Volantes atualizados chegando à IndyCar em 2025

por Racer
Foto: Phillip Abbott

A NTT IndyCar Series aprovou o uso de um novo volante para 2025.

O modelo Cosworth Mk 3, que é uma unidade opcional para as equipes adquirirem, foi escolhido por oito das 11 equipes de tempo integral da IndyCar e oferece aos pilotos uma estrutura mais larga — um diâmetro maior — para gerar mais força e alavancagem na mudança de 284 mm para 310 mm.

As unidades também contam com telas de exibição de dados maiores e mais botões e botões giratórios colocados em áreas mais ergonômicas, o que será útil para os motoristas, pois eles gerenciam e controlam os novos sistemas de recuperação de energia por meio do volante.

Até agora, os Mk 3s, que custam aproximadamente US$ 19.000 cada, foram encomendados pela AJ Foyt Racing, Arrow McLaren, Chip Ganassi Racing, Ed Carpenter Racing, Juncos Hollinger Racing, PREMA Racing, Rahal Letterman Lanigan Racing e Team Penske, mas um ou mais pilotos dentro dessas oito equipes continuarão com os Mk 2s que usaram na temporada passada. A Max Papis Innovations, a empresa de volantes de propriedade do ex-piloto e atual comissário de corrida da IndyCar, fornece o mecanismo de desconexão rápida para os Mk 3s.

“Hoje em dia, com o híbrido, estamos fazendo tantas coisas com o volante em comparação a antes”, disse o atual campeão da Chip Ganassi, Alex Palou, ao correspondente Marshall Pruet, da revista RACER. “Precisamos olhar para tantas coisas diferentes, como a energia que temos, ou a quantidade de energia que nos resta para usar; estamos fazendo muito mais coisas.

“O volante anterior que eu estava usando era ótimo. Mas precisávamos de mais botões, ou precisávamos de mais rotativos, ou precisávamos também que os botões estivessem em posições que fisicamente não poderíamos fazer. A nova direção já tem isso, e nem precisamos trabalhar nisso. É como uma folha em branco e podemos simplesmente colocar os botões onde quisermos. Então, sim, com este, ele nos dá muito mais opções e, ao mesmo tempo, torna mais fácil para a equipe cuidar.

“A tela, eu acho que é um pouquinho maior, o que vai ajudar. E há muitos botões que eu tenho na parte de trás do volante. Há mais botões e alavancas. É bem chique.”

You may also like