Touron se junta a Rahal como engenheiro de corrida para a temporada de 2025 da IndyCar

por Racer

As chances de Graham Rahal retornar à pista da vitória aumentaram com a contratação de Yves Touron como engenheiro de corrida para o Honda nº 15 da Rahal Letterman Lanigan Racing.

Considerado um dos segredos mais bem guardados do paddock, Touron se junta à RLL depois de servir como diretor técnico da Juncos Holling Racing, e paradas anteriores incluem a antiga equipe KV Racing, Dreyer & Reinbold Racing e Carlin Motorsports. O francês também passou um tempo na IMSA em várias equipes, o que complementa as participações duplas da RLL na IndyCar e no WeatherTech SportsCar Championship.

Com Rahal ansioso para encerrar uma sequência sem vitórias que começou em junho de 2017 em Detroit, sua dupla com Touron tem grande potencial para levar o veterano adiante na classificação do campeonato.

“Eu realmente gosto de um novo desafio”, disse Touron à RACER ao corespondente Marshall Pruett. “Conheço algumas pessoas aqui na Rahal, então tenho mantido contato com elas. Na Juncos, eu era diretor técnico, mas senti que a vaga e a oportunidade de me juntar à Rahal como engenheiro de corrida eram emocionantes. É por isso que aceitei essa posição, e trabalhar com Graham vai ser legal. Ser engenheiro de corrida ou diretor técnico, para mim, ainda é técnico. Sempre estive envolvido no desenvolvimento, e isso o torna interessante para mim.”

Rahal está saindo de uma temporada de 2024 durante a qual ele passou por uma mudança de engenharia de corrida no meio do ano para o promissor, mas inexperiente estreante Ashley Higham, e terminou em 18º no campeonato. Higham, que foi elogiado por Rahal por como ele lidou com o passo para a função de engenharia de alto nível após o início da temporada, mudou-se para o Honda No. 30 com Devlin DeFrancesco.

Para Rahal, cuja carreira de piloto na IndyCar deve chegar ao fim nos próximos anos, a contratação de Touron demonstra uma abordagem de vencer agora adotada pela equipe que ele pode liderar em um futuro próximo.

“Eu estava realmente interessado em trabalhar com Graham; ele é um dos melhores pilotos e está nas corridas há muito tempo, e estou realmente ansioso por isso”, disse Touron. “Gosto de trabalhar com um piloto experiente; trabalhar com alguém como Oriol Servia foi assim. Esses pilotos muito experientes são muito bons.”

A Touron chega à RLL em um momento importante. Tendo passado por constantes mudanças em seu departamento de engenharia, trazer um veterano comprovado cujas habilidades de nível de diretor técnico se estendem a todas as áreas de desempenho veicular preenche um vazio reconhecido. A equipe transferiu o colega veterano em engenharia e vencedor da Indy 500, Todd Malloy, de seu programa de fábrica BMW IMSA GTP na temporada passada para atuar como seu diretor técnico da IndyCar, e com a Touron na mistura como um novo aliado, a RLL reforça seu corpo de engenharia de maneiras que devem ajudar a elevar todo o esforço.

“Olhando para o que a equipe construiu aqui de uma perspectiva externa, e entrando nessa parte da equipe, eu sou como a criança na loja de doces”, disse Touron. “Há muitas oportunidades, muito desenvolvimento. É uma equipe maior do que estou acostumado, então, com certeza, vai demorar um pouco para me acostumar com esse tipo de ambiente, mas é algo em que estou muito feliz em entrar. O foco principal para mim é fazer o bem com Graham, e levá-lo lá em cima, fazer o nosso melhor e ter sucesso.”

You may also like