Veja por que a Toyota vende 7 caminhões e SUVs TNGA-F diferentes na América

por Road and Track

O novo Toyota 4Runner chegou, e enquanto uma nova geração do amado off-roader é muito bem-vinda (considerando que o anterior esteve à venda por 15 longos anos), a picape tem mais competição interna do que nunca. A Toyota e a Lexus agora vendem sete picapes e SUVs nos Estados Unidos construídos na plataforma TNGA-F, incluindo quatro utilitários esportivos com exatamente a mesma distância entre eixos de 112,2 polegadas. É uma estratégia confusa — mas representantes da Toyota veem isso como um plano sensato para encontrar compradores em potencial em quase todos os segmentos.

Brock Cartlidge, gerente sênior de marketing de caminhões da Toyota Motors North America, diz que a linha é melhor compreendida ao considerar o que cada caminhão e SUV foi projetado para fazer, em vez de qual comprador ele está almejando.

Com a Tundra , Sequoia e Tacoma , as distinções são diretas: “A Tundra é uma picape de alto desempenho, de tamanho normal, com capacidade e reboque que permitirão que você, você sabe, leve todos os seus brinquedos com você. O barco, o jet ski, o trailer”, disse Cartlidge. “Então você tem a Sequoia — ainda um veículo de reboque de tamanho normal e capaz, mas você pode levar a família com você. Isso é mais sobre a experiência do passageiro e a utilização da terceira fileira.”

“Então você olha para o Land Cruiser, um veículo global com mais de 70 anos de herança . Esse é um veículo off-road projetado para o mundo… O Tacoma é um caminhão de médio porte, ele também é capaz, mas é mais um veículo divertido. Ele tem a mesma personalidade, para focar no que as pessoas estão fazendo com a série lá fora no mundo. Ele tem um tamanho diferente e os usos são diferentes. Ele é muito capaz com reboque, mas é mais um produto do tipo “saia e brinque”.”

Toyota 4runner trailhunter 2025, Toyota Land Cruiser 1958 2025, Toyota Tacoma Trailhunter 2025Fred SmithDa esquerda para a direita: Tacoma, Land Cruiser, 4Runner.

segundo Fred Smith, da revista Road & Track, o que torna a estratégia da Toyota particularmente interessante é que ela está atualmente oferecendo dois SUVs de médio porte diferentes sob o mesmo emblema, ambos produzidos na mesma fábrica japonesa. Um, o Land Cruiser, é a versão mais recente do Land Cruiser Prado global ; o outro, o 4Runner , é uma nova geração de um SUV de médio porte americanizado. Os dois são intimamente relacionados em tamanho e objetivo, mas diferem em algumas maneiras principais, disse Cartlidge.

“[4Runner é] realmente projetado para o mercado norte-americano. Está neste país há mais de 40 anos. É supercapaz, mas foi projetado para o mercado dos EUA. Veja os acabamentos: TRD Pro é inspirado em Baja, Trailhunter é para o ressurgimento do overlanding neste mercado. Ele também oferece variedade dentro das classes, com nove acabamentos diferentes.”

“Se você olhar para o Land Cruiser, é um veículo off-road, mas é um pouco mais seleto em seus acabamentos… Quando você sai em um caminho, ele vai ser o veículo que te leva de volta. Nenhum terreno é muito duro para ele.”

“A outra diferença é o volume. Com essas nove classes [do 4Runner] vem mais volume. Você atrai mais pessoas — enquanto o Land Cruiser é um pouco mais específico e um pouco mais focado naqueles que querem a herança que vem com o nome Land Cruiser.”

Em outras palavras, a oferta simultânea do Land Cruiser e do 4Runner é uma realização do eterno desejo do comentarista da internet de que uma marca oferecesse o “bom” aqui. Ao vender tanto o Land Cruiser de médio porte global quanto uma versão projetada especificamente para a América do Norte, a Toyota é capaz de oferecer ambos aos consumidores ao mesmo tempo.

Além dos cinco Toyotas, a montadora também vende mais dois SUVs pela marca Lexus. Um deles, o GX , é um SUV de médio porte diferenciado do Land Cruiser e do 4Runner por seu trem de força V-6. O outro, o LX , é um SUV de tamanho normal que serve como equivalente efetivo do Land Cruiser de tamanho normal que não é mais oferecido na América. Ambos os Lexus se destacam com interiores mais refinados e conforto na estrada, no entanto — características-chave que os colocam em competição direta com off-roaders caros da Mercedes-Benz e Land Rover.

Todos os sete veículos TNGA-F estão à venda agora, variando de preço de US$ 31.590 para o mais básico Toyota Tacoma a US$ 115.350 para o híbrido Lexus LX. Todos os sete são feitos para funcionar tanto como off-roaders prontos para aventuras quanto como motoristas diários razoáveis ​​— mas cada um, claramente, é construído para seus próprios objetivos específicos. No final das contas, é difícil reclamar com uma riqueza de escolhas.

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