Valência sedia os Jogos de Automobilismo da FIA mais diversos de todos os tempos

por FIA

O terceiro FIA Motorsport Games, realizado na semana passada em Valência, foi confirmado como a rodada mais diversificada dos jogos até agora.

Clubes-membros da FIA de 82 nações foram representados em 26 competições durante os quatro dias. Dos 646 competidores, 106 eram mulheres competindo em 20 categorias.

Micahela Dorčíková, da Eslováquia, ganhou o ouro no Auto Slalom ao lado de sua companheira de equipe; no Karting Slalom, Maja Braun levou o ouro por equipe para a Alemanha; e no Karting Endurance, Justine Strauven fez parte da equipe belga que conquistou a vitória.

No Rally Histórico, a copiloto Ida Lidebjer Granberg conquistou o bronze para a Suécia no asfalto, e Anna Graham ajudou a garantir a prata para a Grã-Bretanha no cascalho como parte de uma dupla icônica de pai e filha, enquanto Veronika Havelkova trouxe de volta o bronze para a Hungria.

Um foco importante também foi a próxima geração de grandes nomes do automobilismo feminino, garantindo oportunidades iguais para talentos iguais.

Seis jovens mulheres com idades entre 8 e 12 anos competiram na categoria Cross Car Mini tendo sido selecionadas após uma busca global. Representando seis nações, elas ganharam suas vagas mostrando talento e promessa excepcionais com Merel Hoogstra (8 anos) representando a Holanda chegando em segundo, e Ava Cabral (12 anos) chegando em terceiro pelo Canadá. Merel, ao lado de sua colega competidora Lena Straub da Alemanha, foram as duas competidoras mais jovens nos Motorsport Games. O futuro certamente é brilhante!

Realizado no Circuito Ricardo Tormo, o dia FIA Girls on Track imergiu as participantes no mundo do automobilismo. O programa está comprometido em empoderar as mulheres, quebrar barreiras e promover a igualdade de gênero de uma maneira inovadora, envolvente e positiva, e tem como objetivo ser uma força motriz por trás da participação feminina no automobilismo. A atividade em Valência ofereceu às participantes a chance de explorar suas perspectivas de carreira e descobrir mais oportunidades que o mundo do automobilismo tem a oferecer.

Estrelas femininas de corrida também uniram forças com a campanha United Against Online Abuse , fundada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. As jovens participaram de seis workshops interativos projetados para equipá-las com ferramentas práticas para se protegerem online e compartilhar recursos e conhecimento ao começarem suas carreiras no automobilismo.

Burcu Çetinkaya, piloto de rali e presidente da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, disse: “Estou inspirada por ter visto tanto talento feminino na última semana. A paixão e o comprometimento demonstrados por essas jovens mulheres são exatamente o motivo pelo qual estamos tão comprometidos em aumentar as oportunidades e garantir a acessibilidade no automobilismo, e estou ansiosa para ver suas carreiras continuarem a florescer.”

Não apenas a demografia de gênero foi representada, mas nações de todo o mundo se beneficiaram da grande variedade de categorias sendo disputadas, com nações emergentes participando e orgulhosamente agitando as bandeiras de seus países. Das 82 nações competindo, 17 estavam fazendo isso pela primeira vez.

A FIA incentiva a diversidade em todos os níveis e continua a construir caminhos melhores e mais acessíveis para o automobilismo e a mobilidade, usando esses dois espaços importantes como plataformas para promover a igualdade de gênero e global.

Fonte: FIA News

You may also like