- – Processo pode ser realizado de casa, no trabalho ou em algum eletroposto de forma similar aos modelos à combustão.
- – Para quem está acostumado a só ir ao posto de gasolina, saber como carregar um carro elétrico pode ser um desafio. A crescente popularidade dos modelos com motor elétrico tem trazido consigo uma série de questionamentos, principalmente sobre o funcionamento e a praticidade de se recarregar. O fato é que, ao adquirir um modelo desses, é melhor esquecer as bombas de gasolina.
Mais autonomia com a frenagem regenerativa
Uma das características mais interessantes dos carros elétricos é a frenagem regenerativa. Esse sistema permite que a energia cinética gerada durante a frenagem seja convertida em energia elétrica, recarregando a bateria do veículo. Em outras palavras, o carro se “auto recarrega” enquanto você freia, aumentando a sua autonomia e eficiência energética.
Em alguns modelos, a intensidade da frenagem regenerativa pode ser ajustada em, permitindo que o motorista escolha o nível de recuperação de energia desejado. Em níveis mais altos, a desaceleração do veículo é mais acentuada quando o motorista tira o pé do acelerador, quase dispensando o uso do pedal do freio em algumas situações.
Como carregar um carro elétrico em qualquer lugar
O carregador portátil é o companheiro fiel de todo modelo com motor elétrico. Geralmente incluso na compra do veículo, ele se assemelha a um carregador de celular, porém, com uma potência bem maior. Sua principal vantagem é a portabilidade, permitindo que você conecte seu carro em qualquer tomada doméstica padrão.
Porém, essa praticidade tem um preço: o tempo de recarga. Devido à sua menor potência, o carregador portátil é ideal para recargas lentas, como durante a noite ou em longos períodos de estacionamento. Se você busca uma opção para o dia a dia, principalmente se possui uma garagem em casa, o carregador portátil é um ótimo aliado.
A praticidade de um Wallbox
O wallbox é um carregador de parede, instalado em residências ou estabelecimentos comerciais. Ele oferece uma potência significativamente maior do que o carregador portátil, reduzindo consideravelmente o tempo de recarga. Com um wallbox, é possível carregar seu carro elétrico de forma completa em poucas horas, dependendo da capacidade da bateria e da potência do equipamento.
Existem diversos modelos disponíveis no mercado, com diferentes potências e funcionalidades. Alguns modelos, inclusive, permitem o agendamento da recarga, monitoramento do consumo de energia e até mesmo integração com sistemas de energia solar.
Recarga de emergência na rua
A bateria do motor elétrico está próxima de terminar na rua? É hora de procurar um eletroposto. Os eletropostos são os “estações de serviço” dos carros elétricos. Encontrados em locais públicos como shoppings, postos de gasolina, estacionamentos e rodovias, eles oferecem a opção de recarga mais rápida do mercado.
Com uma potência muito superior aos carregadores domésticos, essas estações são capazes de fornecer uma carga significativa em poucos minutos, permitindo que você retome sua viagem rapidamente. Existem diferentes tipos de eletropostos, com diferentes padrões de conectores e níveis de como carregar um carro elétrico.
Algumas estações são de corrente contínua (DC), oferecendo uma recarga ultra-rápida, enquanto outros são de corrente alternada (AC), com tempos de recarga um pouco mais longos. É importante verificar a compatibilidade do seu veículo com o tipo de conector disponível no eletroposto antes de iniciar a recarga.
A praticidade de um carro elétrico chegando ao Brasil
Como pode ver, saber como carregar um carro elétrico é um processo que se torna cada vez mais simples e acessível. Com o avanço da tecnologia, o aumento da infraestrutura de recarga, a crescente conscientização ambiental e recursos como a frenagem regenerativa, os modelos com motor elétrico se consolidam como a opção inteligente e sustentável para o futuro da mobilidade.
Fonte: Hyundai