Toyota busca robôs para classificar baterias de veículos elétricos para reutilização, com empréstimo federal

por Green Car Reports

A Toyota deve receber US$ 4,5 milhões em financiamento federal para pesquisas sobre automação da desmontagem e reconstrução de baterias de veículos elétricos usados ​​para eventual reutilização.

O financiamento vem da Advanced Research Projects Agency-Energy (ARPA-E) do Departamento de Energia, sob o Catalyzing Innovative Research for Circular Use of Long-lived Advanced Rechargeables (CIRCULAR). Esse projeto visa ajudar a promover uma cadeia de suprimentos circular doméstica em torno de baterias EV, de acordo com a Toyota.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a circularidade nas cadeias de suprimentos enfatiza a reutilização e a reciclagem de materiais sempre que possível. Quando se trata de baterias de VE, a Toyota alega que o principal gargalo para a reutilização é um processo lento de desmontagem do conjunto de baterias e triagem de materiais, incluindo a classificação das células da bateria por grau de degradação.

Toyota bZ4x 2025
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Com este projeto de pesquisa, que será supervisionado pelo Toyota Research Institute of North America (TRINA) da montadora, a Toyota pretende criar um processo automatizado de desmontagem de pacotes , ferramentas de diagnóstico para classificar células e módulos recuperados e um processo de refabricação que transformará esses componentes em “novos sistemas de energia”.

A Toyota é uma das 13 beneficiárias do financiamento CIRCULAR, e uma das várias que buscam automatizar o processo. Outras incluem a Universidade do Colorado, que recebeu US$ 1,8 milhão para testar o uso de robôs humanoides e braços robóticos para desmontar baterias, e a BMW, que recebeu US$ 4,4 milhões para desenvolver uma bateria “projetada para desmontagem rápida e robótica” sem comprometer a integridade estrutural ou a densidade de energia.

Tirar as baterias para reutilização em usos de segunda vida  antes que elas precisem ser recicladas para materiais ajudará a reduzir a pegada de CO2 dos produtos e potencialmente cortar o custo ambiental e em dólares de tudo ao longo do caminho. Baterias de tudo, de Nissan Leafs a Porsche Taycans, já estão sendo enviadas para usos secundários.

Lexus RZ 2024
Lexus RZ 2024

A parceria da Toyota com a Redwood Materials também faz parte desse esforço. E resultou em um esforço coordenado para ajudar a reciclar baterias Prius por meio de recicladores automotivos — ferros-velhos ou pátios de salvamento — em todo o país.

A própria Redwood está recebendo um empréstimo massivo de US$ 2 bilhões do Departamento de Energia, fazendo com que esse esforço da Toyota pareça um trabalho administrativo um pouco pequeno — mas necessário. Se esse projeto tornar os futuros pacotes de baterias de EV mais fáceis de desmontar, ele pode beneficiar tanto a reutilização quanto a reciclagem.

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