Pergunta de hoje: O bicampeão da NTT INDYCAR SERIES e atual líder de pontos Alex Palou não venceu em ovais em sua carreira. Que outro piloto está atrasado para sua primeira vitória em uma pista circular?
Curt Cavin: É difícil acreditar que Colton Herta não tenha vencido uma corrida oval nesta série em 28 oportunidades desde que começou em tempo integral em 2019. Ele frequentemente se classificou bem, conquistando a pole para a primeira corrida do mês passado no Iowa Speedway e ganhando a segunda posição inicial para a Indianápolis 500 de 2021 apresentada pela Gainbridge. Mas resultados fortes em corridas ovais têm sido poucos e distantes entre si – ele teve apenas três resultados entre os cinco primeiros. No entanto, ele liderou 86 voltas em Iowa no mês passado, e a World Wide Technology Raceway tem sido uma de suas melhores pistas. Ele terminou em quarto e sexto nas duas corridas em 2020, e se classificou na segunda posição no ano passado e liderou 13 voltas antes de terminar em sexto. Em 2021, seu carro estava nos trilhos, liderando 101 das primeiras 183 voltas antes de um eixo de transmissão quebrar. Portanto, se uma vitória oval estiver por vir, talvez este seja o fim de semana.
Eric Smith: Eu prefiro David Malukas e não colocaria isso além do piloto da Meyer Shank Racing para ser vitorioso no Bommarito Automotive Group 500 de sábado, apresentado pela Axalta e Valvoline. Para começar, ele entra neste fim de semana com força. Na corrida mais recente da NTT INDYCAR SERIES nesta temporada, Malukas conquistou seu 10º top 10 da carreira em 21 de julho em Toronto. Além disso, metade de seus top 10 ocorreram em ovais, incluindo os últimos dois anos na World Wide Technology Raceway. Malukas terminou em segundo lugar como novato em 2022 e foi terceiro em agosto passado. Ele também varreu o par de corridas INDY NXT by Firestone na WWTR em 2021 e ficou em terceiro em 2019, dando a ele cinco top 3 consecutivos na pista de 1,25 milha. Além de um quarto lugar no Texas Motor Speedway em 2023, todos os cinco primeiros lugares de Malukas aconteceram em ovais. Se uma vitória não ocorrer no sábado, a rodada dupla em Milwaukee Mile (31 de agosto a 1º de setembro) pode servir como outra oportunidade. Malukas atingiu a sétima velocidade mais rápida no teste de 11 de junho, sua primeira vez em um carro MSR.
Paul Kelly: Poucos pilotos foram melhores no maior oval de todos – Indianapolis Motor Speedway – nos últimos seis anos do que Santino Ferrucci da AJ Foyt Racing. Ele terminou entre os 10 primeiros em todas as seis largadas da carreira no “The Greatest Spectacle in Racing” desde 2019, com o melhor terceiro lugar em 2023. Além disso, todos os cinco primeiros lugares da carreira foram em pistas circulares – Indianápolis duas vezes, Texas, Pocono e World Wide Technology Raceway, local do Bommarito Automotive Group 500 apresentado pela Axalta e Valvoline na noite deste sábado. Com esse histórico de pista, é difícil acreditar que ele não tenha conquistado uma vitória da NTT INDYCAR SERIES em um oval. Embora a equipe Foyt não entre na Victory Lane desde 2013 em Long Beach com Takuma Sato, há razões legítimas para acreditar que Ferrucci tem uma chance de devolver o lendário No. 14 da Super Tex à glória na WWTR, Milwaukee ou Nashville para fechar a temporada. Nenhuma equipe é melhor em ovais agora do que a Team Penske, e adivinhe com qual equipe a Foyt tem uma aliança técnica, especialmente para a importantíssima tecnologia de amortecedores que pode transformar uma configuração de manuseio ruim em um foguete em ovais? Sim, Penske. Com estratégia inteligente, boa direção e um pouco de sorte, a hora de Santino quebrar os ovais pode ser agora.
Fonte: Indycar