
A Toyota lançou dois novos veículos elétricos e atualizou seus dois EVs atuais na terça-feira. Uma vitrine da marca em Bruxelas destacou o esforço da Toyota para a neutralidade de carbono na Europa até 2035.
Segundo Robert Duffer, da Green Car Reports, os dois novos modelos incluem uma versão totalmente elétrica do pequeno crossover C-HR e um novo modelo para o segmento B chamado Urban Cruiser. A empresa também lançou atualizações para o Toyota bZ4X e o Lexus RZ relacionado que estão à venda na América do Norte desde o ano modelo 2023.
Resta saber quais modelos e quais atualizações migrarão para o mercado norte-americano. Parece provável que o C-HR+ marque um novo ponto de entrada para a relutante, mas crescente linha de veículos elétricos da marca na América do Norte, enquanto o tamanho mais compacto do menor Urban Cruiser se encaixa no que é preferido na Europa. Todo o seu revestimento inferior da carroceria e suas proporções quadradas podem atrair também o portfólio norte-americano louco por SUVs.
Esses dois modelos, junto com o bZ4X, representam a primeira onda de um impulso de produto EV que resultará em seis novos EVs lançados na Europa até o final de 2026. A Toyota divulgou a segunda onda em um slide de silhueta dos próximos três EVs.
Cruzador urbano Toyota
Com base em conceitos anteriores, os próximos modelos incluem uma picape, presumivelmente uma Hilux EV ; um crossover maior, possivelmente o Land Cruiser EV que tem sido exibido em forma de conceito desde 2023; e um crossover menor que pode ter sido visualizado pelo Sport Crossover Concept em 2023. Qualquer um dos três poderia abrigar as células de bateria de estado sólido da Toyota esperadas para 2027.
A Toyota divulgou o desenvolvimento adicional de sua abordagem multicaminho para a eletrificação, que inclui tecnologias híbridas, híbridas plug-in, elétricas a bateria e de células de combustível de hidrogênio , bem como grandes passos em seus conceitos de micromobilidade.
Toyota C-HR+ 2025
Toyota C-HR+ é baseado no bZ4X
Embora o C-HR tenha sido descontinuado em 2022 nos EUA, o pequeno crossover que poderia ser confundido com um hatchback tem sido um sucesso na Europa. Desde seu lançamento em 2016, as duas gerações do C-HR foram responsáveis por mais de 1 milhão de vendas, e as variantes híbridas e híbridas plug-in existentes do C-HR serão acompanhadas pelo modelo elétrico de bateria completa C-HR+ .
“Por baixo da pele, a arquitetura é completamente diferente”, disse Yoshihiro Nakata, presidente e CEO da Toyota Motor Europe, à multidão em Bruxelas.
Ele compartilha apenas um nome com o C-HR, em vez disso, compartilha a plataforma e-TNGA da marca com o Toyota bZ4X . Seu interior também parece quase idêntico ao interior do bZ4X atualizado. Por fora, com sua linha de teto curvada semelhante a um cupê e revestimento sutil ao longo do para-choque dianteiro inferior e sobre os arcos das rodas arredondados e balancins pronunciados, parece mais um Lexus. As luzes de circulação se prendem como grampos longos na face larga, que é apoiada por ranhuras verticais cobertas com faróis de neblina. Abaixo do spoiler de teto integrado, uma barra de luz completa abrange a traseira em cauda de pato, e os para-lamas inchados aumentam sua aparência musculosa e baixa. O único elemento C-HR sobre ele são as maçanetas das portas traseiras recuadas escondidas na moldura da janela traseira.
Com 178 polegadas de comprimento, é cerca de seis polegadas mais curto que o bZ4X, e a porta traseira inclinada corta o espaço de carga atrás dos bancos traseiros, limitando-o a cerca de 14,7 pés cúbicos. Laterais grossas também reduzem seu potencial. Os bancos traseiros têm espaço para a cabeça decente, mas como a distância entre eixos de 108,3 polegadas é cerca de quatro polegadas mais curta que a do bZ4X, o espaço para as pernas é esperado menor que as apertadas 35,3 polegadas do bZ4X. Desse ponto em diante, no entanto, ele poderia facilmente ser confundido com o bZ4X.
O volante de pequeno diâmetro se estende até um painel de instrumentos recuado perto da base do para-brisa. Felizmente, as mudanças no bZ4X também se aplicam aqui, então quando você inclina ou telescopia o volante, ele não move o pequeno painel. Iconografia mais brilhante e um novo design fazem com que pareça maior do que o que está no bZ4X atual, mas os representantes da Toyota nos disseram que era do mesmo tamanho. A visão externa continuou sendo uma prioridade, então tanto ele quanto a tela sensível ao toque padrão de 14,0 polegadas ficam sob o capô, deixando a linha de visão do motorista desimpedida. A interface da tela sensível ao toque parece ser a unidade projetada na América do Norte e usada na maioria dos modelos intermediários mais novos da Toyota e em quase todos os modelos Lexus. Ela incorpora os controles de HVAC, mas há mostradores de clima e um botão de volume para o sistema multimídia. A Toyota diz que o C-HR+ terá dois carregadores de smartphone sem fio e portas USB traseiras. Um console flutuante contém um câmbio circular e botões esparsos de modo de direção, dando ao interior uma aparência limpa e organizada.

Dois tamanhos de bateria para o C-HR+
O C-HR+ vem com um conjunto de baterias de 57,7 kWh (bruto) com uma configuração de motor único de tração dianteira (123 kW) ou um conjunto de baterias de 77 kWh (bruto) com tração dianteira (165 kW) ou tração nas quatro rodas de motor duplo (252 kW) . A Toyota não revelou a fonte das células do conjunto de baterias.
A Toyota diz que os motores neste sistema BEV de segunda geração são projetados para entrega de potência mais direta, e a versão AWD será capaz de um tempo estimado de 0-62 mph de 5,2 segundos. A Toyota promete maior rigidez da carroceria e agilidade em relação aos outros C-HRs.
“É o crossover mais emocionante e dinâmico que já trouxemos ao mercado europeu”, comemorou Nakata.
A Toyota estimou um alcance de 373 milhas no generoso ciclo WLPT europeu. Ele vem com uma bomba de calor para o controle climático, bancos dianteiros aquecidos e volante aquecido. Ele pode ser pré-condicionado para otimizar a potência de carregamento, e o sistema de navegação tem roteamento EV e estações de carregamento. Um carregador de bordo de 11 kw vem como padrão , enquanto um carregador de bordo de 22 kw é opcional e promete cortar os tempos de carregamento rápido DC que têm uma taxa máxima de 150 kw.
A Toyota garante que a bateria manterá pelo menos 70% da capacidade na primeira década de vida do veículo elétrico, e a garantia cobre oito anos ou quase 160.000 quilômetros (100.000 milhas), enquanto a bateria de alta voltagem é coberta por 10 anos ou 1 milhão de quilômetros (621.371 milhas).
O CH-R+ estará à venda em mercados europeus selecionados no final de 2025, com lançamento completo em 2026. Embora o modelo a gasolina tenha sido descontinuado nos EUA em 2022, o C-HR+ pode ser lançado na América do Norte em 2026 como modelo do ano 2026 ou 2027.

Toyota planeja Urban Cruiser para a Europa, por enquanto
O Urban Cruiser evolui do Urban SUV Concept que a Toyota mostrou no final de 2023. É um veículo do segmento B (subcompacto) com proporções atarracadas e revestimento emborrachado o suficiente para fazer a Subaru corar. Parece mais americano do que o C-HR+ mais europeu. Com uma distância entre eixos de 106,3 polegadas, o interior é apenas um pouco menor do que a cabine do C-HR+, mas é mais quadrado e alto. A Toyota diz que é um pouco maior do que o híbrido Yaris Cross, então é do tamanho do Corolla Cross para o público americano.
Ele pode ser adquirido com um pacote de bateria de íons de lítio de fosfato de 49 kWh e tração dianteira avaliada em 106 kW (142 hp), ou um pacote de 61 kWh com um único motor dianteiro avaliado em 128 kW (172 hp) ou uma configuração de tração nas quatro rodas com dois motores avaliada em 135 kW (181 hp). O alcance do WLTP atinge o pico em cerca de 250 milhas para o pacote maior e tração dianteira.
O interior espaçoso otimiza o espaço com um console flutuante mais fino, saídas de ar quadradas que imitam o design externo, um volante de fundo plano e um painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas ao lado de uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas integrada sob um painel de vidro. Parece mais coeso do que o painel rebaixado do C-HR+ e do bZ4X.
A Toyota planeja lançar o Urban Cruiser na Europa até o final de 2025.