotto batendo nas costas de Graham Rahal. Assim como Armstrong, Ghiotto recebeu uma penalidade de drive-through por contato evitável.

O novato Kyffin Simpson também não conseguiu capitalizar sua melhor posição inicial de carreira. Rodando em 10º na volta 6, o carro do piloto da Ganassi foi atingido por trás pelo também estreante Christian Rasmussen, fazendo-o girar contra a parede interna na curva 14. Conseqüentemente, a posição inicial de 12º lugar de Simpson foi desperdiçada. Rasmussen, o piloto da Ed Carpenter Racing que largou em 16º, foi penalizado por contacto evitável – foi-lhe aplicada uma penalização stop-and-go – e terminou em 20º.

O piloto do segundo ano, Sting Ray Robb, foi o outro piloto penalizado durante a corrida. Ele teve que ceder sete posições por tirar Felix Rosenqvist da pista na Curva 5.

Miudezas

* O estreante Nolan Siegel enfrentou uma tarefa quase impossível ao substituir Agustin Canapino em curto prazo, mas fez um trabalho admirável pela Juncos Hollinger Racing, qualificando-se na 21ª posição e terminando em 23º. Esta foi apenas a segunda corrida oficial do californiano de 19 anos, que participou da prova sem pontuação em março no The Thermal Club.

* O quarto lugar de Palou o ajudou a ganhar 13 pontos para o líder do campeonato. Ele entrou no fim de semana atrás de Dixon por 18 pontos. Agora ele está atrás de Power por cinco.

* Kirkwood ficou feliz por terminar em quinto. Herta não gostou de terminar em sexto. Mas os pilotos da Andretti Global ainda têm aspirações ao título. Kirkwood está empatado com McLaughlin em quinto lugar na classificação; Herta está em sétimo lugar.

* O sétimo lugar de Romain Grosjean foi o seu melhor resultado com a Juncos Hollinger Racing. Ele terminou em oitavo no Grande Prêmio Acura de Long Beach em abril.

* Jamie Chadwick, da Andretti Global, não apenas conquistou sua primeira vitória no INDY NXT by Firestone no domingo no Road America, mas também foi seu segundo pódio nas últimas quatro corridas. Ela terminou em terceiro na primeira corrida do percurso duplo do Indianapolis Motor Speedway.

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