
Enganosamente diminutos, os carros Tiga Group C e IMSA GTP eram incrivelmente rápidos; em 1985, Gordon Spice e Ray Bellm venceram o campeonato inaugural do Grupo C2 com um exemplar com motor de quatro cilindros. Para ampliar o mercado para os carros, o fundador da empresa e designer chefe Howden Ganley criou um Tiga totalmente maior para a temporada de 1986.
Foi apelidado de GC286 ou GT286, dependendo se foi construído para as especificações do Grupo C2 ou IMSA Lights. O novo Tiga de 1986 foi construído em torno de um chassi monocoque de alumínio tipo colmeia particularmente forte. Com o objetivo de maximizar o tamanho dos túneis de efeito solo, a suspensão era interna na frente e atrás. Uma escolha de motores estava disponível com o Cosworth DFL V8 e o Buick V6, as escolhas mais populares para uso do Grupo C2 ou IMSA Light, respectivamente. Acoplado a uma caixa de câmbio Hewland de cinco marchas, a maioria dos motores poderia ser usada como membros semi-tensionados do chassi.

O 1986 foi revestido com uma carroceria composta de fibra de carbono simples. Ironicamente, um dos maiores rivais do novo Tiga era outro carro novo, construído pelo ex-piloto do Tiga Gordon Spice. Construído com um padrão mais alto, o GC286/GT286 Tiga era mais caro do que o Spice comparável. No entanto, dez carros foram vendidos e entregues em 1986.
Diante das equipes Spice e Ecurie Ecosse, o Tigas de gestão privada lutou no Grupo C2. Nos Estados Unidos, os carros foram mais bem-sucedidos com um total de quatro vitórias. Para 1987, Ganley modificou os detalhes do design existente e mais cinco carros foram construídos. Uma única vitória no Grupo C2 foi marcada, enquanto o Tigas também lutou na American IMSA Series.
Houve mais sucesso em 1988, quando a Essex Racing entrou em campo, o Tiga com motor Buick venceu o IMSA Lights Championship. Naquela época, Ganley já havia vendido a empresa. Sem sua força motriz, o pequeno fabricante lutou e fechou a loja em dois anos.
Recentemente, o nome Tiga foi desempolvado com um plano de retornar a Le Mans.

Motor | |
Configuração | Ford Cosworth DFL 90º V8 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Peso | 145 quilos / 319,7 libras |
Construção | bloco e cabeça de liga de alumínio |
Deslocamento | 3.223 cc / 196,7 pol³ |
Furo / Curso | 90,0 mm (3,5 pol.) / 64,8 mm (2,6 pol.) |
Trem de válvulas | 4 válvulas / cilindro, DOHC |
Alimentação de combustível | Injeção de combustível |
Lubrificação | Cárter seco |
Alimentação | Aspirado naturalmente |
Potencia | 465 cv / 347 kW a 8.500 rpm |
Torque | 420 Nm / 310 ft lbs a 7.250 rpm |
BHP/Litro | 144 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque de alumínio com motor totalmente tensionado |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais e amortecedores acionados por haste de pressão, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços duplos, molas helicoidais acionadas por balancim sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | discos ventilados |
Câmbio | Hewland 5 velocidades Manual |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 850 quilos / 1.874 libras |
Números de desempenho | |
Potência | 0,55 cv/kg |