Por Stephen Kilbey
A equipe Aston Martin THOR nomeou os dois primeiros pilotos para seu programa FIA World Endurance Championship Hypercar de 2025 com o Valkyrie AMR-LMH, com o britânico Harry Tincknell e o espanhol Alex Riberas prontos para lutar pelo campeonato mundial e pelas honras de Le Mans com a marca britânica.
Tincknell, que passou 2024 correndo no FIA WEC com a Proton Competition e na IMSA com a Ford Performance, retorna à Aston Martin após quatro anos afastado. Sua última aparição pela AMR foi em 2020, quando venceu a classe LMGTE Pro nas 24 Horas de Le Mans em um Aston Martin Racing Vantage GTE.
“É uma honra absoluta retornar à Aston Martin para o programa Valkyrie”, disse Tincknell, que dirigirá o Valkyrie nº 007. “Acredito que o carro será um favorito dos fãs com sua aparência incrível e o som incrível do motor V12. Foi emocionante fazer parte dos testes de desenvolvimento inicial, e o DNA do carro parece forte. Estou muito orgulhoso do trabalho duro que todos fizeram até agora enquanto construímos em direção à primeira corrida.
“A Aston Martin tem uma história incrível em corridas de carros esportivos e este é realmente um momento de ‘beliscar-me’. Claro, tenho ótimas lembranças de Le Mans em 2020, e o objetivo é repetir esse feito com Valkyrie. É um sonho que se tornou realidade.”
Riberas, enquanto isso, entra no programa após uma longa associação com a equipe The Heart of Racing na competição GT. Ele fará parte da escalação no No. 009.
A graduação do espanhol para a classe alta do WEC acontece após uma temporada brilhante com a equipe dos EUA, na qual ele conquistou vitórias tanto no WEC na categoria LMGT3 quanto na categoria GTD Pro da IMSA.
“É uma grande honra ser escolhido como piloto para um projeto tão emocionante”, disse Riberas. “Faço parte do The Heart of Racing há 10 anos e poder continuar minha jornada com eles, agora no auge das corridas de resistência, é simplesmente um sonho que se tornou realidade.
“Além disso, ter a oportunidade de representar uma marca tão icônica como a Aston Martin, que tem uma história tão notável tanto em corridas de carros esportivos quanto em Le Mans, é algo que guardarei com carinho pelo resto da minha vida.
“O Aston Martin Valkyrie é o carro mais espetacular que já dirigi e tem um som incrível, então poder compartilhá-lo com os fãs do automobilismo em todo o mundo é algo que estou muito ansioso para fazer.”
O diretor da equipe Aston Martin THOR, Ian James, acrescentou: “Ambos os pilotos demonstraram uma mistura relevante de paciência, velocidade e dedicação à equipe durante a fase de testes do programa Aston Martin Valkyrie e ganharam o direito ao assento de corrida em 2025.
“Estamos todos muito animados para a próxima temporada, principalmente devido a todo o trabalho duro que foi feito até agora. Ainda há um longo caminho pela frente, e acho que falo por todos nós quando digo que mal podemos esperar para correr com este carro incrível. É uma honra especial comandar uma equipe com esta marca icônica e poder levar as asas da Aston Martin de volta para onde elas pertencem, no auge das corridas de resistência.”
O restante das escalações da Aston Martin THOR Team para o WEC e IMSA de 2025 serão reveladas em breve.
Fonte: Racer.com