Toyota atualiza bZ4X com mais potência e carregamento mais rápido

por Green Car Reports

Robert Duffer

O crossover elétrico Toyota bZ4X recebe sua primeira atualização significativa com pré-condicionamento de bateria, motores mais potentes e uma tela sensível ao toque maior. A Toyota anunciou as mudanças para o mercado europeu na terça-feira, mas muitas dessas mudanças devem ocorrer também no mercado norte-americano. 

Durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas na semana passada, a Toyota exibiu o bZ4X de médio porte, bem como dois novos crossovers elétricos, incluindo o crossover compacto Toyota C-HR+ no segmento C e o menor e mais quadrado Urban Cruiser para o segmento B. Os três crossovers elétricos compõem metade dos seis novos veículos elétricos lançados na Europa até o final de 2026. 

Um slide mostrando as silhuetas dos três veículos restantes sugere uma picape provavelmente uma Hilux EV; um crossover maior e mais luxuoso, que se acredita ser um Land Cruiser EV ; e um crossover menor, do tamanho do Urban Cruiser, mas com um perfil mais próximo de um hatchback. 

Cruzador urbano Toyota
Cruzador urbano Toyota

Segundo Robert Duffer, da Green Car reports, a apresentação do produto destacou o esforço da Toyota para atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2035 por meio de uma estratégia multienergética que inclui tecnologias híbridas, híbridas plug-in, elétricas a bateria e de células de combustível de hidrogênio . 

Os modestos aprimoramentos do bZ4X devem proporcionar maior apelo. Um pacote de bateria menor de 57,7 kWh será oferecido junto com um pacote de bateria de 73,1 kWh (capacidade bruta) que obtém um aumento na capacidade do pacote de 71,4 kWh atualmente vendido na Europa e em versões de motor único na América do Norte. Esse pacote usa células fornecidas em uma joint venture com a Panasonic como parte do Prime Planet Energy & Solutions (PPES) da Toyota. Em setembro passado, a LG Chem concordou em fornecer materiais de cátodo para a produção de baterias da Toyota. A Toyota não revelou o motivo da diferença na capacidade bruta. 

Na América do Norte, os modelos com tração integral e motor duplo usam células CATL em um pacote de 72,8 kWh. 

novo pacote de 57,7 kWh vem apenas com tração dianteira e um único motor avaliado em 123 kW (164 hp). Os modelos com o pacote de 73,1 kWh vêm com tração dianteira ou integral, mas os motores agora usam semicondutores de carboneto de silício que aumentam a potência de saída para 165 kW (221 hp) de 150 kW (201 hp) no motor dianteiro único ou 252 kW (338 hp) de 160 kW (214 hp) para a configuração de motor duplo. Ajustes na suspensão prometem reduzir os níveis de ruído e vibração. 

Os modelos com motor duplo agora podem rebocar o dobro da capacidade anterior, até 1.400 kg. 

A Toyota também lançou uma nova versão F Sport no Lexus RZ , e esse modelo mais esportivo terá motores de 221 cv nos eixos dianteiro e traseiro. 

Toyota bZ4X, C-HR+, Urban Cruiser, da esquerda para a direita
Toyota bZ4X, C-HR+, Urban Cruiser, da esquerda para a direita

A Toyota não revelou especificações mais detalhadas sobre o bZ4X atualizado. A autonomia estimada para o modelo de tração dianteira de 73,1 kWh é de 356 milhas no generoso ciclo WLTP europeu.

Mais significativamente, um carregador de bordo de 22 kW disponível nos modelos de topo deve reduzir significativamente o tempo de carregamento de aproximadamente nove horas com o carregador atual de 6,6 kW em uma tomada de 240 volts. A potência máxima para carregamento rápido DC permanece em 150 kW. O pré-condicionamento da bateria agora vem como padrão para otimizar a potência máxima de carregamento. 

A Toyota alega aerodinâmica melhorada devido a pequenas atualizações no painel frontal, mas mudanças maiores e bem-vindas acontecem no interior. Inclinar ou telescopar o volante de pequeno diâmetro não move mais o painel de instrumentos rebaixado perto da base do para-brisa. O painel parece mais brilhante, melhor organizado e maior, embora os representantes da Toyota tenham dito que não é maior. Uma tela sensível ao toque de 14,0 polegadas que parece idêntica à unidade principal projetada na América do Norte e usada em veículos Lexus e Toyota de primeira linha agora vem de fábrica. Navegar para estações de carregamento sugeridas e um planejador de rotas também vêm de fábrica, e essa funcionalidade foi disponibilizada para modelos bZ4X existentes na Europa por meio de uma atualização over-the-air. 

O bZ4X atualizado estará à venda na Europa neste outono. 

You may also like