Por Kelly Crandall
Denny Hamlin estava onde queria estar no final da corrida de domingo no Homestead-Miami Speedway, mas não foi o suficiente para terminar em primeiro.
Hamlin terminou em terceiro no Straight Talk Wireless 400, perdendo a liderança com duas voltas para o fim. Ele foi ultrapassado por Ryan Blaney entrando nas curvas 3 e 4, e então pelo carro que ele é coproprietário, dirigido por Tyler Reddick, na volta final.
“Não tenho muita certeza”, disse Hamlin sobre o que poderia ter feito diferente. “Tentei cobrir todas as pistas, mas simplesmente não consegui sair da curva tão bem quanto precisava naquela corrida curta. A corrida curta não era minha especialidade o dia todo, obviamente.
“Mas de qualquer forma, controlando a corrida com duas para o fim, você tinha que tentar encontrar uma maneira de terminá-la e simplesmente não conseguiu.”
Hamlin assumiu a liderança na reinicialização final da tarde com sete voltas para o fim. Ele reiniciou do lado de fora da segunda fila e passou por Blaney e Reddick indo para a Curva 1. A lacuna inicial que ele construiu sobre Blaney foi apagada quando o atual campeão da série usou a pista inferior para empatar com Hamlin na saída da Curva 2 nas voltas finais.
Foi um dia que a equipe No. 11 Joe Gibbs Racing precisava. Hamlin liderou 21 voltas e ganhou 14 pontos de estágio.
Chris Gabehart, chefe da equipe de Hamlin, também escolheu uma estratégia alternativa para ajudar seu piloto com a posição na pista. Gabehart fez Hamlin correr muito em corridas de combustível com bandeira verde, o que o colocou no meio do top 10 quando ele saiu do ciclo, mas deu a seu piloto pneus novos para compensar a diferença nas corridas longas.
Na segunda etapa, a chamada permitiu que Hamlin atravessasse o campo para vencer a etapa. A mesma estratégia estava em jogo novamente na etapa final, quando Hamlin não parou até 39 voltas para o fim. Novamente, em déficit, ele precisava apagar 18s com 25 voltas para o fim para chegar à liderança.
Hamlin estava em sexto com 22 voltas para o fim e em quarto lugar com 17 voltas para o fim. Quando o ciclo foi concluído, como Reddick também estava na mesma estratégia, Hamlin estava em terceiro e estava 6s atrás. Então veio a advertência final com 13 voltas para o fim, que moveu Hamlin para o segundo lugar chegando ao pit road.
Ele saiu do pit road na mesma posição, mas Reddick permaneceu na pista para herdar a liderança da corrida e preparar a corrida final até o final.
“Chris me deu tudo que eu precisava lá para tentar correr com ele”, disse Hamlin. “Só não consegui fazer.”
Uma vitória que não pretendia ser um aparte, Hamlin diminuiu a diferença em uma vaga de transferência para a corrida do campeonato. Ele entrou no fim de semana com um déficit de 27 pontos, mas agora está 18 pontos atrás indo para a corrida de eliminação no Martinsville Speedway (3 de novembro, 14h00 horário do leste dos EUA).
“É outra oportunidade”, ele disse, “certamente você não estará fora dela até que joguem a bandeira quadriculada em Martinsville.”
Fonte: Racer.com