Verificação de som: Dodge Charger Daytona EV 2024 treme como V-8 Hellcat

por Green Car Reports

Paradoxalmente, para obter um novo muscle car Dodge com o som característico do V-8, você precisará optar pelo elétrico. 

Os sistemas de propulsão dos veículos elétricos modernos são naturalmente suaves e quase silenciosos, e alguns entusiastas de EV passaram a conhecer e amar isso. Enquanto isso, a Dodge eliminou o V-8 de suas linhas de muscle cars. Mas a equipe por trás do Dodge Charger Daytona EV 2024 , que deve ser colocado à venda em sua forma de lançamento Scat Pack dentro de algumas semanas, pretende mostrar que eles podem ser capazes de conquistar os entusiastas tradicionais também — ao projetar uma experiência sensorial V-8 de volta. 

O que é preciso? Em uma conversa recente com Kevin Hellman, vice-presidente sênior de produtos para veículos da marca Dodge da Stellantis, no salão do automóvel de Los Angeles, a Green Car Reports descobriu que o tão elogiado “estremecedor” Fratzonic Chambered Exhaust faz mais do que o som do ronco de um muscle car. Ele adiciona um pouco de ruído, vibração e aspereza (NVH) finamente calculados de volta à mistura. 

Hellman disse para Bengt Halvorson, da Green Car Reports, que o ronco é algo que você poderá sentir do banco do motorista, e a equipe por trás do Charger Daytona queria uma impressão que, ao ligar o veículo, não deixasse dúvidas se a energia estava ou não ligada.

Em uma rápida inicialização, aceleração e desligamento — no salão do automóvel, o que nunca seria permitido com um V-8 de verdade — Hellman nos demonstrou que soa bem. Mas quanto ao ronco do assento do motorista e à experiência como um todo, você terá que esperar mais uma semana ou mais para as primeiras impressões de direção. 

“Sua bunda diz que o carro está ligado”, ele resumiu, ressaltando que é a vibração que esse sistema adiciona de volta à experiência que a torna algo muito maior do que os geradores de ruído na cabine que alguns veículos elétricos oferecem. “E, honestamente, quando você está dirigindo um carro rápido e dirigindo em uma pista, todo o resto, essa sensação visceral é um ótimo feedback.”

Dodge Charger Daytona 2024

Fratzonic gera mais NVH para um EV?

Para fazer isso, o Fratzonic Chambered Exhaust é efetivamente uma unidade geradora de ruído e vibração. Quatro “buchas isolantes de elastômero projetadas sob medida” dão suporte ao sistema e operam de forma muito parecida com aquelas do sistema de escapamento de um motor. Dentro, há dois “transdutores de largura de banda extrema de alta eficiência e sob medida” — que Hellman decompôs em uma combinação de drivers padrão mais dois chamados radiadores passivos (essencialmente um driver sem o ímã). Ele está usando esses radiadores passivos — “passivadores”, Hellman os apelidou — “para obter aquele rosnado baixo, baixo, que é o ronco que você esperaria de um muscle car”, disse ele.

Dito isso, os materiais que entram na unidade Fratzonic são “muito semelhantes” ao que é construído em uma caixa de subwoofer, de acordo com Hellman, embora com um design patenteado em torno de como esses passivadores e alto-falantes trabalham juntos dentro de seu volume para criar o som. O volume físico do sistema é de cerca de 36 litros — aproximadamente o tamanho de um tanque de gasolina de 10 galões ou uma pequena mala de mão, com apenas 1,3 pés cúbicos. 

Isso é a maior parte, mas não tudo. Há algum “gerenciamento ativo de ruído” do sistema em todo o veículo, incluindo alguns ajustes do sistema de som, disse Hellman, mas cerca de 90% do que o motorista ouve vem daquela unidade externa na parte traseira do carro. 

Dodge Charger Daytona 2024

Até 126 dB, mas o rugido do Charger V-8 é o que importa

O som não é só para aqueles dentro do EV . O objetivo funcional da equipe para o sistema era ser tão alto quanto o Hellcat de saída — que é um gritante 126 decibéis. Mas realmente se resumiu a obter o tom certo com as notas baixas do motor, Hellman explicou, já que você pode tocar um som realmente agudo e atingir 126 decibéis com bastante facilidade. 

O EV tinha que soar como um Dodge V-8 , a equipe decidiu logo no início, então começou com muitas amostras de Hemi V-8s históricos, 426 V-8s, Hemis e Hellcats modernos, e até mesmo o carro Chrysler Turbine dos anos 1960, dobrando esses sons na saída. Em seguida, pediu a todos os participantes uma chance de avaliar cada tema sobre como eles gostaram da maneira como ele liga, desliga, acelera e funciona. E eles perguntaram se soa ou se parece com um Dodge. 

O sistema envolve psicologia e ser percebido como um som inspirador, não uma imitação barata, então a Dodge passou algum tempo testando a solução. “Fizemos muito, e a agência com a qual trabalhamos reuniu alguns temas, de músculos leves a selvagens, a coisas do tipo nave espacial futurística maluca, e nós testamos em nossas clínicas de veículos, e então levamos para a SEMA”, disse Hellman.

O que resulta, ele explicou, é o rosnado de baixa frequência, com um pouco de ponta futurista. Enquanto isso, as formas de onda não se resolvem ao mesmo tempo, de modo a dar a ele um pouco da complexidade orgânica do original. 

Dodge Charger Daytona 2024

Enquanto a equipe Daytona EV evitou a rota superfuturista, há muitos EVs que seguiram esse caminho. Os sons do Ford Mustang Mach-E , por exemplo, foram influenciados pelo cinema clássico de ficção científica dos anos 1980, incluindo “Blade Runner” e Batman’s Tumbler. Mas eles são apenas para aqueles dentro do veículo. 

“Quando você está dirigindo o carro, pode notar que há uma familiaridade no som que você não consegue identificar”, ele explicou. “Isso porque ele opera a 38 Hz, que é muito próximo da ordem de disparo de um Hemi.”

Localização, localização, localização também faz parte disso. Neste quebra-cabeça acústico, os sons foram todos ajustados para soar o mais como um V-8 natural para o motorista — embora eles sejam bem precisos do lado de fora do carro, com base na verificação de som do salão do automóvel. 

Dodge Charger Daytona 2024

Fratzonic resolve um quebra-cabeça de física acústica

Assim como o som do Hellcat e de muitos muscle cars vintage que o precederam, o projeto se tornou maior que a vida. Hellman disse que o projeto Fratzonic começou com um simples: “Este carro vai fazer sons que todos os outros EVs não fazem”, mas logo mudou para uma sensação mais profunda de V-8. 

Amarrando, brevemente, uma lição em linguística e física acústica: você tem que usar a respiração para fazer sons de vogais, e cada um desses sons de vogais pode ser visto como uma banda particular de frequências. Depois que ouvi, brevemente, Fratzonic em uso no carro, em marcha lenta e acelerando, posso dizer que é obter todas essas vogais guturais em um V-8 em marcha lenta que faz a diferença. 

Os engenheiros da Stellantis NVH em Michigan — essencialmente as mesmas pessoas que ajustariam um escapamento em um muscle car V-8 de verdade — juntamente com uma agência não identificada que trabalha com som e efeitos especiais para filmes de Hollywood, criaram essencialmente seis instrumentos. Então, para esse sistema, eles os treinaram para tocar em diferentes níveis e variações dependendo das variáveis ​​alimentadas pelo carro.

Dodge Charger Daytona 2024

A lista de parâmetros que influenciam o som que o veículo realmente faz é longa e inclui a velocidade do veículo, a velocidade dos motores, a posição do acelerador, a carga, o modo de regeneração e o modo de direção. 

Em geral, diz Hellman, uma mudança para um modo de direção mais agressivo aumentará a amplitude e o volume do som. Auto é a linha de base, enquanto Sport fica um pouco mais alto, e Track e Drag ficam mais altos.

Você também pode desligar o som completamente se não gostar. Ou há um modo de direção Custom que pode discar um nível diferente para cada um dos modos, conforme desejado. 

Adicionando que o NVH de forma eficiente e confiável

O equipamento que faz barulho e vibração será incluído em todos os exemplos do próximo Dodge Charger Daytona EV 2024. Quando insisti sobre o custo do sistema, Hellman apenas disse que “nós o tratamos como qualquer outro componente do veículo que acreditamos ser parte da experiência”.

O sistema é alimentado por um amplificador dedicado de 600 watts, e o consumo de energia é comparável ao de um sistema de áudio de ponta. O design do Charger Daytona provavelmente já recupera um pouco disso na aerodinâmica de sua configuração de asa R frontal que direciona o ar para eficiência ou downforce. 

Quando perguntado se havia desafios em tornar a solução Fratzonic à prova de intempéries, como poças d’água, sal de estrada e similares, Hellman disse sem hesitação, mas sem mais comentários: “Ah, sim!”

Fratzonic para Ferrari…ou Maserati?

Quanto a saber se a Stellantis seria capaz de ajustar esse sistema para um tipo completamente diferente de veículo — como uma Maserati ou Ferrari — Hellman essencialmente disse que ainda não. Há algumas coisas que seriam transportadas para outros veículos, como a abordagem, mas não é o tipo de coisa que é escalável à primeira vista. 

“Este momento foi absolutamente desenvolvido para a Dodge, desenvolvido para isso”, enfatizou. 

Dodge Charger Daytona 2024

Mas Hellman, que supervisionou as linhas de modelos Challenger e Charger por oito anos, vê isso como mais do que um truque de construção de pontes. “Acho que se tornará uma daquelas coisas que, conforme o mercado de EV muda, ajuda você a encontrar essa familiaridade”, disse Hellman. “O som é uma peça tão importante para a Dodge e para os muscle cars. É algo em que continuaremos a nos inclinar e desenvolver.”

“Do jeito que parece, do jeito que soa, nós criamos algo que ninguém mais fez”, ele disse. “Eu não acho que já ouvi alguém que tenha tido uma leve hesitação quando ouviu e viu pessoalmente.”

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