
Os dois últimos convites automáticos para as 24 Horas de Le Mans de 2025 foram concedidos no domingo pelo ACO no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, após o final da temporada 2024/25 da Asian Le Mans Series.
A equipe LMP2 de bandeira portuguesa Algarve Pro Racing e a potência alemã da Porsche Manthey Racing carimbaram ingressos para o clássico francês ao garantir os títulos das classes LMP2 e GT, respectivamente. Os carros LMP3 também participam da série asiática da ACO que acontece nos meses de inverno, mas nenhum convite para Le Mans é concedido à equipe vencedora do título.
Como nos conta Stephen Kilbey, da revista Racer, a APR ganhou sua entrada em Le Mans após vencer quatro das seis corridas na disputada categoria LMP2 com seu par de ORECA 07 Gibsons. Ela levou o título com sua equipe nº 25 de Michael Jensen, Valerio Rinicella e o recém-nomeado piloto da Peugeot Hypercar, Malthe Jakobsen.

Após uma quinzena cheia de drama nos Emirados Árabes Unidos, que contou com quatro corridas – duas em Dubai e duas no Circuito de Yas Marina – o quarto lugar foi o suficiente na corrida final para eles conquistarem o título com 21 pontos de vantagem sobre os pilotos da RD Limited.
A RD, de propriedade do tricampeão de Le Mans Romain Dumas, perdeu o título, mas impressionou durante toda a temporada, vencendo em sua estreia na LMP2 em Sepang em dezembro e conquistando mais três pódios.
Acredita-se que a equipe esteja planejando se candidatar a uma entrada para Le Mans, apesar de perder o título da Asian Le Mans Series. Isso manteria seu esforço LMP2 ativo durante o verão, após não conseguir uma vaga no grid superinscrito da ELMS para 2025.
Para a Algarve Pro, que agora tem cinco títulos LMP2 da Asian Le Mans no currículo, as 24 Horas de Le Mans deste ano marcarão sua décima largada consecutiva.
Enquanto isso, ao vencer a corrida final da temporada e o título de GT para coroar uma temporada de altos e baixos, Manthey está pronto para aumentar o ataque da Porsche em La Sarthe, depois que seu Porsche 911 GT3 R nº 10 de Antares Au, Joel Sturm e Klaus Bachler foram coroados campeões sob os holofotes.
Caso a Manthey aceite o convite, ela terá a garantia de pelo menos três inscrições em Le Mans, já que atualmente opera os dois carros FIA WEC LMGT3 da Porsche para a Iron Dames e a Manthey 1st Phorm.
Eles se somam aos nove convites entregues anteriormente às equipes e pilotos que competem na European Le Mans Series e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship na conclusão da temporada de corridas de 2024:
• AO by TF, Campeão da European Le Mans Series 2024 (convite para competir na LMP2)
• Inter Europol Competition, vice-campeão da European Le Mans Series 2024 (convite para competir na LMP2)
• AF Corse, Campeão Pro/Am da European Le Mans Series 2024 (convite para competir na LMP2)
• RLR M Sport, Campeão da European Le Mans Series 2024 (convite para competir na LMP2)
• Iron Lynx, campeão da European Le Mans Series LMGT3 de 2024 (convite para competir na LMGT3)
• Porsche Penske Motorsport, Campeã IMSA GTP 2024 (convite para competir no Hypercar)
• Nick Boulle (Inter Europol by PR1 Mathiasen Motorsport), co-campeão IMSA LMP2 2024, vencedor do troféu Jim Trueman (convite para competir em LMP2)
• Orey Fidani (AWA), piloto de bronze do IMSA GTD 2024 e vencedor do troféu Bob Akin (convite para competir no LMGT3)
• Sky Tempesta Racing, Campeã da Taça de Bronze da GT World Challenge Europe (Convite para competir no LMGT3)