Por Marshall Pruett
Rinus VeeKay não esperava ficar sem emprego na NTT IndyCar Series, mas o jovem holandês está surpreendentemente otimista depois que a Ed Carpenter Racing decidiu substituir o veterano de cinco anos pelo vencedor da Indianápolis 500 de 2016, Alexander Rossi, no final de setembro.
“Estou indo bem”, disse VeeKay à RACER. “A primeira semana foi um pouco difícil de digerir. Sabe, foi um pouco inesperado, só a situação toda acontecendo. Mas sempre sou uma pessoa positiva. Depois de alguns dias, era só eu olhando para o futuro. E, claro, Adrian (Sussman, seu empresário) tem ligado para todo mundo para garantir que olhemos para todas as oportunidades possíveis. E estou positivo sobre o futuro; não estou nem um pouco preocupado.
“É preciso um pouco de trabalho duro. É uma situação em que nunca estive. Mas comigo agora, com 24 anos, tendo feito 80 corridas na IndyCar, acho que isso é muito valioso, especialmente com meu recorde na Indy 500. Acho que as equipes que terão uma oportunidade sabem que não sou um piloto pagante, então estou muito confiante sobre as possibilidades.”O vencedor do Grande Prêmio de Indianápolis de 2021 está encorajado pelas discussões que estão sendo realizadas com equipes em potencial. Ele ficou em Indianápolis após a reunião desta semana entre a IndyCar e seus pilotos para comparecer ao teste de quinta a sexta-feira no Indianapolis Motor Speedway. A decisão foi benéfica, já que a Dale Coyne Racing o colocará em seu carro na sexta-feira.“Houve muitos interesses compartilhados”, disse VeeKay. “Há algumas conversas muito boas. E acho que estamos indo muito bem, honestamente.”
Adicionar alguns eventos do IMSA WeatherTech SportsCar Championship ao seu próximo calendário de corridas seria uma opção bem-vinda, mas VeeKay está focado principalmente em retornar às competições de monopostos.
“Agora é ir para a IndyCar”, ele disse. “Estou aberto a fazer algo como IMSA, mas meu interesse principal é fazer uma temporada completa da IndyCar. E eu sinto que a IndyCar é uma dessas séries em que, se você está fora para a temporada, você precisa de pelo menos uma temporada para recuperar o atraso, já que é tão competitivo. Então eu quero estar lá em tempo integral. Eu deveria estar lá em tempo integral.”Com
Louis Foster contratado pela Rahal Letterman Lanigan , poucas vagas permanecem abertas para o ano que vem. A RLL ainda não anunciou quem pilotará seu terceiro carro, que foi ocupado por Pietro Fittipaldi na temporada passada, e de lá, é a Dale Coyne Racing com dois carros não reclamados e a Juncos Hollinger Racing com um par de inscrições que não têm pilotos nomeados para 2025. A PREMA Racing tem seu segundo piloto para anunciar após confirmar Callum Ilott, mas não está aberto para VeeKay.
Fonte: Racer.com