WEC LMGT3 pronto para uma transformação significativa em 2025

por Racer

Por Stephen Kilbey

Foto: JEP

A lista de inscritos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2025 é esperada para breve e, à medida que nos aproximamos do momento decisivo, o campo Hypercar parece estar bem estável além da potencial adição de um segundo Proton Competition Porsche 963 e da saída antecipada da Lamborghini. Nas classificações LMGT3, no entanto, o quadro ainda está embaçado.

Ao que parece, a classe vai ostentar um visual significativamente diferente em seu segundo ano, com uma série de mudanças de pilotos esperadas em todo o grid — incluindo o esperado retorno do americano Ben Keating — e novas equipes prontas para se juntar à diversão.

O que está por trás da alta rotatividade? Principalmente por causa do aumento substancial no custo para correr na classe nos últimos 12 meses.

A mudança para o frete aéreo (após os atrasos no Catar) fez com que os custos logísticos para as equipes aumentassem em centenas de milhares de dólares. Taxas adicionais de marketing para o uso de câmeras de bordo agora estão em vigor para as equipes também, e os custos associados à instalação de novos painéis de números/informações de 2025 nos carros representam outra nova linha na planilha. E isso sem considerar o aumento geral nas despesas de viagem e alimentação. Tudo está somando. Fontes importantes revelaram que o custo de correr no LMGT3 em 2025 provavelmente excederá a marca de US$ 5 milhões por carro para muitas equipes.

Assim, muitos pilotos da temporada de 2024 estão avaliando suas opções e, em alguns casos, hesitaram em confirmar programas. Uma olhada na lista de inscritos do teste de novatos da série recente conta a história, já que muitos pilotos Bronze e Prata estavam ansiosos para testar com várias equipes e fábricas antes de assinar na linha pontilhada. É um negócio sério e não será uma surpresa que aqueles capazes de jogar somas significativas de sete dígitos em um programa estejam se esforçando muito para garantir que serão competitivos.

Então, o que sabemos sobre o campo LMGT3 de 2025?

Na Porsche, tudo parece mudar depois de uma campanha dominante em 2024 para Pure Rxcing e EMA, já que nenhum dos pilotos Bronze parece pronto para retornar às corridas com a Manthey em 2025.

A Pure Rxcing está de saída para competir na Asian Le Mans Series e (espera) na ELMS com um novo programa LMP2 para Alex Malykhin e sua parceira, TF Sport. Yasser Shahin, que também correu com a Manthey este ano, diz que está procurando várias oportunidades em outros lugares, incluindo LMP2. Ele participou do Rookie Test com a United Autosports e a Iron Lynx, embora não esteja claro se alguma das equipes será seu destino final.

Isso deixa duas vagas livres. Uma será ocupada pela Iron Dames, que trocará da Lamborghini, igualando seu esforço ELMS 2024 com o 911 LMGT3.R 992. Mudanças na equipe de pilotos também estão chegando, na esteira da mudança de Sarah Bovy para uma categoria de piloto Silver. Celia Martin foi confirmada para assumir seu lugar, com as outras companheiras de equipe ainda a serem nomeadas.

O outro Porsche parece pronto para ver Ryan Hardwick assumir o assento Bronze, depois de cortar os dentes na LMGT3 com a Proton Competition e o Ford Mustang. Em preparação, ao que parece, ele está pronto para correr na Asian Le Mans Series com a Manthey durante o inverno.

A mudança da Iron Dames para a Porsche deixa um buraco na Lamborghini. Mas essa é apenas uma parte da história, já que a equipe da Iron Lynx também está se mudando, anunciando hoje que competirá com a Mercedes-AMG em 2025 pela primeira temporada da marca alemã no WEC e sua primeira aparição em Le Mans desde 1999.

Os requisitos orçamentários em rápido aumento estão forçando até mesmo empresas como a United Autosports McLaren a reavaliar seus programas WEC. JEP/Motorsport Images

Caso a Lamborghini não consiga um novo cliente, a marca italiana ficará completamente fora do campeonato, enquanto continua desenvolvendo seu novo Tamerario para 2026, que substituirá o GT3 Huracan.

Enquanto isso, a BMW estará de volta com o WRT e o M4 LMGT3 Evo, mas as equipes de pilotos ainda não parecem definidas. Muito depende se Valentino Rossi retornará ou não para uma segunda temporada, após sua campanha junto com Ahmad Al Harthy e Maxime Martin. Após sua primeira corrida no Hypercar em um M Hybrid V8 no Rookie Test, Rossi disse que está pronto para fazer uma chamada final sobre seus planos para 2025 após a final do GT World Challenge Europe em Jeddah.

O piloto britânico Darren Leung, o outro Bronze de 2024 da equipe, também está considerando suas opções. Ele testou um Lamborghini com o Iron Lynx no teste de pós-temporada da ELMS em outubro e, após a final do WEC no Bahrein, tentou pilotar o McLaren GT3 Evo com a United Autosports. Uma coisa que está clara é que Leung está ansioso para retornar e ansioso para dar continuidade à sua impressionante campanha de estreia no cenário mundial, que incluiu uma vitória de classe em Imola.

Quanto à Ferrari, seus 296 LMGT3s parecem prontos para serem anunciados como Vista AF Corse em 2025, embora mudanças sejam possíveis nas fileiras de pilotos. Os principais clientes, Simon Mann e Thomas Flohr, parecem prontos para ficar, mas ainda não há nenhuma palavra sobre quem preencherá os assentos restantes após o forte final da equipe na temporada de 2024.

A Ford também parece pronta para ser representada pela mesma equipe com seu produto LMGT3 em 2025. O esforço do Mustang LMGT3 passou por sua cota de dificuldades no início da temporada, mas as medidas tomadas para lidar com suas vulnerabilidades, o pódio em Le Mans e a adição recentemente anunciada da HRT ao grupo de clientes da Ford são todos motivos para estarmos animados.

A situação continua incerta na Proton Competition, no entanto, onde uma continuação da porta giratória do No. 88 não faz parte do plano. A Proton foi ligada a uma mudança para outro fabricante de GT3 para o WEC, mas está mantendo a fé enquanto a HRT entra a bordo com a Ford em outro lugar. No mínimo, isso alivia um pouco a pressão sobre a equipe de Christian Ried, que até este ponto tem atuado como única representante da Ford na Europa.

É uma situação semelhante na Lexus. Depois de uma temporada difícil para o envelhecido RC F LMGT3 em 2024, os assentos para 2025 são uma venda difícil com o modelo de substituição não previsto para estrear até 2026. No entanto, a AKKODIS ASP encontrou ganhos aqui e ali na segunda metade da campanha e tem total apoio da fábrica daqui para frente. O vínculo entre a TGR Europe e a AKKODIS ASP é forte, com a marca japonesa confiando à equipe para desempenhar um papel no programa de testes para o novo carro.

No final das contas, tanto a ASP quanto a Lexus estão olhando para várias temporadas à frente, com Jerome Policand (fundador da ASP) dizendo à RACER, “É garantido que será um plano de dois anos, então estaremos prontos para o novo carro. Faremos o nosso melhor até lá.”

A equipe correu com uma variedade de pilotos no Rookie Test, mas sua escalação de corrida ainda precisa ser determinada. A Corvette e a TF Sport também têm estado ocupadas testando pilotos em potencial para o segundo ano da equipe como cliente da Corvette.

O antigo fabricante do TF no WEC, a Aston Martin, por outro lado, provavelmente dará as boas-vindas a uma nova equipe no WEC. A Heart of Racing estará de volta com uma inscrição de carro único junto com seu programa Valkyrie Hypercar de dois carros, mas a outra Vantage parece pronta para ser inscrita pela ELMS e pelo cliente da Le Mans Cup, Racing Spirit of Léman. A equipe provavelmente receberá assistência da Prodrive para este novo empreendimento, já que a D’Station recua após quatro anos no campeonato. A equipe suíça deve escalar dois de seus pilotos do ELMS de 2024, Valentin Hasse Clot e Derek DeBoer, para o que serão suas primeiras temporadas no WEC.

Embora não tenha havido confirmação formal da United Autosports ou da McLaren, a indicação é que ambas as organizações estão se preparando para retornar ao campeonato mundial pelo segundo ano.

“A intenção sempre foi ficar aqui pelo segundo e terceiro anos, mas há mais trabalho a ser feito para montar um projeto desse tamanho e atender aos requisitos orçamentários cada vez maiores”, disse o chefe da United Autosports, Richard Dean, à RACER.

Vários passos à frente foram dados durante a temporada de 2024, à medida que os pilotos Bronze da United ganharam confiança no carro. Mas ainda não está claro quem — se houver — do sexteto deste ano retornará em 2025. Além disso, um aumento no suporte prático e financeiro da McLaren pode ser necessário para que o LMGT3 Evo se torne um verdadeiro concorrente no WEC.

Então, o que podemos esperar do LMGT3 no ano que vem? Quando tudo estiver dito e feito, provavelmente ficaremos com um grid de 18 carros mais uma vez, com oito marcas retornando e uma nova: Mercedes-AMG. De longe, parecerá semelhante a 2024, mas de perto, deve ser uma classe significativamente diferente.

Fonte: Racer.com

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