VW ID.4 faz trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro com única carga

São Bernardo do Campo | 22 de agosto de 2022 – O Volkswagen ID.4 conquistou seu primeiro recorde de autonomia em terras brasileiras. O primeiro SUV elétrico da Volkswagen percorreu 456 km entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro com uma única carga.

Veja o vídeo sobre o recorde do ID.4 aqui

O desafio foi provar que percorrer longas distâncias não é um problema para o ID.4 e que ele é ideal para lidar com qualquer situação de trânsito, seja em trajeto urbano ou em ciclo rodoviário. Para demonstrar a eficiência e a autonomia do modelo foi feito o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro, passando pelo principal eixo de ligação entre as duas maiores regiões metropolitanas do Brasil.

Um ID.4 First Edition Max Azul, equipado com uma bateria com capacidade de 77 kWh e 204 cv de potência, saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), dirigido por André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto, com destino final no Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro. Na chegada, o painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas marcava ainda 131 km de autonomia e 18% de carga, o que significa que ele ainda passaria da capacidade prevista, de 522 km (WLTC).

As condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado estavam ativos durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada.

O Infotainment sensível ao toque, de 12 polegadas, exibia a rota até à Cidade Maravilhosa, utilizando espelhamento do celular, enquanto o ar-condicionado funcionava com a temperatura nos 22 graus. O modo de condução escolhido foi o Conforto – que aliada à suspensão adaptativa, promove mais maciez nas suspensões e melhor dirigibilidade -, e em D (Drive). “O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado. Os bancos também são muito confortáveis e a gente tem um contato visual com o trânsito de uma maneira diferente da habitual”, explica André Drigo.

A equipe de engenharia da Volkswagen do Brasil saiu da fábrica da Anchieta por volta das 6h da manhã e a temperatura marcava 15 graus. O ID.4 circulou com o motorista e mais um passageiro durante os 456 km e a velocidade média foi de 65 km/h. O SUV ainda conseguiu uma regeneração de 2% de carga no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia total. Na chegada ao Rio, os termômetros apontavam 30 graus. “A condução a bordo de um modelo elétrico é diferente, mais consciente, mais eficiente e ainda assim muito divertida”, conclui André Drigo.

?Elétrico consagrado roda pelo Brasil

O SUV ID.4 acumula muitas conquistas: foi eleito o World Car of The Year 2021, decidido por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais especializados em automóveis de 24 países, que escolhe entre as melhores inovações do mercado mundial. Também foi o vencedor do CarBuzz Awards 2021 na categoria “Save the Planet”.

No Brasil, o modelo participa de feiras, eventos e encontros com diferentes públicos. A estratégia da Volkswagen é disseminar a eletromobilidade e possibilitar a experimentação dos veículos “verdes”, reforçando a mobilidade sustentável no País, além de se conectar com novos consumidores. A próxima aparição pública do ID.4 será durante o Rock in Rio Brasil 2022, maior festival de música e entretenimento do mundo. A Volkswagen do Brasil, patrocinadora e carro oficial do evento, terá um estande próprio interativo de três andares com aproximadamente 450 metros quadrados e localização privilegiada próxima ao Palco Mundo. Em seu estande, além do ID.4, haverá um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. Neste plano de descarbonização da empresa, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. A empresa também conta com um espaço na área VIP do Rock in Rio que também terá exposto o ID.4.

*Agradecimento: Pier Mauá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *