Os caminhões XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor Company, movidos a hidrogênio, ultrapassaram recentemente uma distância de condução acumulada de 10 milhões de quilômetros no uso em frota na Suíça – uma prova da confiabilidade de longo prazo da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio em nível global.
Esta conquista foi alcançada em apenas três anos e oito meses, desde que o XCIENT Fuel Cell iniciou as operações de frota na Suíça, em outubro de 2020. O sucesso significa um marco para os caminhões pesados elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio produzidos em série, com o XCIENT Fuel Cell superando a notável distância de condução acumulada de 10 milhões de km.
Atualmente, um total de 48 caminhões XCIENT Fuel Cell estão em operação na Suíça. O modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, o que resulta em potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros.
Em comparação com uma frota de caminhões a diesel comuns, que emitiriam aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono ao percorrer uma distância acumulada de 10 milhões de quilômetros, o caminhão elétrico XCIENT Fuel Cell garante uma queda significativa nas emissões desses gases.
Estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700.000 pinheiros, ou a criação de um pinhal com extensão de 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).
Todos os caminhões pesados XCIENT Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante o processo de produção, e contribuem para a criação de uma cadeia de valor de hidrogénio amigável ao meio ambiente na Europa.
O recorde também desempenha um papel significativo no avanço da tecnologia do sistema de célula de combustível de hidrogênio. Ao analisar os dados do veículo sobre quilometragem, consumo de hidrogênio e desempenho da pilha de combustível coletados, a Hyundai pretende melhorar continuamente sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e aplicá-la a vários tipos de veículos.
A Hyundai Motor não apenas fornece caminhões XCIENT Fuel Cell na Suíça, mas também apoia e participa ativamente da criação de um ecossistema comercial de hidrogênio, incluindo toda a cadeia de valor de produção, infraestrutura de abastecimento e consumo de hidrogênio.
Na CES 2024, a Hyundai Motor anunciou a expansão de sua divisão de hidrogênio, a HTWO. Criada em 2020 como marca para o sistema de célula de combustível de hidrogênio, a HTWO agora reúne todo o negócio da cadeia de valor de hidrogênio para o Grupo Hyundai – da produção ao armazenamento, transporte e utilização. Esse movimento deve acelerar a transição para uma sociedade baseada no hidrogênio.
Em maio, a Hyundai apresentou sua visão de hidrogênio e estratégia de negócios de logística limpa nos EUA, na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, ao destacar o compromisso da empresa com a construção de uma sociedade baseada no hidrogênio.
Como parte de seus principais projetos de logística de hidrogênio nos Estados Unidos, a Hyundai Motor implementou o Projeto NorCAL ZERO, que envolveu a implantação de 30 caminhões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para transporte de contêineres de carga e veículos. Além disso, o “Projeto de Logística Limpa” visa reduzir as emissões por meio da implantação de caminhões XCIENT Fuel Cell na unidade de produção do Grupo Hyundai Motor, HMGMA, na Geórgia.
Reconhecido por sua confiabilidade e relação amigável com o meio ambiente, o caminhão XCIENT Fuel Cell opera em 10 países atualmente: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Fonte: Hyundai