Veremos o rosto mais sofisticado e puramente elétrico da Jaguar em dezembro

por InsideEVs

Por Andrei Nedelea

Por mais bonitos e bons de dirigir que sejam, os carros da linha atual da Jaguar não estão vendendo, e a marca tem um plano ousado de se reinventar para se tornar mais relevante. A famosa marca britânica recentemente interrompeu as vendas de todos os modelos no Reino Unido, seu mercado doméstico, o que francamente é bem alarmante.

No entanto, ele está voltando e sendo reposicionado mais sofisticado como um rival da Bentley com uma gama de três modelos elétricos. Teremos nossa primeira espiada na próxima linha com um conceito definido para estrear em apenas algumas semanas.

A Autocar tem as informações mais recentes sobre a reimaginação da Jaguar e o novo conceito, que será exibido na Miami Art Week em 2 de dezembro. O estudo prevê a direção futura do design da marca, e espera-se que seja bem diferente do que a marca fez no passado. Não é a primeira vez que a Jaguar passa por uma grande revolução de design, e mesmo que o renomado chefe de design da Jaguar, Ian Callum, não esteja mais na empresa , ainda estamos animados para vê-la.

A nova linha de três fortes rivais da Bentley da Jaguar será composta por um SUV do tamanho do Bentayga , um sedã grande do tamanho de um Flying Spur e um carro GT de quatro portas, provavelmente um fastback semelhante a um Porsche Taycan. É este último que a Jaguar deve apresentar em Miami, e o modelo de produção (com previsão de ser revelado no ano que vem) terá 430 milhas de alcance WLTP e mais de 575 cavalos de potência. O preço começará em pouco menos de US$ 130.000 (£ 100.000).

Todos os novos Jags elétricos mais premium ficarão em variações da mesma plataforma. Ela se chama Jaguar Electric Architecture (JEA) e, como o nome sugere, será exclusiva da Jaguar. Não será compartilhada com as outras marcas do grupo.

Se a nova e ainda mais premium marca Jaguar será um sucesso, ainda não se sabe. Ao vender carros mais caros, o grupo de compradores em potencial será reduzido, e isso empurrará a Jaguar para um segmento do mercado povoado por marcas que têm décadas de tradição vendendo carros nessa faixa de preço. Os carros que compõem o novo trio provavelmente serão bonitos e agradáveis ​​de dirigir e oferecerão especificações competitivas, mas isso pode não ser o suficiente.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.

A Lotus, que é propriedade da Geely desde 2017 , passou por uma transformação um tanto semelhante, e seu negócio agora está dividido no lado de carros esportivos movidos a gasolina, que ainda é baseado em Norfolk, e o lado elétrico de luxo mais sofisticado, que consiste em EVs sofisticados feitos exclusivamente em uma nova fábrica na China. O Lotus Eletre e o Emeya são carros muito bons, mas não são melhores do que seus rivais de outras montadoras, e agora com tarifas sendo impostas a carros feitos na China, eles vão ser mais caros do que deveriam ser quando importados para a Europa ou os Estados Unidos.

Dar uma nova cara a uma marca antiga pode ser bem-sucedido, mas teremos que esperar para ver se essa é uma fórmula vencedora para a Jaguar após seu hiato de um ano . Uma coisa é certa: a Jaguar venderá muito menos carros do que nunca, e espera margens de lucro maiores em cada um deles para que possa continuar a existir.

Fonte: InsideEVs

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