A Volkswagen do Brasil iniciou hoje (21/10) a produção em larga escala do Novo Nivus em sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a mais alta tecnologia e inovação. O Novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil, com o novo VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. E a pedido do público, a versão esportiva GTS do Novo Nivus já está confirmada para o primeiro semestre de 2025. Primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul e também produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo), o Nivus estreou no mercado em 2020 e já conta com mais de 243 mil unidades produzidas na Anchieta.
Sucesso de vendas, o SUVW Nivus, que inaugurou a tendência de modelos cupê no Brasil, está entre os 12 veículos mais comercializados do Brasil, considerando todos os segmentos; só em 2024 já foram mais de 43 mil unidades entregues aos clientes brasileiros. A força do Nivus também contribui para que a Volkswagen do Brasil seja a líder de vendas no segmento de SUVs no País, com toda a sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já soma mais de 118 mil unidades emplacadas em 2024. O segmento de SUVs é o que mais cresce no Brasil, respondendo por 37% do mercado. Além disso, o Nivus é sucesso além das fronteiras nacionais: já foi exportado para mais de 43 países.
“Primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul e também produzido e vendido na Europa, o Nivus é estratégico para a Volkswagen do Brasil e motivo de orgulho para todos nós. E o Novo Nivus representa o nosso olhar para o futuro, agora ainda mais seguro, tecnológico e conectado. Também é uma satisfação enorme anunciarmos para 2025 a versão GTS, tão esperada pelos fãs da marca. Depois do Novo T-Cross e da Nova Amarok, ambos com grande sucesso de vendas já no lançamento, o Novo Nivus é o terceiro modelo da nossa ofensiva de 16 veículos até 2028. Os lançamentos são parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no País, reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Do total de R$ 16 bilhões para o Brasil, R$ 13 bilhões serão destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen; além das fábricas de Taubaté, São Carlos (motores) e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros R$ 3 bilhões serão destinados à fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).
Produção inclui recursos de Indústria 4.0, como IA, impressora 3D, drone, realidade virtual e aumentada
A produção do Novo Nivus na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, conta com a mais alta tecnologia e inovação. Atualmente, a unidade produz os modelos Novo Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. O novo ciclo de investimentos da Volkswagen também prevê a produção de dois veículos inéditos na Anchieta que serão anunciados em breve.
A Volkswagen do Brasil utiliza recursos avançados com ferramentas de Indústria 4.0 que envolvem IA (Inteligência Artificial), impressoras 3D, drones, além laboratórios de realidade virtual e aumentada.
A IA (Inteligência Artificial) está presente em diversos processos. Entre os quais, os robôs de inspeção das carrocerias na Pintura, garantindo a alta qualidade da superfície. A tecnologia conta com aprendizagem continuada, evoluindo sempre.
Com as adaptações na linha de produção para receber o Novo Nivus, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen na Região América do Sul a implementar uma inovação para automatizar a montagem dos vidros dianteiros e traseiros com Inteligência Artificial. A ação verifica o dimensional da carroceria e faz a montagem precisa, atendendo aos altos requisitos de qualidade da marca. O novo processo ficou tão eficiente que foi aplicado a todos os modelos produzidos na unidade. A Inteligência Artificial está em outros processos, como em câmeras com sensores que fazem inspeção de partes corretas, como o teto do carro.
Impressoras 3D são utilizadas na produção de peças para protótipos, ferramentas e dispositivos que auxiliam os colaboradores na produção. A impressão 3D reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos, garante a eficiência e a sustentabilidade, com processos otimizados sem descartes de moldes.
O uso de drones para fazer o controle de peças em estoque é uma ação disruptiva que trouxe criatividade e inovação ao processo logístico. Além da agilidade na leitura das peças, as informações são enviadas on-line para os sistemas que verificam os estoques em um processo 100% digital.
A fábrica Anchieta também conta com laboratórios de realidade virtual e aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo.
Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade. O SUVW Nivus, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas.
Mais uma vez, o time da Anchieta usou recursos de realidade virtual para analisar antecipadamente as modificações que aconteceriam na linha de produção com a entrada do Novo Nivus e validar o produto em ambiente virtual, garantindo segurança, assertividade, ergonomia e otimização de processos antes mesmo de dar o ‘start’ na produção.
“A fábrica Anchieta, que completa 65 anos em 2024, é uma história de sucesso. Além de ser a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca, a Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Iniciar a produção do Novo Nivus é uma honra para todos nós. O modelo é o nosso Volkswagen do coração, que foi pensado e desenvolvido pelas nossas pessoas, está no Top 12 dos veículos mais vendidos do Brasil, considerando todos os segmentos; já foi exportado para mais de 43 países e também é produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo). Tenho orgulho das nossas pessoas que fazem o Nivus!”, celebra Leandro Lemos de Oliveira, plant manager da Anchieta.
Sustentabilidade na produção: um compromisso com as pessoas e o planeta
Com a sustentabilidade em seu DNA, a Volkswagen do Brasil inova ao ser a primeira fabricante de automóveis do País a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. O fornecimento já teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.
A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.
No Brasil, a pauta ESG também segue em evolução constante. A Volkswagen do Brasil foi a pioneira do setor automotivo brasileiro a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites. Com suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
Todas as unidades da Volkswagen do Brasil utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ou declarações reconhecidas pelo GHG Protocol.
Nivus demonstra a força brasileira no desenvolvimento de produtos
Orgulho nacional, o SUVW Nivus foi o primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul a ser também produzido e comercializado na Europa, na unidade de Pamplona, na Espanha, com o nome Taigo, destacando a força da Volkswagen no desenvolvimento local de veículos.
O Nivus também conta com vários outros pioneirismos e inovações. Foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas. O modelo também estreou o sistema de infotainment VW Play, também desenvolvido na Região América do Sul e que virou referência no mercado, sendo exportado para mais de 70 países.
Novo Nivus inaugura era de conectividade na VW e tem inédito GTS O Novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade da Volkswagen. Apresentando novo design exclusivo e iluminação inédita, o modelo carrega consigo outros quatro lançamentos: a nova central multimídia VW Play Connect; o novo app Meu VW 2.0; pacote opcional Outfit inédito; e a tão aguardada versão esportiva GTS que, a pedido do público, chegará às concessionárias em 2025.
Fonte: VW