Ward deixa a Arrow McLaren

por Racer

Por Marshall Pruett

Foto: Mike Levitt

O diretor da equipe Arrow McLaren, Gavin Ward, se separou da NTT IndyCar Series, que ele liderou nas últimas duas temporadas.

O canadense se juntou à Arrow McLaren vindo da Team Penske, onde venceu o campeonato de 2019 como engenheiro de corrida de Josef Newgarden, na metade de 2022. A expertise técnica de Ward foi a primeira área de contribuição para o time da McLaren, e quando o presidente da equipe Taylor Kiel foi para a Chip Ganassi Racing em setembro de 2022, Ward foi promovido a diretor de corrida e Brian Barnhart foi contratado como seu novo gerente geral, reportando-se a Ward. O título de Ward foi revisado para diretor de equipe em 2023.

A McLaren anunciou mudanças de cargo e função para o diretor esportivo Tony Kanaan em outubro; o campeão da IndyCar e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis assumiu uma série de funções não competitivas de Ward, ao mesmo tempo em que foi promovido a diretor assistente da equipe.

A simplificação das responsabilidades de Ward veio em reação à equipe não ter atingido sua meta de campeonato este ano. Reatribuir certas responsabilidades a Kanaan tinha a intenção de permitir que Ward infundisse mais de sua engenharia e expertise técnica nas inscrições de Pato O’Ward, Christian Lundgaard e Nolan Siegel, e a estrutura hierárquica revisada tinha a intenção de levar a equipe a novos patamares em 2025.

Mas esse plano foi arquivado, deixando Kanaan, que se juntou à organização após completar sua despedida da IndyCar com a equipe na Indy 500 de 2023, como seu novo líder em conjunto com Barnhart e o CEO da McLaren Racing, Zak Brown.

Em retrospecto, a rápida mudança de uma função técnica para liderar uma organização inteira pela primeira vez pode ter sido realizada em um ritmo mais rápido do que o ideal. Uma substituição é provável, mas nenhum candidato foi identificado no momento.

“Deixo a Arrow McLaren depois de dois anos desenvolvendo uma cultura que coloca as pessoas em primeiro lugar, pronta para derrubar o domínio de 20 anos das equipes campeãs da IndyCar”, disse Ward. “Fizemos grandes avanços durante minha gestão. Nossa temporada de 2024 da IndyCar entregou o maior número de vitórias da equipe, e chegamos a duas voltas da vitória na Indianápolis 500. A Arrow McLaren está posicionada para mais sucesso – com uma escalação de pilotos estável, recrutamento significativo fora de temporada e mudanças organizacionais bem pensadas.

“Desejo tudo de bom aos meus antigos colegas e espero que nosso trabalho em conjunto leve a mais vitórias dentro e fora das pistas. Planejo passar algum tempo em casa com minha esposa maravilhosa e minhas duas filhas enquanto avalio o que vem a seguir na minha carreira.”

Ward trouxe uma abordagem diferente para administrar uma equipe de corrida, colocando uma ênfase maior na saúde mental e inclusão do que era costumeiro na série antes de sua nomeação. A decisão da McLaren de colocar um engenheiro de corrida e um diretor técnico no topo da equipe foi outro aspecto único da gestão de Ward no programa.

“Quero agradecer a Gavin pelo tempo que ele dedicou à nossa equipe Arrow McLaren nas últimas duas temporadas”, disse Brown. “Crescemos significativamente de onde estávamos quando ele se juntou à equipe em 2022, e ele foi uma grande parte dessa transformação. Temos uma equipe forte no lugar, tendo crescido nesta pré-temporada, e estamos animados para 2025 para lutar por vitórias em corridas e campeonatos.”

Fonte: Racer.com

You may also like