Por Stephen Kilbey
Após a rodada final da European Le Mans Series de 2024 em Portimão no sábado, cinco convites automáticos foram confirmados para a edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans.
Ao vencer o campeonato de equipes LMP2, a AO by TF garantiu um convite para o clássico francês, enquanto a Inter Europol Competition conquistou seu próprio convite ao terminar em segundo na classificação da classe.
Enquanto isso, a AF Corse ganhou um convite com a vitória na categoria LMP2 Pro-Am para o ORECA nº 83, após vencer o título da classe em circunstâncias dramáticas na última volta da corrida.
A equipe campeã da LMP3, RLR MSport, também terá a oportunidade de participar do Grand Prix D’Endurance do ano que vem na LMP2 após seu triunfo sobre a Eurointernational e a Team Virage na final emocionante.
E finalmente, na LMGT3, após uma disputa pelo título durante o fim de semana entre nove dos 11 carros da classe, a Iron Lynx saiu vitoriosa com seu Lamborghini Huracan e recebeu um convite automático para participar das 24 Horas de Le Mans na classe LMGT3.
O título foi selado na última curva da última volta, quando Andrea Caldarelli ultrapassou Michelle Gatting, da Iron Dames, para conquistar por pouco a vitória e a coroa da classe da equipe Ferrari Kessel Racing.
Este conjunto de cinco convites se soma ao par entregue há uma semana em Petit Le Mans. Lá, o piloto Nick Boulle conquistou o Prêmio Jim Trueman após sua campanha vencedora do título com a Inter Europol pela PR1/Mathiasen Motorsports e o piloto da AWA Orey Fidani ganhou o Prêmio Bob Akin por seus esforços em GTD, garantindo a ele a chance de inscrever um carro na classe LMGT3 no ano que vem.
Dois convites adicionais também estão disponíveis durante o inverno na Asian Le Mans Series, onde as equipes vencedoras dos títulos LMP2 e GT ganharão uma vaga cada na lista de inscritos de Le Mans de 2025.
Fonte: Racer.com