Por Kelly Crandall
Martin Truex Jr. encerrou sua carreira na NASCAR Cup Series desejando ter tido um desempenho melhor em Phoenix Raceway, mas ainda negando aqueles que esperavam uma despedida emocionante.
“Sem emoções”, disse Truex após terminar em 17º. “Eu queria correr [bem], cara. Eu queria correr melhor do que isso e pensei logo no começo que seria um bom dia, e só piorou e piorou quanto mais tentávamos e quanto mais tentávamos fazer com o carro. Não sei.
“Tem sido [assim] ultimamente — qualificamos bem e então quanto mais quente a pista fica, mais borracha desce, mais lutamos. Não sei o que está acontecendo aí, mas queria que pudéssemos ter colocado alguns pneus no final, pelo menos, e ter uma chance de seguir em frente. Não foi muito divertido no final correr com pneus velhos.”
Truex largou da pole em seu No. 19 Joe Gibbs Racing Toyota e liderou as primeiras nove voltas. Foi a única vez que ele passou na frente do grid.
Joey Logano ultrapassou Truex para o primeiro lugar e venceu a primeira etapa. Truex cruzou a linha em segundo, mas nos pit stops sob a cautela de quebra de etapa, Truex saiu do pit road em sétimo e a posição perdida na pista acabou sendo o início da derrapagem para trás.
“Começou bem”, disse o chefe da equipe James Small. “Nós lutamos para vencer a primeira etapa, e então perdemos muitas posições na pista lá, e tudo piorou. No meio da segunda etapa, começamos a ter alguns problemas de freio e isso só criou problemas de manuseio. O pedal começou a ficar longo, e ele não conseguia diminuir a velocidade. Ele (o carro) começou a ficar apertado, e era um ciclo vicioso indo para trás.
“Começou tão promissor – ontem foi ótimo. É uma maneira frustrante de terminar. Isso meio que resume nossa temporada, a maneira como ela se desenrolou lá.”
Truex foi o brinde das atividades pré-corrida de domingo. Um pacote de vídeo na reunião de pilotos levou a uma ovação de pé de seus colegas competidores.
“Foi inesperado, eu acho”, disse Truex. “Foi muito legal, uma grande honra. Estou muito honrado e humilde por ser reconhecido assim.”
No grid, é um procedimento usar giz para marcar o número do carro como um espaço reservado para quando a equipe traz seu carro. A NASCAR, no entanto, não usou o número 19 para o carro de Truex no domingo, mas escreveu “Gone Fishing” na pista de boxes.
“Achei isso legal porque vou fazer muito disso”, disse Truex.
Ele tem planos de correr a Daytona 500 na próxima temporada, uma corrida que ele nunca venceu. Joe Gibbs também está aberto a tê-lo potencialmente correndo corridas da Xfinity Series para a organização, mas ele ainda não tem dúvidas sobre a aposentadoria.
“Ainda não estou triste”, ele disse. “Todo mundo quer que eu fique triste [e] estou feliz. Estou comemorando. Tenho muito pelo que ser grato, muito do que me orgulhar. Vou aproveitar um tempo aqui e fazer o banquete e todas essas coisas divertidas, e vai ser divertido voltar em um papel diferente e correr por diversão.
“Espero que eu consiga me divertir. É tão difícil se divertir quando você leva isso tão a sério, e eu estava me divertindo cedo hoje, e então ficou horrível. Eu esperava que hoje fosse melhor para ser mais divertido. Vamos ver. Estou ansioso por Daytona.”
Como um piloto que precisava cumprir obrigações de mídia pós-corrida, Truex estava estacionado perto da saída do pit road com os concorrentes ao campeonato. Isso significava que ele tinha uma longa caminhada de volta pelo pit road em direção à saída. Ao fazer isso, ele se deparou com Small, e os dois pararam não para relembrar, mas para conversar sobre o dia, mesmo que a informação não fosse mais relevante para Truex.
“Normalmente, não consigo vê-lo depois [porque] ele está correndo”, Small riu. “Foi bom vê-lo. Tenho certeza de que conversaremos mais esta semana, mas ele vai pescar em algum lugar.”
Fonte: Racer.com