Por Stephen Edelstein
O Hyundai Ioniq 5 se tornará o próximo táxi autônomo da Waymo , implementando uma nova geração do sistema de direção autônoma Waymo Driver, da spinoff do Google, anunciado pelas empresas na sexta-feira.
A primeira fase do que está sendo chamado de parceria multianual verá o hardware e software autônomos de sexta geração da Waymo integrados ao carro elétrico Ioniq 5 da Hyundai. Os Ioniq 5s autônomos serão montados na nova Metaplant da Hyundai na Geórgia. Nenhuma das empresas deu números, mas o plano prevê “volume significativo ao longo de vários anos” para dar suporte aos planos de táxi autônomo da Waymo.
Os testes iniciais nas estradas devem começar no final de 2025, com viagens para consumidores começando nos anos seguintes.
Não está claro se o Ioniq 5 substitui veículos baseados em uma plataforma da montadora chinesa Zeekr que a Waymo planejava usar anteriormente para sua frota de táxis autônomos.
A Waymo revelou um táxi autônomo baseado na plataforma Zeekr SEA-M em 2022, mas desde então o governo Biden impôs uma tarifa de 100% sobre veículos elétricos fabricados na China , que deve entrar em vigor em 27 de setembro.
Em uma declaração à Reuters em setembro, a Waymo disse que ainda estava “trabalhando duro para validar a 6ª geração do Waymo Driver na plataforma Zeekr”, enquanto a Zeekr disse ao outlet que não há “nenhuma mudança” em sua parceria com a Waymo. A Hyundai disse que “nada está determinado neste estágio sobre novos negócios”.
Embora a Waymo já tenha implantado uma pequena frota de carros autônomos especialmente construídos para fins de teste , ela tem se apoiado em veículos de montadoras estabelecidas enquanto busca comercializar sua tecnologia. Todos eles são carros plug-in, incluindo a minivan híbrida plug-in Chrysler Pacifica Hybrid e o SUV elétrico Jaguar I-Pace .
O Ioniq 5 foi previamente programado para se tornar um táxi autônomo sob a Motional, uma joint venture entre a Hyundai e a fornecedora automotiva Aptiv. A Motional revelou um protótipo autônomo do Ioniq 5 em 2021, com planos de lançar um serviço de “robotaxi” em 2023. Mas o TechCrunch relatou em maio que a Motional estava adiando o lançamento comercial para 2026, pois passou por uma reestruturação. Uma parceria Hyundai/Waymo pode ser um casamento de conveniência para ambos os lados.
Fonte: Green Car Reports