Todos os olhos em Newgarden na rodada dupla de Iowa

por Indycar

Por Curt Cavin

O domínio de Josef Newgarden nas corridas ovais da NTT INDYCAR SERIES nos últimos anos é real. Ele venceu seis das últimas sete corridas, nove das últimas 12 e 10 das últimas 16.

Mas aqui está algo ainda mais profundo: Newgarden tem 14 vitórias em ovais desde que se juntou à Team Penske para a temporada de 2017. O resto dos pilotos ativos? Espere por isso.

Quatorze no total.

Scott Dixon venceu cinco pela Chip Ganassi Racing, Will Power cinco pela Team Penske.

Pato O’Ward venceu duas vezes pela Arrow McLaren. Alexander Rossi venceu a corrida de 2018 em Pocono Raceway pela Andretti Global, e Marcus Ericsson venceu a Indianapolis 500 de 2022 apresentada pela Gainbridge pela Chip Ganassi Racing. É isso.

Newgarden tem vencido corridas ovais aparentemente em todos os lugares. Nesse período, ele venceu cinco vezes no Iowa Speedway, o local do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend deste fim de semana. Ele venceu no Phoenix International Raceway (2018) e três vezes no Texas Motor Speedway (2019, 2022 e 2023) e no World Wide Technology Raceway (2020, 2021 e 2022).

E, claro, ele venceu as duas últimas “500s” no Indianapolis Motor Speedway.

Exatamente metade das 30 vitórias de Newgarden na carreira aconteceram em pistas ovais, um equilíbrio de circuito comparável ao de Dixon. O seis vezes campeão da série tem 22 vitórias ovais entre as 58 no geral em sua carreira (38 por cento).

Power é o único outro piloto no grid de 27 carros deste fim de semana com mais de três vitórias ovais – ele tem nove. Ed Carpenter tem três, enquanto Graham Rahal, Alexander Rossi e Pato O’Ward têm dois cada, e Ericsson tem um.

O líder do campeonato, Alex Palou, é gritante por omissão e não tem nenhuma vitória em pista oval em sua carreira. O espanhol acredita que provavelmente precisará marcar pelo menos uma para capturar seu segundo título consecutivo da série e o terceiro campeonato nos últimos quatro anos. O tempo dirá. Ele entra na rodada dupla deste fim de semana com quase uma liderança de corrida completa sobre Power, seu concorrente mais próximo. Restam oito corridas.

Newgarden literalmente lidera o caminho

Newgarden não apenas lidera todos os pilotos em vitórias no Iowa Speedway, como também está ultrapassando o atual grupo em voltas lideradas.

Experimente isso para ver o tamanho: o total da carreira de Newgarden no oval de .875 milhas é de 1.847 voltas lideradas. O segundo maior total entre os pilotos ativos é Power, com 383.

Dixon liderou 131 voltas em Iowa e é o único outro piloto neste grid com pelo menos 100. O’Ward liderou 97, Rahal 32. Carpenter 18. Palou liderou apenas uma volta, isso na primeira corrida do ano passado, quando terminou em oitavo.

Newgarden entra nesta rodada dupla 143 pontos atrás da liderança da série em busca de um terceiro campeonato da temporada. Com Palou, o líder de pontos que pilota o No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda, tendo uma média de chegada de 9,2 nesta pista, esta é a oportunidade de ouro para o piloto do No. 2 Hitachi Astemo Team Penske Chevrolet fazer feno.

Dixon, Poder em Iowa

Dixon e Power tiveram mais do que sua cota de sucesso no Iowa Speedway; isso só não se converteu em vitórias.

Por mais difícil que seja acreditar, nenhum dos dois venceu uma corrida na pista a leste de Des Moines. Isso é um total de 37 largadas (19 para Dixon, 18 para Power).

Enquanto isso, Power conquistou um recorde de sete poles, e Dixon adicionou mais duas. Como observado acima, eles se combinaram para liderar 514 voltas e terminaram entre os três primeiros da corrida nove vezes. Um ou outro terminou no pódio em seis das últimas sete corridas.

Dixon não tem sido tão forte em Iowa nas últimas corridas. Seu último pódio foi em 2020, e ele liderou apenas seis voltas desde 2014.

Power ocupa o segundo lugar na classificação (-48) no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet, Dixon está em quarto (-71) no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.

Novas Variáveis ​​Este Fim de Semana

Embora o piloto a ser batido seja óbvio, as variáveis ​​na pista não são.

Esta será a primeira corrida oval onde a nova tecnologia híbrida da INDYCAR estará disponível para equipes e pilotos. O sistema de recuperação de energia passou no teste inicial com louvor na semana passada no Mid-Ohio Sports Car Course, com 26 dos 27 carros correndo na chegada. Será fascinante assistir como os pilotos o usam nas pistas ovais.

O Iowa Speedway teve uma repavimentação parcial desde a última vez que a NTT INDYCAR SERIES correu lá. O novo asfalto começa na entrada da curva em ambas as extremidades do oval, continua pela curva e termina na saída. A linha interna é onde o novo asfalto está, então espere que boa parte da corrida seja lá. Para ajudar a segunda faixa, haverá um treino especial na sexta-feira.

A Firestone está trazendo um composto de pneu diferente do usado no teste recente. Além disso, a INDYCAR reduziu o downforce na asa traseira em cerca de 10 por cento.

Tudo isso se soma para apresentar um desafio diferente aos concorrentes.

Construindo as pistas

A programação na pista do fim de semana começa com o grid dividido em dois grupos para 15 minutos de corrida para construir uma segunda faixa nas curvas. Essa sessão começa às 3:45 pm ET e será seguida pelo único treino completo do evento – que durará 90 minutos – às 4:30 pm ET.

A ação de sábado começa com a qualificação para ambas as corridas às 15h45, horário do leste dos EUA, seguida pela cobertura ao vivo da Hy-Vee Homefront 250 apresentada pela Instacart às 20h (NBC, Peacock, INDYCAR Radio Network).

No domingo, a NBC, a Peacock e a INDYCAR Radio Network começarão a cobertura do Hy-Vee One Step 250 apresentado pela Gatorade ao meio-dia, horário do leste dos EUA (NBC, Peacock, INDYCAR Radio Network).

Desafio de Pit Stop de sexta-feira

Seis pilotos da NTT INDYCAR SERIES e suas equipes tentarão vencer o Pit Stop Challenge de US$ 50.000 na pista na sexta-feira.

O evento será realizado no pit lane às 20h30 (horário do leste dos EUA).

A primeira rodada conta com os seguintes pares:

  • Will Power (No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet) vs. Sting Ray Robb (No. 41 Goodheart Vet/Pray.com Chevrolet da AJ Foyt Enterprises)
  • Christian Lundgaard (No. 45 Hy-Vee Honda da Rahal Letterman Lanigan Racing) vs. Jack Harvey (No. 18 Dale Coyne Racing Honda)
  • O novato Nolan Siegel (nº 6 Arrow McLaren Chevrolet) vs. David Malukas (nº 66 AutoNation/Arctic Wolf Honda da Meyer Shank Racing)

O vencedor com o tempo mais rápido avançará para as finais, com os outros dois vencedores da rodada se encontrando nas semifinais. A rodada final será uma melhor de três com raias alternadas usadas.

You may also like