VEs e energia solar colocarão os combustíveis fósseis em declínio global até 2030

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

Os veículos elétricos podem ajudar a acelerar a transição em andamento dos combustíveis fósseis para as energias renováveis ​​até o final da década, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).

A AIE prevê que mais da metade da eletricidade do mundo virá de fontes de baixa emissão até 2030 , e que a demanda por carvão, petróleo e gás também terá atingido o pico até lá. Um maior uso de energias renováveis ​​será necessário não apenas para reduzir as emissões de carbono, mas para atender à crescente demanda por eletricidade de veículos elétricos e outras fontes, como data centers, de acordo com o relatório.

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.675.2_en.html#goog_272677388Visão geral do Chevrolet Bolt EV

As políticas atuais estão a caminho de adicionar o equivalente ao uso da demanda do Japão ao uso global de eletricidade a cada ano. Mas fontes de baixa emissão, lideradas por renováveis, devem superar essa demanda em todos os cenários que a AIE prevê. Isso, por sua vez, continua reduzindo a parcela de combustíveis fósseis usados ​​na geração de eletricidade.

Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum nos Emirados Árabes Unidos
Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum nos Emirados Árabes Unidos

Isso apenas daria continuidade a uma tendência em andamento. As energias renováveis ​​forneceram 30% do suprimento global de eletricidade em 2023, enquanto os combustíveis fósseis diminuíram para 60%, sua menor participação em 50 anos, de acordo com a AIE.

Isso está sendo ajudado pelas forças de mercado. Após declínios induzidos pela pandemia, 2021 foi uma anomalia  alimentada por uma queda momentânea na popularidade do carvão, mas, no geral,  o custo do carvão e do gás natural nos últimos anos na verdade alimentou parte do impulso para as energias renováveis.

Vale a pena notar, no entanto, que a AIE espera que a energia nuclear permaneça em 10% da capacidade global de geração de eletricidade em todos os cenários. A resistência contínua à energia nuclear, bem como novas tecnologias voltadas para aumentar seu uso, podem mover a agulha na direção positiva ou negativa.

Estações de carregamento no Volkswagen Arizona Proving Grounds
Estações de carregamento no Volkswagen Arizona Proving Grounds

O relatório também apontou para um enorme potencial para crescimento de VE e cortes de emissões , simultaneamente, em partes do mundo em desenvolvimento. Quase 750 milhões de pessoas — a maioria na África subsaariana — não têm acesso à eletricidade, estima a AIE.

A longo prazo e devido a um empurrão do governo Biden, a mudança dos EUA para a energia eólica e solar continuará a reduzir o uso de carvão e tornar os EVs mais limpos . Mas o cenário de serviços públicos dos EUA é fragmentado, o que pode tornar uma mudança geral dos combustíveis fósseis mais desafiadora.

Uma relação simbiótica com energia renovável é apenas uma parte do quadro de redução de emissões. Um relatório da consultoria Wood Mackenzie também confirmou, por meio de uma análise alternativa, que os EVs estão causando um grande impacto na demanda global por gasolina .

Fonte: Green Car Reports

You may also like