Velocidade e estratégia entregam a primeira vitória de Lundgaard em Toronto

por Indycar

Lundgaard, 21 anos, da Dinamarca, dirigiu seu Vivid Clear Rx Honda nº 45 para uma vitória de 11,7893 segundos sobre o líder do campeonato Alex Palou no nº 10 Journie Rewards Honda. Colton Herta terminou como melhor terceiro da temporada no No. 26 Gainbridge Honda.

Esta foi a primeira vitória da Rahal Letterman Lanigan Racing desde que Takuma Sato venceu as 500 milhas de Indianápolis apresentadas por Gainbridge em agosto de 2020. A última vitória da equipe em um circuito de rua temporário como o percurso de 11 curvas e 1.786 milhas ao redor do Exhibition Place de Toronto ocorreu em junho 2017, quando Graham Rahal venceu o doubleheader em Belle Isle em Detroit.

Lundgaard se tornou o primeiro piloto dinamarquês a vencer uma corrida da INDYCAR SERIES. Ele também recebeu um barbeador elétrico em Victory Lane para raspar o bigode que deixou crescer durante a entressafra e jurou mantê-lo até conquistar sua primeira vitória.

“Estou muito esgotado de energia agora”, disse Lundgaard. “O carro Hy-Vee Vivid Clear Rx foi rápido durante todo o fim de semana e eu disse antes da corrida que tínhamos um carro rápido o suficiente para vencer. Nós conseguimos.

“Esta equipe, eles merecem isso. Se você olhar para onde estávamos no início desta temporada e até mesmo no ano passado, não estávamos nem perto disso. Estou extremamente feliz por todos agora.”

O seis vezes campeão da série Scott Dixon ficou em quarto lugar no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda, o melhor finalizador entre um grupo de pilotos que tentou uma estratégia alternativa na segunda metade da corrida para tentar conter a velocidade de Lundgaard.

O bicampeão da série Josef Newgarden completou os cinco primeiros no segundo lugar do Snap-on Team Penske Chevrolet.

O movimento decisivo veio na volta 61 da corrida de 85 voltas na maior cidade do Canadá. Lundgaard e Palou duelaram lado a lado pelo segundo lugar atrás do líder Dixon – em uma estratégia de combustível diferente – quando Lundgaard completou a passagem de Palou na curva 3.

Dixon fez seu pit stop final na volta seguinte, passando a liderança para Lundgaard. O dinamarquês não perdeu tempo esticando as pernas sob o céu ensolarado de Toronto, construindo uma vantagem de 3,1503 segundos na volta 65.

Lundgaard continuou a construir sua liderança nas últimas voltas e cruzou até o final, terminando na frente em 54 das 85 voltas. Isso deixou o drama para a luta pelas últimas posições do pódio entre Palou, Herta e o atual campeão da série Will Power.

Esses três pilotos correram lado a lado no complicado e acidentado circuito de rua por 19 das últimas 20 voltas. O impulso de Palou para manter o segundo lugar foi particularmente impressionante, considerando que ele navegou nas últimas 39 voltas com um cone de nariz quebrado e uma asa dianteira torto por contato em um incidente envolvendo também Kyle Kirkwood e Helio Castroneves na volta 46.

Herta não conseguiu passar por Palou no trecho final, e a chance de Power de terminar no pódio acabou quando ele foi forçado a ir aos boxes pouco antes do início da última volta para evitar ficar sem combustível.

O campeão da série 2021, Palou, que começou em 15º lugar na temporada, estendeu sua seqüência de resultados entre os cinco primeiros nesta temporada para nove corridas consecutivas desde o PPG 375 no início de abril no Texas Motor Speedway. O espanhol aumentou sua liderança no campeonato para 117 pontos – uma diferença de mais de duas corridas – sobre o companheiro de equipe da Chip Ganassi Racing, Dixon.

Antes do stint final, Scott McLaughlin, Dixon e Rinus VeeKay ficaram fora com o pneu alternativo guayule de Firestone por mais tempo do que qualquer outro piloto, na esperança de construir uma lacuna suficiente e ter sorte com bandeiras de advertência para roubar uma vitória na estratégia.

Mas essas esperanças desapareceram quando a corrida foi limpa e verde nas últimas 35 voltas, já que o último período de advertência veio das voltas 46-50, quando Kirkwood atingiu Castroneves por trás na curva 11 após um reinício, incorrendo em uma penalidade stop-and-go. Lundgaard estava entre os pilotos que fizeram seus pit stops finais durante o período final de cautela, a estratégia de sucesso final.

Lundgaard dividirá $ 10.000 com Rahal Letterman Lanigan Racing e sua instituição de caridade escolhida, Feeding America, por sua vitória como parte do PeopleReady Force For Good Challenge.

Os próximos eventos da NTT INDYCAR SERIES são o Hy-Vee Homefront 250 apresentado pela Instacart no sábado, 22 de julho e o Hy-Vee One Step 250 apresentado pela Gatorade no domingo, 23 de julho, compreendendo o Hy-Vee INDYCAR Race Weekend doubleheader no Iowa Speedway . Estas serão as primeiras corridas ovais da série desde que Newgarden venceu o 107º Indianápolis 500 apresentado por Gainbridge em 28 de maio no Indianapolis Motor Speedway.

Por Paul Kelly | Publicado: 16 de julho de 2023

You may also like